Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3083
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O HÁBITO DA LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Título(s) alternativo(s): O hábito da leitura na educação infantil
Autor(es): Carvalho, Evanice
Primeiro Orientador: Ribeiro, Luciane
Resumo: Este artigo é sobre a importância da leitura para o desenvolvimento da visão crítica e a prática da escrita em alunos nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Esta produção teve como objetivo verificar como acontece o processo de aquisição da leitura nas séries iniciais e o que a escola tem feito para que esta aquisição aconteça com qualidade. E, especificamente, analisar quais os motivos que levam as crianças a não desenvolver a leitura e a sua compreensão; e, compreender como os educadores lidam com os alunos que têm dificuldades no processo de aquisição da leitura. Pretende-se, por meio deste trabalho, enriquecer os conhecimentos, podendo servir como fonte de pesquisa para profissionais envolvidos com a educação, com perspectivas de ampliar o domínio da leitura. Dessa maneira, concluiu-se que, para escrever bem, é preciso ter lido, ou seja, uma pessoa somente conseguirá produzir textos se for detentora de um repertório vocabular. Para alcançar essa condição, é essencial ter o hábito da leitura, o que vem justificar o tema. E a leitura deve iniciar, com maior ênfase, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A escrita é uma consequência do ato de ler, reforçada pelo exercício da prática. A coleta de dados ou informações foi realizada por meio de pesquisa bibliográfica, com análise de colocações de autores sobre a leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental e como formar o leitor crítico. Metodologicamente, adotou-se a pesquisa bibliográfica e foi realizada a leitura crítica, a redação de resumos e paráfrases pertinentes ao enfrentamento do tema e a comprovação das hipóteses.
Abstract: This article is about the importance of reading for the development of critical vision and the practice of writing in students in the early years of Elementary School. This production aimed to verify how the reading acquisition process happens in the initial series and what the school has done to make this acquisition happen with quality. And, specifically, to analyze the reasons that lead children not to develop reading and comprehension; and, understand how educators deal with students who have difficulties in the reading acquisition process. It is intended, through this work, to enrich knowledge, being able to serve as a source of research for professionals involved with education, with perspectives of expanding the domain of reading. In this way, it was concluded that, in order to write well, it is necessary to have read, that is, a person will only be able to produce texts if they have a vocabulary repertoire. To achieve this condition, it is essential to have the habit of reading, which justifies the theme. And reading should begin, with greater emphasis, in the early years of elementary school. Writing is a consequence of the act of reading, reinforced by the exercise of practice.The collection of data or information was carried out through bibliographic research, with analysis of authors' statements about reading in the early years of Elementary School and how to train the critical
Palavras-chave: Escrita Prática
Leitura
Politização
Repertório vocabular
Visão crítica
Área do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Hidrolândia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3083
Data do documento: 22-Out-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcae_Evanice Ferreira de Carvalho.pdf228,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
tcc_Evanice Ferreira de Carvalho.pdf411,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ata de defesa_Evanice Ferreira de Carvalho.pdf188,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.