Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3113
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Sampaio, Tatiana Guimarães-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6755444177214788pt_BR
dc.creatorSilva, Simone Maria da Costa Gondim-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2411768753438902pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-24T14:11:54Z-
dc.date.available2022-12-01-
dc.date.available2022-11-24T14:11:54Z-
dc.date.issued2022-11-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3113-
dc.description.abstractThis article aims to analyze the possible contributions of the family's influence with the school institution and the reflexes that the BNCC brings to this relationship in the child's development and learning, since it is believed that the family plays a fundamental role together with the school in the child's educational process. For this, the methodology was based on a bibliographic survey through books by renowned authors of the subject such as Vygotsky (1998); Parolin (2003, 2007); Piaget (2007), which address the context of family and school in Early Childhood Education and an analysis of the main documents of Basic Education, especially the BNCC. Thus, it was concluded that it is necessary to monitor the family in the progress and development of the child, as well as the school needs to take into account the various concepts of family and also the different way of learning from each child, highlighting the processes of socialization and cultural diversity. Therefore, the family together with the school plays an important role in the children's lives, in order to contribute to the process of development and learning of the same.pt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem por objetivo analisar as possíveis contribuições da influência da família com a instituição escolar e os reflexos que a BNCC traz para essa relação no desenvolvimento e aprendizagem da criança, uma vez que se acredita que a família exerce um papel fundamental juntamente com a escola no processo educacional da criança. Para isso, a metodologia foi baseada em um levantamento bibliográfico por meio de livros de autores renomados do assunto como Vygotsky (1998); Parolin (2003, 2007); Piaget (2007), que abordam o contexto da família e escola na Educação Infantil e uma análise aos principais documentos da Educação Básica, principalmente a BNCC. Sendo assim, concluiu-se que é necessário o acompanhamento da família no progresso e no desenvolvimento da criança, bem como a escola precisa levar em consideração os diversos conceitos de família e, também, a maneira diferente de aprender de cada criança, destacando os processos de socialização e diversidade cultural. Portanto, a família juntamente com a escola exerce um papel importante na vida das crianças, de forma a contribuir com o processo de desenvolvimento e aprendizagem da mesma.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Simone Maria da Costa Gondim Silva (2018201221351005@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-24T13:29:55Z No. of bitstreams: 1 tcc_Simone Maria da Costa Gondim Silva.pdf: 909017 bytes, checksum: be458c6ba4a726eb023e44d8d637221f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-24T14:11:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tcc_Simone Maria da Costa Gondim Silva.pdf: 909017 bytes, checksum: be458c6ba4a726eb023e44d8d637221f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-24T14:11:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tcc_Simone Maria da Costa Gondim Silva.pdf: 909017 bytes, checksum: be458c6ba4a726eb023e44d8d637221f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-24T14:11:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tcc_Simone Maria da Costa Gondim Silva.pdf: 909017 bytes, checksum: be458c6ba4a726eb023e44d8d637221f (MD5) Previous issue date: 2022-11-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Urutaípt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectInfluênciapt_BR
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA COM A INSTITUIÇÃO ESCOLAR: REFLEXÕES DA BNCC PARA O DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Simone Maria da Costa Gondim Silva.pdf887,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.