Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3099
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Xavier, Priscila Branquinho | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7580686553219283 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Cunha, Andre Luiz Araujo | - |
dc.contributor.referee1 | Cunha, André Luiz Araújo | - |
dc.contributor.referee2 | Jesus, Ana Cristina Gomes | - |
dc.creator | Reis, Luciene Messias | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7518858502015618 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-11-23T13:01:10Z | - |
dc.date.available | 2022-11-23 | - |
dc.date.available | 2022-11-23T13:01:10Z | - |
dc.date.issued | 2022-10-14 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3099 | - |
dc.description.abstract | This article seeks reflections on inclusion policies, taking into account the educational reality regarding the practice of these policies, the conceptual paradigms and the new laws that were created and have been defended from a national and international perspective. Among other aspects, it discusses inclusion in the school environment, bringing into the context students who have low vision or blindness, addressing the difficulties and expectations of these students in the teaching of mathematics and the challenges of teachers. It brings reflections on the need to understand what inclusion really is and that the school is a space for the expression of diversities. | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente artigo busca reflexões acerca das políticas de inclusão, e a realidade educacional no que se refere a prática dessas políticas, os paradigmas conceituais e as novas leis que foram criadas e vem sendo defendidas nas perspectivas nacionais e internacionais. Entre outros aspectos, discute inclusão no âmbito escolar trazendo para o contexto alunos que apresentam baixa visão ou cegueira, abordando as dificuldades e expectativas desses alunos no ensino da matemática e os desafios dos professores. Traz reflexões sobre a necessidade de entender o que realmente é a inclusão e como a escola pode ser um espaço para a expressão das diversidades. Consoante ao estudo observa-se que as leis de inclusão tiveram grandes avanços, no entanto, na prática está longe de ser efetiva, partindo do pressuposto que a inclusão deve ser constituída por todos. No que tange a inclusão escolar é preciso um grande esforço, pois essa precisa de reestruturação das escolas e dos profissionais. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Luciene Messias dos Reis (luciene.reis@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-11-23T12:04:42Z No. of bitstreams: 3 Termo ciencia Luciene.pdf: 853547 bytes, checksum: 43d87204cd7048f1c23cea083ba9c5cb (MD5) Anexo II - Ata de defesa de trabalho de curso - Luciene (1).pdf: 265144 bytes, checksum: 84a551c0182d85d29e1ae80b5875737e (MD5) Artigo Luciene - AEE - Formatado 03.11 (2).pdf: 188861 bytes, checksum: b17501b8f3ee38633f4d4687cbf89830 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-23T12:59:23Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Termo ciencia Luciene.pdf: 853547 bytes, checksum: 43d87204cd7048f1c23cea083ba9c5cb (MD5) Anexo II - Ata de defesa de trabalho de curso - Luciene (1).pdf: 265144 bytes, checksum: 84a551c0182d85d29e1ae80b5875737e (MD5) Artigo Luciene - AEE - Formatado 03.11 (2).pdf: 188861 bytes, checksum: b17501b8f3ee38633f4d4687cbf89830 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-23T12:59:36Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Termo ciencia Luciene.pdf: 853547 bytes, checksum: 43d87204cd7048f1c23cea083ba9c5cb (MD5) Anexo II - Ata de defesa de trabalho de curso - Luciene (1).pdf: 265144 bytes, checksum: 84a551c0182d85d29e1ae80b5875737e (MD5) Artigo Luciene - AEE - Formatado 03.11 (2).pdf: 188861 bytes, checksum: b17501b8f3ee38633f4d4687cbf89830 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-11-23T13:01:10Z (GMT). No. of bitstreams: 3 Termo ciencia Luciene.pdf: 853547 bytes, checksum: 43d87204cd7048f1c23cea083ba9c5cb (MD5) Anexo II - Ata de defesa de trabalho de curso - Luciene (1).pdf: 265144 bytes, checksum: 84a551c0182d85d29e1ae80b5875737e (MD5) Artigo Luciene - AEE - Formatado 03.11 (2).pdf: 188861 bytes, checksum: b17501b8f3ee38633f4d4687cbf89830 (MD5) Previous issue date: 2022-10-14 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Hidrolândia | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Especial | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Atendimento Educacional Especializado | pt_BR |
dc.subject | Educação Regular | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | pt_BR |
dc.title | ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE): DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES EM SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcae_Luciene Messias dos Reis.pdf | Termo de Ciência | 833,54 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Ata de defesa_Luciene Messias dos Reis.pdf | Ata de Defesa | 258,93 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
tcc_Luciene Messias dos Reis.pdf | TCC /Artigo | 184,43 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.