Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3088
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O ENSINO DA DIVERSIDADE DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
Autor(es): | Vicente, Keides Batista |
Primeiro Orientador: | Quinan, Juliana Maria Corallo |
Primeiro Membro da Banca: | Jerônimo, Marilena Julimar Aparecida Fernandes |
Segundo Membro da Banca: | Caixeta, Wender da Silva |
Resumo: | Tendo como referência o conceito sexo/gênero de Rubin (2017), o presente artigo tem com objetivo elaborar procedimentos didáticos para a educação infantil com base nas compreensões teóricas e metodológicas sobre diversidade de gênero. Para isto em um primeiro momento será apresentado o debate histórico sobre o conceito de gênero e sua articulação social como padrão para os indivíduos com base no sexo biológico. Na sequência serão discutidos os argumentos teóricos sobre Educação para a diversidade de Gênero e o seu debate nas orientações para a educação infantil contidas no documento final da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Em um terceiro momento através de uma busca na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) com o descritor “diversidade de gênero” será possível verificar as contribuições da temática no campo da pesquisa e de propostas metodológicas para a educação. A partir de tais contribuições teóricas será possível articular as orientações didáticas sobre gênero para a educação infantil com jogos que problematizem as relações cotidianas como brincadeiras, cores, atividades, entre outras. |
Abstract: | Based on Rubin's (2017) sex/gender concept, this article aims to develop didactic procedures for early childhood education based on theoretical and methodological understandings of gender diversity. For this, at first, the historical debate on the concept of gender and its social articulation as a standard for individuals based on biological sex will be presented. Following, the theoretical arguments on Education for Gender Diversity and its debate on the guidelines for early childhood education contained in the final document of the National Common Curricular Base (BNCC) will be discussed. In a third moment, through a search in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) with the descriptor “gender diversity”, it will be possible to verify the contributions of the theme in the field of research and methodological proposals for education. From such theoretical contributions, it will be possible to articulate the didactic guidelines on gender for early childhood education with games that problematize everyday relationships such as games, colors, activities, among others. |
Palavras-chave: | Sexo/Gênero Diversidade Educação infantil |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Urutaí |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3088 |
Data do documento: | 24-Out-2022 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_Keides Batista Vicente.pdf | artigo_keidevicente | 405,82 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
tcae_Keides Batista Vicente.pdf | termo_de_autorização_keidesvicentee | 233,14 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Ata defesa_Keides Batista Vicente.pdf | Ata defesa Keides Vicente | 412,98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.