Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3079
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | INCLUSÃO ESCOLAR DA CRIANÇA AUTISTA: UMA ANÁLISE SOBRE O PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO E INTERVENÇÕES ADOTADAS NO ÂMBITO ESCOLAR |
Autor(es): | Souza, Niulayne Pereira |
Primeiro Orientador: | Lamonier, Elisângela Leles |
Primeiro Membro da Banca: | Martins, Lucimar |
Segundo Membro da Banca: | Souza, Calixto |
Resumo: | O autismo é um transtorno de neurodesenvolvimento, que não possui cura e persiste por toda vida. Seu diagnóstico é clinico e caracteriza-se pelo desenvolvimento atípico nas áreas da socialização, interação e comportamento. A importância de entender as características do autismo contribui para facilitar a inclusão da criança autista no âmbito escolar, proporcionando oportunidades de convivência com outras pessoas fora de seu convívio familiar, constituindo-se num espaço de aprendizagem e de desenvolvimento da competência social. Uma forma de estratégia no processo de aprendizagem é a aplicação de métodos que possibilita melhorias nos sintomas e consequentemente traz qualidade de vida a criança com Transtorno do Espectro Autista. Este trabalho foi realizado através de pesquisas bibliográficas com intuito de buscar informações que promovam conhecimento e entendimento para tal assunto, e tem a proposta de entender o que é o autismo, suas características, como é realizado o processo de socialização e inclusão da criança autista no âmbito escolar e compreender como são realizados os modelos de intervenções como o método ABA e TEACCH. |
Abstract: | Autism is a neurodevelopmental disorder, which has no cure. Its diagnosis is clinical and is characterized by atypical development in the areas of socialization, interaction and behavior. Understanding the characteristics of autism facilitate the inclusion of autistic children in the school environment, providing opportunities for coexistence with other people apart from their family, constituting a space for learning and development of social competences. A strategy in the learning process is the application of methods that provides improvements in symptoms and promotes quality of life to children with Autism Spectrum Disorder. This work was carried out through bibliographical research in order to seek information that promotes knowledge and understanding for this content, and has the proposal to understand what autism is, its characteristics, how the process of socialization and inclusion of the child is accomplished in the school environment and understand how intervention strategies such as the ABA and TEACCH are followed through. |
Palavras-chave: | Inclusão Escolar Autismo Processos de intervenção |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Iporá |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3079 |
Data do documento: | 4-Nov-2022 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_Niulayne Pereira de Souza.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 14,77 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.