Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3102
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Sampaio, Tatiana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6755444177214788pt_BR
dc.creatorCavalcanti, Karla Adriana-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4159335648831901pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-23T15:03:36Z-
dc.date.available2022-11-23-
dc.date.available2022-11-23T15:03:36Z-
dc.date.issued2022-11-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3102-
dc.description.abstractThe present work discusses education for the deaf and the teaching of Libras for Elementary School students. the inclusion of deaf students in society. The objective of the study is to identify the different elements that make up the education of deaf students in Elementary School I, especially the teaching of Libras, with emphasis on the methodologies used in this teaching-learning process. Based on these assumptions, the question that governs the research reflections is the following: What are the methodologies in the teaching of Libras aimed at the inclusion of deaf students in Elementary School I? The deaf student is a subject of law, complex and inserted in a health condition that deserves its due attention. His performance in the world should not be disregarded, on the contrary, it needs to be valued more and more, certain that, from a liberating and emancipatory education, he has full capacity to modify his reality as an active and sensitive subject to the problems of the world.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho discorre sobre a educação para surdos e o ensino de Libras para alunos do Ensino Fundamental I. A relevância do tema vem de encontro com uma das demandas da educação do século XXI, pela qual torna-se cada vez mais urgente a inclusão dos estudantes com surdez na sociedade. O objetivo do estudo consiste em identificar os diversos elementos que compõe a educação de alunos e alunas surdas do Ensino Fundamental I, em especial o ensino de Libras, com ênfase para as metodologias utilizadas nesse processo de ensino-aprendizagem. Partindo desses pressupostos o questionamento que rege as reflexões da pesquisa é o seguinte: Quais são as metodologias no ensino de Libras voltadas à inclusão dos alunos surdos do Ensino Fundamental I? O estudante surdo é um sujeito de direito, complexo e inserido em uma condição de saúde que merece suas devidas atenções. Sua atuação do mundo não deve ser desconsiderada, pelo contrário, precisa ser valorizada cada vez mais, certo de que, a partir de uma educação libertadora e emancipatória, ele tem total capacidade de modificar a sua realidade enquanto sujeito ativo e sensível as problemáticas do mundo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Karla Adriana Estrela Cavalcanti Carneiro (karla.adriana@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-11-23T14:28:21Z No. of bitstreams: 1 tcc_Karla Adriana Estrela Cavalcanti.pdf: 689285 bytes, checksum: 178bcf82f1b9fdd11fae1a6f6324f440 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-23T15:02:54Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tcc_Karla Adriana Estrela Cavalcanti.pdf: 689285 bytes, checksum: 178bcf82f1b9fdd11fae1a6f6324f440 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-23T15:03:15Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tcc_Karla Adriana Estrela Cavalcanti.pdf: 689285 bytes, checksum: 178bcf82f1b9fdd11fae1a6f6324f440 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-23T15:03:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tcc_Karla Adriana Estrela Cavalcanti.pdf: 689285 bytes, checksum: 178bcf82f1b9fdd11fae1a6f6324f440 (MD5) Previous issue date: 2022-11-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Urutaípt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.subjectEstudantes surdospt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectDeafnesspt_BR
dc.subjectDeaf studentspt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleEDUCAÇÃO PARA SURDOS E O ENSINO DE LIBRAS PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Karla Adriana Estrela Cavalcanti.pdf673,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.