Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3082
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cardoso, Josiane Moreira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5102187652909256pt_BR
dc.contributor.advisor2Cardoso, Josiane Moreira-
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5102187652909256pt_BR
dc.creatorCastro, Luzia Helena Vieira de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0301364300569084pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-22T13:58:36Z-
dc.date.available2022-11-18-
dc.date.available2022-11-22T13:58:36Z-
dc.date.issued2022-11-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3082-
dc.description.abstractEducation is a right for everyone, regardless of where they live (countryside or city). Therefore, the present article is a bibliographic survey of a basic nature, which aimed to understand the achievements and challenges to be overcome in contemporary times by students aged 4 to 17 who live in the countryside to have access to quality education and remain in the school. To this end, legal provisions were used, such as the Federal Constitution of 1988, Law on National Education Guidelines and Bases (LDB, Law n. 9.394/96), Decree n. 7.352/2010; and authors such as Arroyo (1999); Fonseca; Paz (2012), Molina (2016), and others. Based on the data obtained, it was possible to verify that, despite legislation and education documents stating that rural students must be served in the space where they live, the reality is quite contradictory, since what is seen are numerous rural schools failing to function, leaving the students unattended, and in order not to stop studying, they face numerous challenges when attending schools in the urban area, such as having a teaching outside the reality of the countryside; spend several hours inside the transport vehicle; in addition to being subjected to risky and uncomfortable situations, as many vehicles are scrapped and do not have the basics, such as seat belts, seat upholstery, air conditioning, and others; not to mention that the roads are not paved most of the time, having to face dust in the dry season and quagmire in the rainy season, etc., which are factors that significantly influence the school performance of students, and can even lead to dropout. In the final considerations, the need for new public policies aimed at Rural Education is highlighted, as well as the implementation of existing ones, in order to implement the right to study with dignity.pt_BR
dc.description.resumoA educação é direito de todos, independentemente do local onde residem (campo ou cidade). Diante disso, o presente artigo é um levantamento bibliográfico de natureza básica, que teve como objetivo compreender as conquistas e os desafios a serem superados na contemporaneidade pelos alunos de 4 a 17 anos que residem no campo para ter acesso à educação de qualidade e permanecer na escola. Para tanto, foram utilizados dispositivos legais como a Constituição Federal de 1988, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei n. 9.394/96), Decreto n. 7.352/2010; e autores como Arroyo (1999); Fonseca; Paz (2012), Molina (2016), e outros. A partir dos dados obtidos foi possível verificar que, apesar de legislações e documentos da educação versar que os alunos do campo devem ser atendidos no espaço onde vivem, a realidade é bem contraditória, pois o que se vê são inúmeras escolas do campo deixando de funcionar, ficando os alunos assim desassistidos, e para não parar de estudar, os mesmos enfrentam inúmeros desafios ao frequentar as escolas da zona urbana, como ter um ensino fora realidade do campo; passar várias horas dentro do veículo de transporte; além de serem submetidos a situações de risco e desconforto, pois muitos veículos estão sucateados e não possuem o básico, como cinto de segurança, estofamento nos bancos, ar condicionado, e outros; sem falar que as vias de circulação não são pavimentadas na maioria das vezes, tendo que enfrentar poeira na seca e atoleiros em período chuvoso, etc., que são fatores que influenciam significativamente no rendimento escolar dos alunos, podendo acarretar até mesmo em evasão. Nas considerações finais, destaca-se a necessidade de novas políticas pública voltadas para a Educação do Campo, bem como a concretização das já existentes, de modo a efetivar o direito de estudar com dignidade.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Luzia Helena Vieira de Castro (luzia.vieira@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-11-18T21:15:33Z No. of bitstreams: 4 ARTIGO FINAL LUZIA HELENA (1).pdf: 280161 bytes, checksum: 78b08792a781f3e3547473e382b6062f (MD5) LUZIA HELENA VIEIRA DE CASTRO - Ata de defesa de trabalho de curso.pdf: 208208 bytes, checksum: 67fc2bba6a183f42fe4cdf26bbba6177 (MD5) +Termo de autorizacao da publicacao (1).pdf: 98831 bytes, checksum: 00f306f33f79dc74b9390ccfd83a3b6b (MD5) +Termo de autorizacao da publicacao (1).pdf: 98831 bytes, checksum: 00f306f33f79dc74b9390ccfd83a3b6b (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Prezada LUZIA HELENA, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo:   O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) inserido não é o modelo utilizado pelo Repositório Institucional do IF Goiano (RIIF Goiano).  O documento devidamente assinado é elemento obrigatório e deve constar nos trabalhos acadêmicos submetidos no Repositório.  Caso não esteja devidamente inserido na submissão realizada, rejeitamos o arquivo para a realização de ajustes e adequação do(s) autor(es). Para sanar dúvidas, sugerimos a leitura do tutorial “Como submeter o trabalho no RIIF Goiano”, clicando aqui:  O TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização", podendo ser encontrado no seguinte link: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf  O(s) autor(es) deve revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação contendo,o TCAE, a Ata de defesa e o artigo científico. Pode ser enviados em arquivos em separado, mas estes documentos precisam estar obrigatoriamente na submissão enviada Assim que o TCAE e a Ata de defesa estiverem assinados e anexados, nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Recomendamos que, caso não seja possível coletar assinatura do(a) Professor(a) orientador(a) no mesmo documento, você pode editar em imagem e anexar ao TCAE, ou então solicitar ao docente que abra no Sistema SUAP o documento Intitulado Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE), na opção "Termos" e coletar assinaturas eletrônicas.  Você também pode tirar dúvidas, assistindo a este tutorial, clicando aqui. Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas.  Estamos à disposição. Atenciosamente, on 2022-11-20T23:32:01Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Luzia Helena Vieira de Castro (luzia.vieira@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-11-21T20:50:20Z No. of bitstreams: 3 ARTIGO FINAL LUZIA HELENA (1).pdf: 280161 bytes, checksum: 78b08792a781f3e3547473e382b6062f (MD5) LUZIA HELENA VIEIRA DE CASTRO - Ata de defesa de trabalho de curso.pdf: 208208 bytes, checksum: 67fc2bba6a183f42fe4cdf26bbba6177 (MD5) termo_de_autorizacao (2).pdf: 101677 bytes, checksum: 71cc9a2910f65a2340847c1e93a4db5c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-22T13:53:31Z (GMT) No. of bitstreams: 3 ARTIGO FINAL LUZIA HELENA (1).pdf: 280161 bytes, checksum: 78b08792a781f3e3547473e382b6062f (MD5) LUZIA HELENA VIEIRA DE CASTRO - Ata de defesa de trabalho de curso.pdf: 208208 bytes, checksum: 67fc2bba6a183f42fe4cdf26bbba6177 (MD5) termo_de_autorizacao (2).pdf: 101677 bytes, checksum: 71cc9a2910f65a2340847c1e93a4db5c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-22T13:54:30Z (GMT) No. of bitstreams: 3 ARTIGO FINAL LUZIA HELENA (1).pdf: 280161 bytes, checksum: 78b08792a781f3e3547473e382b6062f (MD5) LUZIA HELENA VIEIRA DE CASTRO - Ata de defesa de trabalho de curso.pdf: 208208 bytes, checksum: 67fc2bba6a183f42fe4cdf26bbba6177 (MD5) termo_de_autorizacao (2).pdf: 101677 bytes, checksum: 71cc9a2910f65a2340847c1e93a4db5c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-22T13:58:36Z (GMT). No. of bitstreams: 3 ARTIGO FINAL LUZIA HELENA (1).pdf: 280161 bytes, checksum: 78b08792a781f3e3547473e382b6062f (MD5) LUZIA HELENA VIEIRA DE CASTRO - Ata de defesa de trabalho de curso.pdf: 208208 bytes, checksum: 67fc2bba6a183f42fe4cdf26bbba6177 (MD5) termo_de_autorizacao (2).pdf: 101677 bytes, checksum: 71cc9a2910f65a2340847c1e93a4db5c (MD5) Previous issue date: 2022-11-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Iporápt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectTrajetóriapt_BR
dc.subjectConquistaspt_BR
dc.subjectDesafiospt_BR
dc.subjectAlunos de 4 a 17 anospt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleEDUCAÇÃO DO CAMPO: TRAJETÓRIA DE CONQUISTAS E DESAFIOS A SEREM SUPERADOS NA CONTEMPORANEIDADE PELOS ALUNOS DE 4 A 17 ANOSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Luzia Helena Vieira de Castro.pdfartigo final273,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ata de defesa_Luzia Helena Vieira de Castro.pdfata203,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
tcae_Luzia Helena Vieira de Castro.pdfautorização99,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.