Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3090
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E PANDEMIA: UM OLHAR PARA ESSE PROCESSO EDUCATIVO
metadata.dc.creator: Nunes, Silvia Lucia Pacheco
metadata.dc.contributor.advisor1: Borges, Rosalina Aparecida
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem como tema a alfabetização e letramento em tempos de pandemia. O objetivo é analisar como se deu o processo de alfabetização e letramento em tempos de isolamento social. A leitura estimula o raciocínio, aprimora o vocabulário, melhora a capacidade interpretativa, além de proporcionar ao leitor um conhecimento amplo e diversificado sobre inúmeros assuntos. Ler desenvolve a criatividade, a imaginação, a comunicação, o senso crítico e aumenta a habilidade na escrita. Pela leitura, é possível não só reter conhecimento, mas transformá-lo em um processo de aperfeiçoamento contínuo. Aprender a ler possibilita a emancipação da criança e a assimilação dos valores da sociedade. A escolha deste tema surgiu das necessidades de compreender e conhecer como ocorre a alfabetização e letramento de forma não presencial, tendo em vista ser esse processo um dos maiores desafios do professor por ser a oportunidade que as crianças têm de desenvolver habilidades de leitura e de escrita, não apenas de palavras, mas da leitura e de escrita do mundo ao seu redor. Para alcançar esse objetivo foi realizado uma pesquisa bibliográfica que recorreu a referenciais teóricos acerca das perspectivas de ferreiro e Teberosky (2008), Mortatti (2004), Soares (2010), entre outros. Como resultados do estudo, pode-se dizer que o processo ocorreu de forma remota através de mídias digitais, e acabou influenciando de forma negativa no processo de alfabetização e letramento, devido as diversas dificuldades encontradas como adaptação tecnológica, ausência física do professor, entre outros. Causando impactos negativos no processo de alfabetização e letramento, dentre eles perdas consideráveis à alfabetização, compreensão e domínio de leitura.
Abstract: The present work has as its theme literacy and literacy in times of pandemic. The objective is to analyze how the literacy and literacy process takes place in times of social isolation. Reading stimulates reasoning, improves vocabulary, improves interpretive capacity, in addition to providing the reader with a broad and diversified knowledge on numerous subjects. Reading develops creativity, imagination, communication, critical thinking and increases writing skills. Through reading, it is possible not only to retain knowledge, but to transform it into a process of continuous improvement. Learning to read enables the child's emancipation and the assimilation of society's values. The choice of this theme arose from the need to understand and know how literacy and literacy occurs in a non-presential way, considering that this process is one of the biggest challenges for the teacher because it is the opportunity that children have to develop reading and writing skills, not just words, but reading and writing the world around you. To achieve this objective, a bibliographic research was carried out using theoretical references on the subject. As a result of the study, it can be said that the process took place remotely through digital media, and ended up negatively influencing the literacy and literacy process, due to the various difficulties encountered such as technological adaptation, physical absence of the teacher, among others. Causing negative impacts on the literacy and literacy process, among them considerable losses in literacy, comprehension and reading mastery.
Keywords: Alfabetização
Ensino remoto
Letramento
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Urutaí
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3090
Issue Date: 26-Oct-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NUNES, Silvia Lucia Pacheco.pdfTrabalho de Conclusão de Curso702,85 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.