Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3093
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: ESTRATÉGIAS DIDÁTICA PARA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Other Titles: DIDACTIC STRATEGIES FOR CONSTRUCTION OF THE SCIENTIFIC KNOWLEDGE
metadata.dc.creator: Costa, Loiany Gonçalves
metadata.dc.contributor.advisor1: Sampaio, Tatiana Guimarães
metadata.dc.contributor.referee1: Sampaio, Tatiana Guimarães
metadata.dc.contributor.referee2: Soares, Gessiene dos Santos
metadata.dc.contributor.referee3: Carvalho, Debora Carla de Souza
metadata.dc.description.resumo: Este artigo versa acerca de uma revisão de literatura sobre as estratégias didáticas para construção do conhecimento cientifico, adotando duas direções metodológicas: primeiramente realizou-se uma revisão dos métodos e modelos utilizados para o ensino de ciências. Em seguida, analisaram-se as pesquisas atuais acerca deste tema, intercruzado com o tema de experimentação na educação básica de nível fundamental, visando analisar o conteúdo referente aos títulos desses estudos com foco numa problematização ancorada na análise de conteúdo. Apresenta-se como resultado desse trabalho a percepção acerca das metodologias utilizadas nesse campo de estudos, assim como pontos fracos e fortes da BNCC e do livro didático no ensino de ciências na educação básica brasileira.
Abstract: This article deals with a literature review on didactic strategies for the construction of scientific knowledge, adopting two methodological directions: first, a review of the methods and models used for science teaching was carried out. Then, the current research on this theme was analyzed, intersected with the theme of experimentation in basic education of elementary level, aiming to analyze the content referring to the titles of these studies with a focus on a problematization anchored in content analysis. As a result of this work, it is presented the perception about the methodologies used in this field of studies, as well as the weaknesses and strengths of the BNCC and the didactic book in the teaching of science in brazilian basic education.
Keywords: Ensino Fundamental
Ensino de Ciências
Livro Didático
Experimentação
Metodologias Ativas
Elementary School
Science teaching
Textbook
Experimentation
Active Methodologies
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Urutaí
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3093
Issue Date: 7-Nov-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_Loiany Gonçalves Costa.pdf1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.