Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3079
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: INCLUSÃO ESCOLAR DA CRIANÇA AUTISTA: UMA ANÁLISE SOBRE O PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO E INTERVENÇÕES ADOTADAS NO ÂMBITO ESCOLAR
metadata.dc.creator: Souza, Niulayne Pereira
metadata.dc.contributor.advisor1: Lamonier, Elisângela Leles
metadata.dc.contributor.referee1: Martins, Lucimar
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Calixto
metadata.dc.description.resumo: O autismo é um transtorno de neurodesenvolvimento, que não possui cura e persiste por toda vida. Seu diagnóstico é clinico e caracteriza-se pelo desenvolvimento atípico nas áreas da socialização, interação e comportamento. A importância de entender as características do autismo contribui para facilitar a inclusão da criança autista no âmbito escolar, proporcionando oportunidades de convivência com outras pessoas fora de seu convívio familiar, constituindo-se num espaço de aprendizagem e de desenvolvimento da competência social. Uma forma de estratégia no processo de aprendizagem é a aplicação de métodos que possibilita melhorias nos sintomas e consequentemente traz qualidade de vida a criança com Transtorno do Espectro Autista. Este trabalho foi realizado através de pesquisas bibliográficas com intuito de buscar informações que promovam conhecimento e entendimento para tal assunto, e tem a proposta de entender o que é o autismo, suas características, como é realizado o processo de socialização e inclusão da criança autista no âmbito escolar e compreender como são realizados os modelos de intervenções como o método ABA e TEACCH.
Abstract: Autism is a neurodevelopmental disorder, which has no cure. Its diagnosis is clinical and is characterized by atypical development in the areas of socialization, interaction and behavior. Understanding the characteristics of autism facilitate the inclusion of autistic children in the school environment, providing opportunities for coexistence with other people apart from their family, constituting a space for learning and development of social competences. A strategy in the learning process is the application of methods that provides improvements in symptoms and promotes quality of life to children with Autism Spectrum Disorder. This work was carried out through bibliographical research in order to seek information that promotes knowledge and understanding for this content, and has the proposal to understand what autism is, its characteristics, how the process of socialization and inclusion of the child is accomplished in the school environment and understand how intervention strategies such as the ABA and TEACCH are followed through.
Keywords: Inclusão Escolar
Autismo
Processos de intervenção
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Iporá
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3079
Issue Date: 4-Nov-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_Niulayne Pereira de Souza.pdfTrabalho de Conclusão de Curso14,77 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.