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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: EDUCAÇÃO PARA SURDOS E O ENSINO DE LIBRAS PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(es): Cavalcanti, Karla Adriana
Primeiro Orientador: Sampaio, Tatiana
Resumo: O presente trabalho discorre sobre a educação para surdos e o ensino de Libras para alunos do Ensino Fundamental I. A relevância do tema vem de encontro com uma das demandas da educação do século XXI, pela qual torna-se cada vez mais urgente a inclusão dos estudantes com surdez na sociedade. O objetivo do estudo consiste em identificar os diversos elementos que compõe a educação de alunos e alunas surdas do Ensino Fundamental I, em especial o ensino de Libras, com ênfase para as metodologias utilizadas nesse processo de ensino-aprendizagem. Partindo desses pressupostos o questionamento que rege as reflexões da pesquisa é o seguinte: Quais são as metodologias no ensino de Libras voltadas à inclusão dos alunos surdos do Ensino Fundamental I? O estudante surdo é um sujeito de direito, complexo e inserido em uma condição de saúde que merece suas devidas atenções. Sua atuação do mundo não deve ser desconsiderada, pelo contrário, precisa ser valorizada cada vez mais, certo de que, a partir de uma educação libertadora e emancipatória, ele tem total capacidade de modificar a sua realidade enquanto sujeito ativo e sensível as problemáticas do mundo.
Abstract: The present work discusses education for the deaf and the teaching of Libras for Elementary School students. the inclusion of deaf students in society. The objective of the study is to identify the different elements that make up the education of deaf students in Elementary School I, especially the teaching of Libras, with emphasis on the methodologies used in this teaching-learning process. Based on these assumptions, the question that governs the research reflections is the following: What are the methodologies in the teaching of Libras aimed at the inclusion of deaf students in Elementary School I? The deaf student is a subject of law, complex and inserted in a health condition that deserves its due attention. His performance in the world should not be disregarded, on the contrary, it needs to be valued more and more, certain that, from a liberating and emancipatory education, he has full capacity to modify his reality as an active and sensitive subject to the problems of the world.
Palavras-chave: Educação
Surdez
Estudantes surdos
Inclusão
Education
Deafness
Deaf students
Inclusion
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Urutaí
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3102
Data do documento: 20-Nov-2022
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