Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3099
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE): DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES EM SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS
metadata.dc.creator: Reis, Luciene Messias
metadata.dc.contributor.advisor1: Xavier, Priscila Branquinho
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Cunha, Andre Luiz Araujo
metadata.dc.contributor.referee1: Cunha, André Luiz Araújo
metadata.dc.contributor.referee2: Jesus, Ana Cristina Gomes
metadata.dc.description.resumo: O presente artigo busca reflexões acerca das políticas de inclusão, e a realidade educacional no que se refere a prática dessas políticas, os paradigmas conceituais e as novas leis que foram criadas e vem sendo defendidas nas perspectivas nacionais e internacionais. Entre outros aspectos, discute inclusão no âmbito escolar trazendo para o contexto alunos que apresentam baixa visão ou cegueira, abordando as dificuldades e expectativas desses alunos no ensino da matemática e os desafios dos professores. Traz reflexões sobre a necessidade de entender o que realmente é a inclusão e como a escola pode ser um espaço para a expressão das diversidades. Consoante ao estudo observa-se que as leis de inclusão tiveram grandes avanços, no entanto, na prática está longe de ser efetiva, partindo do pressuposto que a inclusão deve ser constituída por todos. No que tange a inclusão escolar é preciso um grande esforço, pois essa precisa de reestruturação das escolas e dos profissionais.
Abstract: This article seeks reflections on inclusion policies, taking into account the educational reality regarding the practice of these policies, the conceptual paradigms and the new laws that were created and have been defended from a national and international perspective. Among other aspects, it discusses inclusion in the school environment, bringing into the context students who have low vision or blindness, addressing the difficulties and expectations of these students in the teaching of mathematics and the challenges of teachers. It brings reflections on the need to understand what inclusion really is and that the school is a space for the expression of diversities.
Keywords: Educação Especial
Inclusão
Atendimento Educacional Especializado
Educação Regular
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Hidrolândia
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3099
Issue Date: 14-Oct-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcae_Luciene Messias dos Reis.pdfTermo de Ciência833,54 kBAdobe PDFView/Open
Ata de defesa_Luciene Messias dos Reis.pdfAta de Defesa258,93 kBAdobe PDFView/Open
tcc_Luciene Messias dos Reis.pdfTCC /Artigo184,43 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.