Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3098
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Raphaella-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7397911787609992pt_BR
dc.creatorLima, Cíntia Araujo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5178434390773063pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-23T11:41:01Z-
dc.date.available2022-11-22-
dc.date.available2022-11-23T11:41:01Z-
dc.date.issued2022-10-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3098-
dc.description.abstractDigital technologies allied with the curricular proposals of Early Childhood Education, allow children to explore new knowledge, and still learn to research, question, and above all, to express their opinion in different everyday situations. Knowing this, this research was structured through the following problem: What is the importance of the use of new technologies in the teaching-learning process in Early Childhood Education? What technological resources are most used? Its general objective is to discuss the importance of using new technologies in the teaching- learning process at this school stage. Therefore, this study has a qualitative bibliographic character, because for its concreteness a careful search was carried out for articles, monographs, among others which contemplated this theme. In the results and discussion, it can be noted that the use of digital tools in the teaching and learning process of children has been essential in times of a pandemic, given that classes mostly take place remotely. In this way, it can be concluded that it is essential for teachers to create strategies and mechanisms, which allow them to use different digital tools in their classes in an attractive and playful way, as these positively contribute to the expansion of knowledge and learning in different contexts of the socializing in society. However, 2 there is a consensus on the idea that the use of digital tools, although crucial in the school environment, is still possible to perceive that there are many children who do not have access to them. In addition, sometimes both teachers and students find themselves faced with a great challenge, given that not all of them manage to master technological innovations in the teaching process.pt_BR
dc.description.resumoAs tecnologias digitais aliadas com às propostas curriculares da Educação Infantil, permitem que às crianças explorarem novos conhecimentos, e ainda aprendam a pesquisar, questionar, e sobretudo, a expressar a sua opinião em diferentes situações cotidianas. Sabendo disso, essa pesquisa se estruturou por meio da seguinte problemática :Qual é a importância do uso das novas tecnologias no processo de ensino aprendizado na Educação Infantil? Quais recursos tecnológicos são mais utilizados? E possui como objetivo geral discorrer a importância do uso das novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem nessa fase escolar. Para tanto, este estudo possui um caráter bibliográfico qualitativo, pois para a sua concretude foi realizado uma busca criteriosa por artigos, monografias, dentre outros os quais contemplaram a essa temática. Nos resultados e discussão, pode se notar que o uso das ferramentas digitais no processo de ensino e aprendizado das crianças tem sido imprescindíveis em tempos de pandemia, haja vista de que as aulas ocorrem em sua maioria de forma remota. Desse modo, pode se concluir que é essencial que os professores criem estratégias e mecanismos, os quais os possibilite usar em suas aulas, diferentes ferramentas digitais de forma atrativa e lúdica, pois estas contribuem positivamente para ampliação do conhecimento e do aprendizado em diferentes contextos do convívio em sociedade. No entanto, é consensual a ideia de que o uso de ferramentas digitais embora seja crucial no âmbito escolar ainda é possível perceber que existem muitas crianças que não possuem acesso a estas. Além disso, por vezes, tanto os professores quanto os alunos se veem emergidos em um grande desafio, haja vista de que não são todos que conseguem ter domínio as inovações tecnológicas no processo de ensino.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cintia Araújo Lima (cintia.araujo@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-11-23T11:09:26Z No. of bitstreams: 1 Fiff.pdf: 925103 bytes, checksum: 29a2324323b540206159b0048993d86b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-23T11:38:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Fiff.pdf: 925103 bytes, checksum: 29a2324323b540206159b0048993d86b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-23T11:39:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Fiff.pdf: 925103 bytes, checksum: 29a2324323b540206159b0048993d86b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-23T11:41:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Fiff.pdf: 925103 bytes, checksum: 29a2324323b540206159b0048993d86b (MD5) Previous issue date: 2022-10-22en
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Iporápt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectProcesso de ensino- aprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleTECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO INFANTILpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fiff.pdf903,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.