Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3090
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Borges, Rosalina Aparecida-
dc.contributor.advisor1Lattes9685672534714050pt_BR
dc.creatorNunes, Silvia Lucia Pacheco-
dc.creator.Lattes1939795124527211pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-23T09:59:17Z-
dc.date.available2022-11-22-
dc.date.available2022-11-23T09:59:17Z-
dc.date.issued2022-10-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3090-
dc.description.abstractThe present work has as its theme literacy and literacy in times of pandemic. The objective is to analyze how the literacy and literacy process takes place in times of social isolation. Reading stimulates reasoning, improves vocabulary, improves interpretive capacity, in addition to providing the reader with a broad and diversified knowledge on numerous subjects. Reading develops creativity, imagination, communication, critical thinking and increases writing skills. Through reading, it is possible not only to retain knowledge, but to transform it into a process of continuous improvement. Learning to read enables the child's emancipation and the assimilation of society's values. The choice of this theme arose from the need to understand and know how literacy and literacy occurs in a non-presential way, considering that this process is one of the biggest challenges for the teacher because it is the opportunity that children have to develop reading and writing skills, not just words, but reading and writing the world around you. To achieve this objective, a bibliographic research was carried out using theoretical references on the subject. As a result of the study, it can be said that the process took place remotely through digital media, and ended up negatively influencing the literacy and literacy process, due to the various difficulties encountered such as technological adaptation, physical absence of the teacher, among others. Causing negative impacts on the literacy and literacy process, among them considerable losses in literacy, comprehension and reading mastery.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como tema a alfabetização e letramento em tempos de pandemia. O objetivo é analisar como se deu o processo de alfabetização e letramento em tempos de isolamento social. A leitura estimula o raciocínio, aprimora o vocabulário, melhora a capacidade interpretativa, além de proporcionar ao leitor um conhecimento amplo e diversificado sobre inúmeros assuntos. Ler desenvolve a criatividade, a imaginação, a comunicação, o senso crítico e aumenta a habilidade na escrita. Pela leitura, é possível não só reter conhecimento, mas transformá-lo em um processo de aperfeiçoamento contínuo. Aprender a ler possibilita a emancipação da criança e a assimilação dos valores da sociedade. A escolha deste tema surgiu das necessidades de compreender e conhecer como ocorre a alfabetização e letramento de forma não presencial, tendo em vista ser esse processo um dos maiores desafios do professor por ser a oportunidade que as crianças têm de desenvolver habilidades de leitura e de escrita, não apenas de palavras, mas da leitura e de escrita do mundo ao seu redor. Para alcançar esse objetivo foi realizado uma pesquisa bibliográfica que recorreu a referenciais teóricos acerca das perspectivas de ferreiro e Teberosky (2008), Mortatti (2004), Soares (2010), entre outros. Como resultados do estudo, pode-se dizer que o processo ocorreu de forma remota através de mídias digitais, e acabou influenciando de forma negativa no processo de alfabetização e letramento, devido as diversas dificuldades encontradas como adaptação tecnológica, ausência física do professor, entre outros. Causando impactos negativos no processo de alfabetização e letramento, dentre eles perdas consideráveis à alfabetização, compreensão e domínio de leitura.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Silvia Lúcia Pacheco Nunes (silvia.lucia@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-11-22T18:52:29Z No. of bitstreams: 1 NUNES, Silvia Lucia Pacheco.pdf: 719721 bytes, checksum: dcd60ecb6fa1890eb844da116a07966e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-23T09:54:25Z (GMT) No. of bitstreams: 1 NUNES, Silvia Lucia Pacheco.pdf: 719721 bytes, checksum: dcd60ecb6fa1890eb844da116a07966e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-23T09:56:14Z (GMT) No. of bitstreams: 1 NUNES, Silvia Lucia Pacheco.pdf: 719721 bytes, checksum: dcd60ecb6fa1890eb844da116a07966e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-23T09:59:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 NUNES, Silvia Lucia Pacheco.pdf: 719721 bytes, checksum: dcd60ecb6fa1890eb844da116a07966e (MD5) Previous issue date: 2022-10-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Urutaípt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E PANDEMIA: UM OLHAR PARA ESSE PROCESSO EDUCATIVOpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NUNES, Silvia Lucia Pacheco.pdfTrabalho de Conclusão de Curso702,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.