Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3083
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Luciane-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2802747011364724pt_BR
dc.creatorCarvalho, Evanice-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8405391501524759pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-22T14:13:00Z-
dc.date.available2022-10-29-
dc.date.available2022-11-22T14:13:00Z-
dc.date.issued2022-10-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3083-
dc.description.abstractThis article is about the importance of reading for the development of critical vision and the practice of writing in students in the early years of Elementary School. This production aimed to verify how the reading acquisition process happens in the initial series and what the school has done to make this acquisition happen with quality. And, specifically, to analyze the reasons that lead children not to develop reading and comprehension; and, understand how educators deal with students who have difficulties in the reading acquisition process. It is intended, through this work, to enrich knowledge, being able to serve as a source of research for professionals involved with education, with perspectives of expanding the domain of reading. In this way, it was concluded that, in order to write well, it is necessary to have read, that is, a person will only be able to produce texts if they have a vocabulary repertoire. To achieve this condition, it is essential to have the habit of reading, which justifies the theme. And reading should begin, with greater emphasis, in the early years of elementary school. Writing is a consequence of the act of reading, reinforced by the exercise of practice.The collection of data or information was carried out through bibliographic research, with analysis of authors' statements about reading in the early years of Elementary School and how to train the criticalpt_BR
dc.description.resumoEste artigo é sobre a importância da leitura para o desenvolvimento da visão crítica e a prática da escrita em alunos nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Esta produção teve como objetivo verificar como acontece o processo de aquisição da leitura nas séries iniciais e o que a escola tem feito para que esta aquisição aconteça com qualidade. E, especificamente, analisar quais os motivos que levam as crianças a não desenvolver a leitura e a sua compreensão; e, compreender como os educadores lidam com os alunos que têm dificuldades no processo de aquisição da leitura. Pretende-se, por meio deste trabalho, enriquecer os conhecimentos, podendo servir como fonte de pesquisa para profissionais envolvidos com a educação, com perspectivas de ampliar o domínio da leitura. Dessa maneira, concluiu-se que, para escrever bem, é preciso ter lido, ou seja, uma pessoa somente conseguirá produzir textos se for detentora de um repertório vocabular. Para alcançar essa condição, é essencial ter o hábito da leitura, o que vem justificar o tema. E a leitura deve iniciar, com maior ênfase, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A escrita é uma consequência do ato de ler, reforçada pelo exercício da prática. A coleta de dados ou informações foi realizada por meio de pesquisa bibliográfica, com análise de colocações de autores sobre a leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental e como formar o leitor crítico. Metodologicamente, adotou-se a pesquisa bibliográfica e foi realizada a leitura crítica, a redação de resumos e paráfrases pertinentes ao enfrentamento do tema e a comprovação das hipóteses.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Evanice Ferreira de Carvalho (2018211221351320@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-21T23:10:51Z No. of bitstreams: 3 termo_de_autorizacao e ciencia para repositorio (3) (1).pdf: 233708 bytes, checksum: de478061f9a834d7623ed0fcd5fa8493 (MD5) EVANICE FERREIRA DE CARVALHO TCC PRONTO (1).pdf: 421718 bytes, checksum: 4b879ecc3abe5ea0d5a0328a344fa454 (MD5) Evanice Ferreira de Carvalho_ATA DE DEFESA DE TRABALHO DE CURSO.pdf: 192752 bytes, checksum: 7372a8deb1066218ec4cec2bea4590ad (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-22T14:06:15Z (GMT) No. of bitstreams: 3 termo_de_autorizacao e ciencia para repositorio (3) (1).pdf: 233708 bytes, checksum: de478061f9a834d7623ed0fcd5fa8493 (MD5) EVANICE FERREIRA DE CARVALHO TCC PRONTO (1).pdf: 421718 bytes, checksum: 4b879ecc3abe5ea0d5a0328a344fa454 (MD5) Evanice Ferreira de Carvalho_ATA DE DEFESA DE TRABALHO DE CURSO.pdf: 192752 bytes, checksum: 7372a8deb1066218ec4cec2bea4590ad (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-22T14:07:33Z (GMT) No. of bitstreams: 3 termo_de_autorizacao e ciencia para repositorio (3) (1).pdf: 233708 bytes, checksum: de478061f9a834d7623ed0fcd5fa8493 (MD5) EVANICE FERREIRA DE CARVALHO TCC PRONTO (1).pdf: 421718 bytes, checksum: 4b879ecc3abe5ea0d5a0328a344fa454 (MD5) Evanice Ferreira de Carvalho_ATA DE DEFESA DE TRABALHO DE CURSO.pdf: 192752 bytes, checksum: 7372a8deb1066218ec4cec2bea4590ad (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-22T14:13:00Z (GMT). No. of bitstreams: 3 termo_de_autorizacao e ciencia para repositorio (3) (1).pdf: 233708 bytes, checksum: de478061f9a834d7623ed0fcd5fa8493 (MD5) EVANICE FERREIRA DE CARVALHO TCC PRONTO (1).pdf: 421718 bytes, checksum: 4b879ecc3abe5ea0d5a0328a344fa454 (MD5) Evanice Ferreira de Carvalho_ATA DE DEFESA DE TRABALHO DE CURSO.pdf: 192752 bytes, checksum: 7372a8deb1066218ec4cec2bea4590ad (MD5) Previous issue date: 2022-10-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Hidrolândiapt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscrita Práticapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectPolitizaçãopt_BR
dc.subjectRepertório vocabularpt_BR
dc.subjectVisão críticapt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO HÁBITO DA LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
dc.title.alternativeO hábito da leitura na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcae_Evanice Ferreira de Carvalho.pdf228,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
tcc_Evanice Ferreira de Carvalho.pdf411,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ata de defesa_Evanice Ferreira de Carvalho.pdf188,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.