Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3098
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
metadata.dc.creator: Lima, Cíntia Araujo
metadata.dc.contributor.advisor1: Rodrigues, Raphaella
metadata.dc.description.resumo: As tecnologias digitais aliadas com às propostas curriculares da Educação Infantil, permitem que às crianças explorarem novos conhecimentos, e ainda aprendam a pesquisar, questionar, e sobretudo, a expressar a sua opinião em diferentes situações cotidianas. Sabendo disso, essa pesquisa se estruturou por meio da seguinte problemática :Qual é a importância do uso das novas tecnologias no processo de ensino aprendizado na Educação Infantil? Quais recursos tecnológicos são mais utilizados? E possui como objetivo geral discorrer a importância do uso das novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem nessa fase escolar. Para tanto, este estudo possui um caráter bibliográfico qualitativo, pois para a sua concretude foi realizado uma busca criteriosa por artigos, monografias, dentre outros os quais contemplaram a essa temática. Nos resultados e discussão, pode se notar que o uso das ferramentas digitais no processo de ensino e aprendizado das crianças tem sido imprescindíveis em tempos de pandemia, haja vista de que as aulas ocorrem em sua maioria de forma remota. Desse modo, pode se concluir que é essencial que os professores criem estratégias e mecanismos, os quais os possibilite usar em suas aulas, diferentes ferramentas digitais de forma atrativa e lúdica, pois estas contribuem positivamente para ampliação do conhecimento e do aprendizado em diferentes contextos do convívio em sociedade. No entanto, é consensual a ideia de que o uso de ferramentas digitais embora seja crucial no âmbito escolar ainda é possível perceber que existem muitas crianças que não possuem acesso a estas. Além disso, por vezes, tanto os professores quanto os alunos se veem emergidos em um grande desafio, haja vista de que não são todos que conseguem ter domínio as inovações tecnológicas no processo de ensino.
Abstract: Digital technologies allied with the curricular proposals of Early Childhood Education, allow children to explore new knowledge, and still learn to research, question, and above all, to express their opinion in different everyday situations. Knowing this, this research was structured through the following problem: What is the importance of the use of new technologies in the teaching-learning process in Early Childhood Education? What technological resources are most used? Its general objective is to discuss the importance of using new technologies in the teaching- learning process at this school stage. Therefore, this study has a qualitative bibliographic character, because for its concreteness a careful search was carried out for articles, monographs, among others which contemplated this theme. In the results and discussion, it can be noted that the use of digital tools in the teaching and learning process of children has been essential in times of a pandemic, given that classes mostly take place remotely. In this way, it can be concluded that it is essential for teachers to create strategies and mechanisms, which allow them to use different digital tools in their classes in an attractive and playful way, as these positively contribute to the expansion of knowledge and learning in different contexts of the socializing in society. However, 2 there is a consensus on the idea that the use of digital tools, although crucial in the school environment, is still possible to perceive that there are many children who do not have access to them. In addition, sometimes both teachers and students find themselves faced with a great challenge, given that not all of them manage to master technological innovations in the teaching process.
Keywords: Tecnologias digitais
Educação Infantil
Crianças
Processo de ensino- aprendizagem
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Iporá
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3098
Issue Date: 22-Oct-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fiff.pdf903,42 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.