Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3099
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE): DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES EM SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS |
Autor(es): | Reis, Luciene Messias |
Primeiro Orientador: | Xavier, Priscila Branquinho |
Primeiro Coorientador: | Cunha, Andre Luiz Araujo |
Primeiro Membro da Banca: | Cunha, André Luiz Araújo |
Segundo Membro da Banca: | Jesus, Ana Cristina Gomes |
Resumo: | O presente artigo busca reflexões acerca das políticas de inclusão, e a realidade educacional no que se refere a prática dessas políticas, os paradigmas conceituais e as novas leis que foram criadas e vem sendo defendidas nas perspectivas nacionais e internacionais. Entre outros aspectos, discute inclusão no âmbito escolar trazendo para o contexto alunos que apresentam baixa visão ou cegueira, abordando as dificuldades e expectativas desses alunos no ensino da matemática e os desafios dos professores. Traz reflexões sobre a necessidade de entender o que realmente é a inclusão e como a escola pode ser um espaço para a expressão das diversidades. Consoante ao estudo observa-se que as leis de inclusão tiveram grandes avanços, no entanto, na prática está longe de ser efetiva, partindo do pressuposto que a inclusão deve ser constituída por todos. No que tange a inclusão escolar é preciso um grande esforço, pois essa precisa de reestruturação das escolas e dos profissionais. |
Abstract: | This article seeks reflections on inclusion policies, taking into account the educational reality regarding the practice of these policies, the conceptual paradigms and the new laws that were created and have been defended from a national and international perspective. Among other aspects, it discusses inclusion in the school environment, bringing into the context students who have low vision or blindness, addressing the difficulties and expectations of these students in the teaching of mathematics and the challenges of teachers. It brings reflections on the need to understand what inclusion really is and that the school is a space for the expression of diversities. |
Palavras-chave: | Educação Especial Inclusão Atendimento Educacional Especializado Educação Regular |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Hidrolândia |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3099 |
Data do documento: | 14-Out-2022 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcae_Luciene Messias dos Reis.pdf | Termo de Ciência | 833,54 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Ata de defesa_Luciene Messias dos Reis.pdf | Ata de Defesa | 258,93 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
tcc_Luciene Messias dos Reis.pdf | TCC /Artigo | 184,43 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.