Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3089
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Quinan, Juliana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6131258871300328pt_BR
dc.contributor.referee1Sampaio, Tatiana-
dc.contributor.referee2Caixeta, Wender-
dc.creatorCalaca, Viviane-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0376702341523582pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-22T17:33:00Z-
dc.date.available2022-11-25-
dc.date.available2022-11-22T17:33:00Z-
dc.date.issued2022-10-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3089-
dc.description.abstractThis article aims, through bibliographic research, to analyze articles, books, videos, documents such as the National Curricular Common Base (BNCC) and National Curricular Parameters (PCNs) to understand the proposals for environmental education in the early years of elementary school. The inclusion of important themes for the conservation of the planet and life in the contemporary world represents the maintenance of future generations, since in the early years of elementary school children can learn good environmental practices, making citizens with attitudes and values focused on environmental conservation. Presenting and teaching environmental education can change habits and provide a better quality of the environment and, consequently, of life for people. Therefore, it is important to study and understand these documents and their proposals for education, and to be able to contribute to the improvement of future proposals. The world is going through a period in which it is necessary to reflect on teaching and its contributions, especially those related to environmental issues, which represent the survival of humanity on the planet. Keywords: Environmental education. Elementary School. BNCC. PCNpt_BR
dc.description.resumoO presente artigo tem como objetivo através de pesquisas bibliográficas analisarem artigos, livros, vídeos, documentos como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para compreendermos as propostas para a educação ambiental nos anos iniciais do ensino fundamental. As inclusões de temas importantes para a conservação do planeta e da vida no mundo contemporâneo representam a manutenção das futuras gerações, pois nos anos iniciais do ensino fundamental as crianças podem aprender boas práticas ambientais, tornando cidadãos com atitudes e valores voltados para conservação ambiental. Apresentar e ensinar educação ambiental pode mudar hábitos e proporcionar uma melhor qualidade ambiental e consequentemente de vida para pessoas. Por isso faz-se importante estudar e compreender esses documentos e suas propostas para educação, e poder contribuir para melhoria das futuras propostas. O mundo passa por um período que é preciso refletir sobre o ensino e suas contribuições principalmente as relacionadas as questões ambientais, que representam a sobrevivência da humanidade no planeta. Palavras-chave: Educação Ambiental. Ensino Fundamental. BNCC. PCNpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Viviane Calaça (2018201221350289@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-22T16:29:08Z No. of bitstreams: 1 Educação ambiental. Viviane Calaça (1).pdf: 204087 bytes, checksum: a72a25b29793c6ca4545e683bb75ca40 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Prezada VIVIANE, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo:  O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) e a ata de defesa não foram anexados à submissão. Tais documentos são elementos obrigatórios e devem constar nos trabalhos acadêmicos submetidos no Repositório. Caso não estejam devidamente inseridos nas submissões realizadas, rejeitamos o arquivo para a realização de ajustes e adequação do(s) autor(es).  Para sanar dúvidas, sugerimos a leitura do tutorial “Como submeter o trabalho no RIIF Goiano”, clicando aqui:  O TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização", podendo ser encontrado no seguinte link: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf  O(s) autor(es) deve revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação contendo,o TCAE, a Ata de defesa e o artigo científico. Pode ser enviados em arquivos em separado, mas estes documentos precisam estar obrigatoriamente na submissão enviada Assim que o TCAE e a Ata de defesa estiverem assinados e anexados, nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Recomendamos que, caso não seja possível coletar assinatura do(a) Professor(a) orientador(a) no mesmo documento, você pode editar em imagem e anexar ao TCAE, ou então solicitar ao docente que abra no Sistema SUAP o documento Intitulado Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE), na opção "Termos" e coletar assinaturas eletrônicas.  Você também pode tirar dúvidas, assistindo a este tutorial, clicando aqui. Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas.  Estamos à disposição. Atenciosamente, on 2022-11-22T16:47:16Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Viviane Calaça (2018201221350289@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-22T17:17:19Z No. of bitstreams: 1 Educação Ambiental_Viviane Calaça.pdf: 736184 bytes, checksum: 60b7e75784a14212824582107c1f3677 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-22T17:23:56Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Educação Ambiental_Viviane Calaça.pdf: 736184 bytes, checksum: 60b7e75784a14212824582107c1f3677 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-22T17:29:08Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Educação Ambiental_Viviane Calaça.pdf: 736184 bytes, checksum: 60b7e75784a14212824582107c1f3677 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-22T17:33:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Educação Ambiental_Viviane Calaça.pdf: 736184 bytes, checksum: 60b7e75784a14212824582107c1f3677 (MD5) Previous issue date: 2022-10-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Urutaípt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPolíticas Educacionaispt_BR
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.subjectPCNpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleEDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Viviane Calaça.pdf718,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.