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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: EDUCAÇÃO DO CAMPO: TRAJETÓRIA DE CONQUISTAS E DESAFIOS A SEREM SUPERADOS NA CONTEMPORANEIDADE PELOS ALUNOS DE 4 A 17 ANOS
Autor(es): Castro, Luzia Helena Vieira de
Primeiro Orientador: Cardoso, Josiane Moreira
Segundo Orientador: Cardoso, Josiane Moreira
Resumo: A educação é direito de todos, independentemente do local onde residem (campo ou cidade). Diante disso, o presente artigo é um levantamento bibliográfico de natureza básica, que teve como objetivo compreender as conquistas e os desafios a serem superados na contemporaneidade pelos alunos de 4 a 17 anos que residem no campo para ter acesso à educação de qualidade e permanecer na escola. Para tanto, foram utilizados dispositivos legais como a Constituição Federal de 1988, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei n. 9.394/96), Decreto n. 7.352/2010; e autores como Arroyo (1999); Fonseca; Paz (2012), Molina (2016), e outros. A partir dos dados obtidos foi possível verificar que, apesar de legislações e documentos da educação versar que os alunos do campo devem ser atendidos no espaço onde vivem, a realidade é bem contraditória, pois o que se vê são inúmeras escolas do campo deixando de funcionar, ficando os alunos assim desassistidos, e para não parar de estudar, os mesmos enfrentam inúmeros desafios ao frequentar as escolas da zona urbana, como ter um ensino fora realidade do campo; passar várias horas dentro do veículo de transporte; além de serem submetidos a situações de risco e desconforto, pois muitos veículos estão sucateados e não possuem o básico, como cinto de segurança, estofamento nos bancos, ar condicionado, e outros; sem falar que as vias de circulação não são pavimentadas na maioria das vezes, tendo que enfrentar poeira na seca e atoleiros em período chuvoso, etc., que são fatores que influenciam significativamente no rendimento escolar dos alunos, podendo acarretar até mesmo em evasão. Nas considerações finais, destaca-se a necessidade de novas políticas pública voltadas para a Educação do Campo, bem como a concretização das já existentes, de modo a efetivar o direito de estudar com dignidade.
Abstract: Education is a right for everyone, regardless of where they live (countryside or city). Therefore, the present article is a bibliographic survey of a basic nature, which aimed to understand the achievements and challenges to be overcome in contemporary times by students aged 4 to 17 who live in the countryside to have access to quality education and remain in the school. To this end, legal provisions were used, such as the Federal Constitution of 1988, Law on National Education Guidelines and Bases (LDB, Law n. 9.394/96), Decree n. 7.352/2010; and authors such as Arroyo (1999); Fonseca; Paz (2012), Molina (2016), and others. Based on the data obtained, it was possible to verify that, despite legislation and education documents stating that rural students must be served in the space where they live, the reality is quite contradictory, since what is seen are numerous rural schools failing to function, leaving the students unattended, and in order not to stop studying, they face numerous challenges when attending schools in the urban area, such as having a teaching outside the reality of the countryside; spend several hours inside the transport vehicle; in addition to being subjected to risky and uncomfortable situations, as many vehicles are scrapped and do not have the basics, such as seat belts, seat upholstery, air conditioning, and others; not to mention that the roads are not paved most of the time, having to face dust in the dry season and quagmire in the rainy season, etc., which are factors that significantly influence the school performance of students, and can even lead to dropout. In the final considerations, the need for new public policies aimed at Rural Education is highlighted, as well as the implementation of existing ones, in order to implement the right to study with dignity.
Palavras-chave: Educação do Campo
Trajetória
Conquistas
Desafios
Alunos de 4 a 17 anos
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Iporá
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3082
Data do documento: 18-Nov-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

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