Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3095
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | AUTISMO INFANTIL E A INCLUSÃO NA ESCOLA NAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XXI |
Autor(es): | Peixoto, Divina Eleuza Assunção |
Primeiro Orientador: | Mendes, Mariana Lucas |
Resumo: | O presente artigo trata do autismo infantil e a inclusão na escola nas primeiras décadas do século XXI, com o objetivo de compreender como a criança autista pode ter um ensino de qualidade na escola. Assim, para entender os conceitos que envolvem o autismo infantil e a inclusão escolar no contexto da sociedade atual, bem como para identificar ações de inclusão escolar para a condução de crianças autistas a um ensino de qualidade, este trabalho caracteriza-se enquanto pesquisa qualitativa e descritiva de natureza básica, que envolve o método dedutivo e a pesquisa bibliográfica. Desse modo, este trabalho fundamenta-se em autores como Assumpção Júnior e Kuczynski (2015), Cunha (2012 e 2015) e Silva et al (2012), dentre outros, e também em documentos da legislação vigente que dispõem sobre o tema. Sendo assim, conclui-se que as escolas não estão totalmente preparadas para atender crianças autistas nem para trabalhar com a inclusão de modo geral. Por isso, é preciso investir tanto em infraestrutura, materiais didático-pedagógicos e na capacitação do corpo docente. |
Abstract: | This article deals with childhood autism and school inclusion in the first decades of the 21st century, with the aim of understanding how autistic children can have quality education in public schools. Thus, in order to understand the concepts that involve childhood autism and school inclusion in the context of today's society, as well as to identify school inclusion actions to guide autistic children to quality education, this work is characterized as a qualitative and descriptive of a basic nature, which involved the deductive method and bibliographic research. Thus, this work is based on authors such as Assumpção Júnior and Kuczynski (2015), Cunha (2012 and 2015) and Silva et al (2012), among others, and also on documents of the current legislation about the subject. Therefore, it is concluded that schools are not fully prepared to serve autistic children or to work with inclusion in general. Therefore, it is necessary to invest so much in infrastructure, didactic-pedagogical materials and in the training of the teaching staff. |
Palavras-chave: | Autismo infantil Inclusão escolar Ensino de qualidade |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Ipameri |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3095 |
Data do documento: | 20-Out-2022 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_Divina Eleuza.pdf | tcc_Divina Eleuza | 810,53 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.