Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3099
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Xavier, Priscila Branquinho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7580686553219283pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Cunha, Andre Luiz Araujo-
dc.contributor.referee1Cunha, André Luiz Araújo-
dc.contributor.referee2Jesus, Ana Cristina Gomes-
dc.creatorReis, Luciene Messias-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7518858502015618pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-23T13:01:10Z-
dc.date.available2022-11-23-
dc.date.available2022-11-23T13:01:10Z-
dc.date.issued2022-10-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3099-
dc.description.abstractThis article seeks reflections on inclusion policies, taking into account the educational reality regarding the practice of these policies, the conceptual paradigms and the new laws that were created and have been defended from a national and international perspective. Among other aspects, it discusses inclusion in the school environment, bringing into the context students who have low vision or blindness, addressing the difficulties and expectations of these students in the teaching of mathematics and the challenges of teachers. It brings reflections on the need to understand what inclusion really is and that the school is a space for the expression of diversities.pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo busca reflexões acerca das políticas de inclusão, e a realidade educacional no que se refere a prática dessas políticas, os paradigmas conceituais e as novas leis que foram criadas e vem sendo defendidas nas perspectivas nacionais e internacionais. Entre outros aspectos, discute inclusão no âmbito escolar trazendo para o contexto alunos que apresentam baixa visão ou cegueira, abordando as dificuldades e expectativas desses alunos no ensino da matemática e os desafios dos professores. Traz reflexões sobre a necessidade de entender o que realmente é a inclusão e como a escola pode ser um espaço para a expressão das diversidades. Consoante ao estudo observa-se que as leis de inclusão tiveram grandes avanços, no entanto, na prática está longe de ser efetiva, partindo do pressuposto que a inclusão deve ser constituída por todos. No que tange a inclusão escolar é preciso um grande esforço, pois essa precisa de reestruturação das escolas e dos profissionais.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Luciene Messias dos Reis (luciene.reis@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-11-23T12:04:42Z No. of bitstreams: 3 Termo ciencia Luciene.pdf: 853547 bytes, checksum: 43d87204cd7048f1c23cea083ba9c5cb (MD5) Anexo II - Ata de defesa de trabalho de curso - Luciene (1).pdf: 265144 bytes, checksum: 84a551c0182d85d29e1ae80b5875737e (MD5) Artigo Luciene - AEE - Formatado 03.11 (2).pdf: 188861 bytes, checksum: b17501b8f3ee38633f4d4687cbf89830 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-23T12:59:23Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Termo ciencia Luciene.pdf: 853547 bytes, checksum: 43d87204cd7048f1c23cea083ba9c5cb (MD5) Anexo II - Ata de defesa de trabalho de curso - Luciene (1).pdf: 265144 bytes, checksum: 84a551c0182d85d29e1ae80b5875737e (MD5) Artigo Luciene - AEE - Formatado 03.11 (2).pdf: 188861 bytes, checksum: b17501b8f3ee38633f4d4687cbf89830 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-23T12:59:36Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Termo ciencia Luciene.pdf: 853547 bytes, checksum: 43d87204cd7048f1c23cea083ba9c5cb (MD5) Anexo II - Ata de defesa de trabalho de curso - Luciene (1).pdf: 265144 bytes, checksum: 84a551c0182d85d29e1ae80b5875737e (MD5) Artigo Luciene - AEE - Formatado 03.11 (2).pdf: 188861 bytes, checksum: b17501b8f3ee38633f4d4687cbf89830 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-23T13:01:10Z (GMT). No. of bitstreams: 3 Termo ciencia Luciene.pdf: 853547 bytes, checksum: 43d87204cd7048f1c23cea083ba9c5cb (MD5) Anexo II - Ata de defesa de trabalho de curso - Luciene (1).pdf: 265144 bytes, checksum: 84a551c0182d85d29e1ae80b5875737e (MD5) Artigo Luciene - AEE - Formatado 03.11 (2).pdf: 188861 bytes, checksum: b17501b8f3ee38633f4d4687cbf89830 (MD5) Previous issue date: 2022-10-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Hidrolândiapt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Especialpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectAtendimento Educacional Especializadopt_BR
dc.subjectEducação Regularpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
dc.titleATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE): DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES EM SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAISpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcae_Luciene Messias dos Reis.pdfTermo de Ciência833,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ata de defesa_Luciene Messias dos Reis.pdfAta de Defesa258,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
tcc_Luciene Messias dos Reis.pdfTCC /Artigo184,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.