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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: AUTISMO INFANTIL E A INCLUSÃO NA ESCOLA NAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XXI
metadata.dc.creator: Peixoto, Divina Eleuza Assunção
metadata.dc.contributor.advisor1: Mendes, Mariana Lucas
metadata.dc.description.resumo: O presente artigo trata do autismo infantil e a inclusão na escola nas primeiras décadas do século XXI, com o objetivo de compreender como a criança autista pode ter um ensino de qualidade na escola. Assim, para entender os conceitos que envolvem o autismo infantil e a inclusão escolar no contexto da sociedade atual, bem como para identificar ações de inclusão escolar para a condução de crianças autistas a um ensino de qualidade, este trabalho caracteriza-se enquanto pesquisa qualitativa e descritiva de natureza básica, que envolve o método dedutivo e a pesquisa bibliográfica. Desse modo, este trabalho fundamenta-se em autores como Assumpção Júnior e Kuczynski (2015), Cunha (2012 e 2015) e Silva et al (2012), dentre outros, e também em documentos da legislação vigente que dispõem sobre o tema. Sendo assim, conclui-se que as escolas não estão totalmente preparadas para atender crianças autistas nem para trabalhar com a inclusão de modo geral. Por isso, é preciso investir tanto em infraestrutura, materiais didático-pedagógicos e na capacitação do corpo docente.
Abstract: This article deals with childhood autism and school inclusion in the first decades of the 21st century, with the aim of understanding how autistic children can have quality education in public schools. Thus, in order to understand the concepts that involve childhood autism and school inclusion in the context of today's society, as well as to identify school inclusion actions to guide autistic children to quality education, this work is characterized as a qualitative and descriptive of a basic nature, which involved the deductive method and bibliographic research. Thus, this work is based on authors such as Assumpção Júnior and Kuczynski (2015), Cunha (2012 and 2015) and Silva et al (2012), among others, and also on documents of the current legislation about the subject. Therefore, it is concluded that schools are not fully prepared to serve autistic children or to work with inclusion in general. Therefore, it is necessary to invest so much in infrastructure, didactic-pedagogical materials and in the training of the teaching staff.
Keywords: Autismo infantil
Inclusão escolar
Ensino de qualidade
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Ipameri
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3095
Issue Date: 20-Oct-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

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