Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3113
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Sampaio, Tatiana Guimarães | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6755444177214788 | pt_BR |
dc.creator | Silva, Simone Maria da Costa Gondim | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2411768753438902 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-11-24T14:11:54Z | - |
dc.date.available | 2022-12-01 | - |
dc.date.available | 2022-11-24T14:11:54Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-10 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3113 | - |
dc.description.abstract | This article aims to analyze the possible contributions of the family's influence with the school institution and the reflexes that the BNCC brings to this relationship in the child's development and learning, since it is believed that the family plays a fundamental role together with the school in the child's educational process. For this, the methodology was based on a bibliographic survey through books by renowned authors of the subject such as Vygotsky (1998); Parolin (2003, 2007); Piaget (2007), which address the context of family and school in Early Childhood Education and an analysis of the main documents of Basic Education, especially the BNCC. Thus, it was concluded that it is necessary to monitor the family in the progress and development of the child, as well as the school needs to take into account the various concepts of family and also the different way of learning from each child, highlighting the processes of socialization and cultural diversity. Therefore, the family together with the school plays an important role in the children's lives, in order to contribute to the process of development and learning of the same. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo tem por objetivo analisar as possíveis contribuições da influência da família com a instituição escolar e os reflexos que a BNCC traz para essa relação no desenvolvimento e aprendizagem da criança, uma vez que se acredita que a família exerce um papel fundamental juntamente com a escola no processo educacional da criança. Para isso, a metodologia foi baseada em um levantamento bibliográfico por meio de livros de autores renomados do assunto como Vygotsky (1998); Parolin (2003, 2007); Piaget (2007), que abordam o contexto da família e escola na Educação Infantil e uma análise aos principais documentos da Educação Básica, principalmente a BNCC. Sendo assim, concluiu-se que é necessário o acompanhamento da família no progresso e no desenvolvimento da criança, bem como a escola precisa levar em consideração os diversos conceitos de família e, também, a maneira diferente de aprender de cada criança, destacando os processos de socialização e diversidade cultural. Portanto, a família juntamente com a escola exerce um papel importante na vida das crianças, de forma a contribuir com o processo de desenvolvimento e aprendizagem da mesma. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Simone Maria da Costa Gondim Silva (2018201221351005@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-24T13:29:55Z No. of bitstreams: 1 tcc_Simone Maria da Costa Gondim Silva.pdf: 909017 bytes, checksum: be458c6ba4a726eb023e44d8d637221f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-24T14:11:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tcc_Simone Maria da Costa Gondim Silva.pdf: 909017 bytes, checksum: be458c6ba4a726eb023e44d8d637221f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-24T14:11:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tcc_Simone Maria da Costa Gondim Silva.pdf: 909017 bytes, checksum: be458c6ba4a726eb023e44d8d637221f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-11-24T14:11:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tcc_Simone Maria da Costa Gondim Silva.pdf: 909017 bytes, checksum: be458c6ba4a726eb023e44d8d637221f (MD5) Previous issue date: 2022-11-10 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Urutaí | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Família | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Influência | pt_BR |
dc.subject | BNCC | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | A INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA COM A INSTITUIÇÃO ESCOLAR: REFLEXÕES DA BNCC PARA O DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_Simone Maria da Costa Gondim Silva.pdf | 887,71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.