Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3099
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE): DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES EM SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS
Autor(es): Reis, Luciene Messias
Primeiro Orientador: Xavier, Priscila Branquinho
Primeiro Coorientador: Cunha, Andre Luiz Araujo
Primeiro Membro da Banca: Cunha, André Luiz Araújo
Segundo Membro da Banca: Jesus, Ana Cristina Gomes
Resumo: O presente artigo busca reflexões acerca das políticas de inclusão, e a realidade educacional no que se refere a prática dessas políticas, os paradigmas conceituais e as novas leis que foram criadas e vem sendo defendidas nas perspectivas nacionais e internacionais. Entre outros aspectos, discute inclusão no âmbito escolar trazendo para o contexto alunos que apresentam baixa visão ou cegueira, abordando as dificuldades e expectativas desses alunos no ensino da matemática e os desafios dos professores. Traz reflexões sobre a necessidade de entender o que realmente é a inclusão e como a escola pode ser um espaço para a expressão das diversidades. Consoante ao estudo observa-se que as leis de inclusão tiveram grandes avanços, no entanto, na prática está longe de ser efetiva, partindo do pressuposto que a inclusão deve ser constituída por todos. No que tange a inclusão escolar é preciso um grande esforço, pois essa precisa de reestruturação das escolas e dos profissionais.
Abstract: This article seeks reflections on inclusion policies, taking into account the educational reality regarding the practice of these policies, the conceptual paradigms and the new laws that were created and have been defended from a national and international perspective. Among other aspects, it discusses inclusion in the school environment, bringing into the context students who have low vision or blindness, addressing the difficulties and expectations of these students in the teaching of mathematics and the challenges of teachers. It brings reflections on the need to understand what inclusion really is and that the school is a space for the expression of diversities.
Palavras-chave: Educação Especial
Inclusão
Atendimento Educacional Especializado
Educação Regular
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Hidrolândia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3099
Data do documento: 14-Out-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcae_Luciene Messias dos Reis.pdfTermo de Ciência833,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ata de defesa_Luciene Messias dos Reis.pdfAta de Defesa258,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
tcc_Luciene Messias dos Reis.pdfTCC /Artigo184,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.