Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3089
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
metadata.dc.creator: | Calaca, Viviane |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Quinan, Juliana |
metadata.dc.contributor.referee1: | Sampaio, Tatiana |
metadata.dc.contributor.referee2: | Caixeta, Wender |
metadata.dc.description.resumo: | O presente artigo tem como objetivo através de pesquisas bibliográficas analisarem artigos, livros, vídeos, documentos como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para compreendermos as propostas para a educação ambiental nos anos iniciais do ensino fundamental. As inclusões de temas importantes para a conservação do planeta e da vida no mundo contemporâneo representam a manutenção das futuras gerações, pois nos anos iniciais do ensino fundamental as crianças podem aprender boas práticas ambientais, tornando cidadãos com atitudes e valores voltados para conservação ambiental. Apresentar e ensinar educação ambiental pode mudar hábitos e proporcionar uma melhor qualidade ambiental e consequentemente de vida para pessoas. Por isso faz-se importante estudar e compreender esses documentos e suas propostas para educação, e poder contribuir para melhoria das futuras propostas. O mundo passa por um período que é preciso refletir sobre o ensino e suas contribuições principalmente as relacionadas as questões ambientais, que representam a sobrevivência da humanidade no planeta. Palavras-chave: Educação Ambiental. Ensino Fundamental. BNCC. PCN |
Abstract: | This article aims, through bibliographic research, to analyze articles, books, videos, documents such as the National Curricular Common Base (BNCC) and National Curricular Parameters (PCNs) to understand the proposals for environmental education in the early years of elementary school. The inclusion of important themes for the conservation of the planet and life in the contemporary world represents the maintenance of future generations, since in the early years of elementary school children can learn good environmental practices, making citizens with attitudes and values focused on environmental conservation. Presenting and teaching environmental education can change habits and provide a better quality of the environment and, consequently, of life for people. Therefore, it is important to study and understand these documents and their proposals for education, and to be able to contribute to the improvement of future proposals. The world is going through a period in which it is necessary to reflect on teaching and its contributions, especially those related to environmental issues, which represent the survival of humanity on the planet. Keywords: Environmental education. Elementary School. BNCC. PCN |
Keywords: | Políticas Educacionais Educação Ambiental Ensino Fundamental BNCC PCN |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Instituto Federal Goiano |
metadata.dc.publisher.initials: | IF Goiano |
metadata.dc.publisher.department: | Campus Urutaí |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3089 |
Issue Date: | 22-Oct-2022 |
Appears in Collections: | Licenciatura em Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tcc_Viviane Calaça.pdf | 718,93 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.