Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3088
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Quinan, Juliana Maria Corallo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6131258871300328pt_BR
dc.contributor.referee1Jerônimo, Marilena Julimar Aparecida Fernandes-
dc.contributor.referee2Caixeta, Wender da Silva-
dc.creatorVicente, Keides Batista-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9181380986744349.pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-22T16:30:52Z-
dc.date.available2022-11-21-
dc.date.available2022-11-22T16:30:52Z-
dc.date.issued2022-10-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3088-
dc.description.abstractBased on Rubin's (2017) sex/gender concept, this article aims to develop didactic procedures for early childhood education based on theoretical and methodological understandings of gender diversity. For this, at first, the historical debate on the concept of gender and its social articulation as a standard for individuals based on biological sex will be presented. Following, the theoretical arguments on Education for Gender Diversity and its debate on the guidelines for early childhood education contained in the final document of the National Common Curricular Base (BNCC) will be discussed. In a third moment, through a search in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) with the descriptor “gender diversity”, it will be possible to verify the contributions of the theme in the field of research and methodological proposals for education. From such theoretical contributions, it will be possible to articulate the didactic guidelines on gender for early childhood education with games that problematize everyday relationships such as games, colors, activities, among others.pt_BR
dc.description.resumoTendo como referência o conceito sexo/gênero de Rubin (2017), o presente artigo tem com objetivo elaborar procedimentos didáticos para a educação infantil com base nas compreensões teóricas e metodológicas sobre diversidade de gênero. Para isto em um primeiro momento será apresentado o debate histórico sobre o conceito de gênero e sua articulação social como padrão para os indivíduos com base no sexo biológico. Na sequência serão discutidos os argumentos teóricos sobre Educação para a diversidade de Gênero e o seu debate nas orientações para a educação infantil contidas no documento final da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Em um terceiro momento através de uma busca na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) com o descritor “diversidade de gênero” será possível verificar as contribuições da temática no campo da pesquisa e de propostas metodológicas para a educação. A partir de tais contribuições teóricas será possível articular as orientações didáticas sobre gênero para a educação infantil com jogos que problematizem as relações cotidianas como brincadeiras, cores, atividades, entre outras.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Keides Batista Vicente (2019201221350144@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-22T02:23:47Z No. of bitstreams: 3 TCC-postado-final.pdf: 415561 bytes, checksum: 9b3e51aacb30eb783e92045ead5896f7 (MD5) termo_de_autorizacao.pdf: 238737 bytes, checksum: 11d9a520873a5602bf7fbc5c13f7fbe6 (MD5) Ata defesa Keides.pdf: 422891 bytes, checksum: 500c52dce5416fe231ca6c3ebca1f885 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-22T16:28:31Z (GMT) No. of bitstreams: 3 TCC-postado-final.pdf: 415561 bytes, checksum: 9b3e51aacb30eb783e92045ead5896f7 (MD5) termo_de_autorizacao.pdf: 238737 bytes, checksum: 11d9a520873a5602bf7fbc5c13f7fbe6 (MD5) Ata defesa Keides.pdf: 422891 bytes, checksum: 500c52dce5416fe231ca6c3ebca1f885 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-22T16:28:46Z (GMT) No. of bitstreams: 3 TCC-postado-final.pdf: 415561 bytes, checksum: 9b3e51aacb30eb783e92045ead5896f7 (MD5) termo_de_autorizacao.pdf: 238737 bytes, checksum: 11d9a520873a5602bf7fbc5c13f7fbe6 (MD5) Ata defesa Keides.pdf: 422891 bytes, checksum: 500c52dce5416fe231ca6c3ebca1f885 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-22T16:30:52Z (GMT). No. of bitstreams: 3 TCC-postado-final.pdf: 415561 bytes, checksum: 9b3e51aacb30eb783e92045ead5896f7 (MD5) termo_de_autorizacao.pdf: 238737 bytes, checksum: 11d9a520873a5602bf7fbc5c13f7fbe6 (MD5) Ata defesa Keides.pdf: 422891 bytes, checksum: 500c52dce5416fe231ca6c3ebca1f885 (MD5) Previous issue date: 2022-10-24en
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Urutaípt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.referencesBARBOSA, I. G., Martins Silveira, T. A. T., & Soares, M. A. (2019). A BNCC da Educação Infantil e suas contradições: regulação versus autonomia. Retratos Da Escola, 13(25), 77–90. https://doi.org/10.22420/rde.v13i25.979 BLATTMANN, Ursula e SANTOS, Raimundo Nonato Macedo dos. Acesso e uso de tecnologias em teses e dissertações: o caso BDTD. In: Congresso da Associação Internacional para a Pesquisa Intercultural (ARIC) - Diálogos Interculturais: descolonizando o saber e o poder, , 12., 2009, Florianópolis. ARIC 2009: Diálogos Interculturais: descolonizar o saber e o poder, 2009. Disponível em: https://attena.ufpe.br/handle/123456789/10085. Acessado em 14 fev de 2022. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Política nacional de atenção integral à saúde da mulher: princípios e diretrizes / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – Brasília: Ministério da Saúde, 2004. BRASIL/MEC. Base Nacional Comum da Formação dos Professores da Educação Básica. BRASÍLIA, 2018. Disponível em: HTTP://PORTAL.MEC.GOV.BR/INDEX.PHP?OPTION=COM_DOCMAN&VIEW=DOW NLOAD&ALIAS=105091-BNC-FORMACAO-DE-PROFESSORES V0&CATEGORY_SLUG=DEZEMBRO-2018-PDF&ITEMID=30192 . Acesso em: 04 de junho de 2019. BRIGATTO, FERNANDA. Pedagogia Histórico-crítica e educação infantil: escola, currículo e a formação crítica. Aula 04 Pedagogia Histórico-crítica e educação infantil. YOTUBE, 21 DE MAR. 2022. Disponível em: HTTPS://WWW.YOUTUBE.COM/WATCH?V=OQ3XO78RHSU Acesso em: 31 de mar de 20022. CARDOSO, Osvany da Costa Gundim. Gênero e etnia: o que os documentos oficiais revelam sobre a educação e diversidade. 2018. 145 fl. Tese( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO. Disponível em: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4037 Acessado em 20 de abr 2022. CAVALCANTE, Joel Martins. Análise da "Ideologia de Gênero" no Plano Municipal de Educação de João Pessoa (2015-2025). 2017. 207 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9764 . Acessado em 20 de abr 2022. COLLING, Ana Maria. Gênero e História. Um diálogo possível?. Contexto e Educação - Editora UNIJUÍ - Ano 1 9 - nº 71/72 - Jan. / Dez . 2004 - P. 29 – 43. DUARTE, Maria Leuca Teixeira. Escola: lugar político da diversidade sexual e de gênero. 2015. 231f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20759. Acessado em: 14 out 2021. 18 GOMES, Gabriel Lima; CARVALHO SEGUNDO, Washington Luís R. de. Estudo para integração entre a Plataforma Lattes a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e o Banco de Teses e Dissertações da Capes. RECIIS - Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, Rio de Janeiro, v. 11, p. 1-5, nov. 2017. GONDIM, Patrícia Guedes Corrêa. As construções discursivas de identidades no território do facebook e as políticas educacionais de diversidade. 2017. 257 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9902 . Acessado em 20 de abr 2022 MARCOLINO, S., BARROS, F. C. O. M. e MELLO, S. A. A teoria do jogo de Elkonin e a educação infantil. Psicologia Escolar e Educacional [online]. 2014, v. 18, n. 1, pp. 97-104. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/yPJRxRsQfQtcNGMBKPGG8ym/?lang=pt . Acesso em 30 mar 2022. MENEZES, Carlos André Araújo. Rasgando uniformes e descosturando normas de gênero no espaço escolar. 2019. 89 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2019. Disponível em: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11404 . Acessado em 20 de abr 2022. PASQUALIN, J. C., & ABRANTES, A. A. (2013). Forma e conteúdo do ensino na educação infantil: o papel do jogo protagonizado e as contribuições da literatura infantil. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 5(2), 13–24. https://doi.org/10.9771/gmed.v5i2.9696 PISCITELLI, Adriana. Gênero: a história de um conceito. Em: ALMEIDA, Heloísa Buarque de & SZWAKO, José Eduardo (Org.). Diferenças, igualdade. São Paulo: Berlendis & Vertecchia, 2009. RUBIN, Gayle. Tráfico de mulheres: notas sobre a „economia política‟ do sexo, In: Políticas do sexo. Trad. DIAS, Jamile Pinheiro. São Paulo: Ubu, 2017. SANTOS, Luciano Rodrigues dos. Gênero, educação em sexualidade e formação docente : descortinando o curso de Educação Física da Universidade Federal de Sergipe. 2016. 255 f. Tese (Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2016. Disponível em: https://ri.ufs.br/handle/riufs/4594 . Acessado em 20 de abr 2022 SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil para análise histórica. Em: Educação & Realidade, v. 20, n. 2, 1995, p. 71-99, 1995. Disponível em https://www.seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/viewFile/71721/40667. Acesso em 24 Dez. 2020. TORRÃO FILHO, Amílcar. Uma questão de gênero: onde o masculino e o feminimo se cruzam. cadernos pagu (24), janeiro-junho de 2005, pp.127-152.Disponível em: https://www.scielo.br/j/cpa/a/9qWCTLfW8Qvr9bTspS9dSsd/?lang=pt&format=pdf Acesso em 15 out 2021.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSexo/Gêneropt_BR
dc.subjectDiversidadept_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO ENSINO DA DIVERSIDADE DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTILpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Keides Batista Vicente.pdfartigo_keidevicente405,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
tcae_Keides Batista Vicente.pdftermo_de_autorização_keidesvicentee233,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ata defesa_Keides Batista Vicente.pdfAta defesa Keides Vicente412,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.