Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3089
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
metadata.dc.creator: Calaca, Viviane
metadata.dc.contributor.advisor1: Quinan, Juliana
metadata.dc.contributor.referee1: Sampaio, Tatiana
metadata.dc.contributor.referee2: Caixeta, Wender
metadata.dc.description.resumo: O presente artigo tem como objetivo através de pesquisas bibliográficas analisarem artigos, livros, vídeos, documentos como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para compreendermos as propostas para a educação ambiental nos anos iniciais do ensino fundamental. As inclusões de temas importantes para a conservação do planeta e da vida no mundo contemporâneo representam a manutenção das futuras gerações, pois nos anos iniciais do ensino fundamental as crianças podem aprender boas práticas ambientais, tornando cidadãos com atitudes e valores voltados para conservação ambiental. Apresentar e ensinar educação ambiental pode mudar hábitos e proporcionar uma melhor qualidade ambiental e consequentemente de vida para pessoas. Por isso faz-se importante estudar e compreender esses documentos e suas propostas para educação, e poder contribuir para melhoria das futuras propostas. O mundo passa por um período que é preciso refletir sobre o ensino e suas contribuições principalmente as relacionadas as questões ambientais, que representam a sobrevivência da humanidade no planeta. Palavras-chave: Educação Ambiental. Ensino Fundamental. BNCC. PCN
Abstract: This article aims, through bibliographic research, to analyze articles, books, videos, documents such as the National Curricular Common Base (BNCC) and National Curricular Parameters (PCNs) to understand the proposals for environmental education in the early years of elementary school. The inclusion of important themes for the conservation of the planet and life in the contemporary world represents the maintenance of future generations, since in the early years of elementary school children can learn good environmental practices, making citizens with attitudes and values focused on environmental conservation. Presenting and teaching environmental education can change habits and provide a better quality of the environment and, consequently, of life for people. Therefore, it is important to study and understand these documents and their proposals for education, and to be able to contribute to the improvement of future proposals. The world is going through a period in which it is necessary to reflect on teaching and its contributions, especially those related to environmental issues, which represent the survival of humanity on the planet. Keywords: Environmental education. Elementary School. BNCC. PCN
Keywords: Políticas Educacionais
Educação Ambiental
Ensino Fundamental
BNCC
PCN
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Urutaí
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3089
Issue Date: 22-Oct-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_Viviane Calaça.pdf718,93 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.