Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3079
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lamonier, Elisângela Leles-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7175715121981610pt_BR
dc.contributor.referee1Martins, Lucimar-
dc.contributor.referee2Souza, Calixto-
dc.creatorSouza, Niulayne Pereira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9136929450257178pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-21T18:41:41Z-
dc.date.available2022-11-21-
dc.date.available2022-11-21T18:41:41Z-
dc.date.issued2022-11-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3079-
dc.description.abstractAutism is a neurodevelopmental disorder, which has no cure. Its diagnosis is clinical and is characterized by atypical development in the areas of socialization, interaction and behavior. Understanding the characteristics of autism facilitate the inclusion of autistic children in the school environment, providing opportunities for coexistence with other people apart from their family, constituting a space for learning and development of social competences. A strategy in the learning process is the application of methods that provides improvements in symptoms and promotes quality of life to children with Autism Spectrum Disorder. This work was carried out through bibliographical research in order to seek information that promotes knowledge and understanding for this content, and has the proposal to understand what autism is, its characteristics, how the process of socialization and inclusion of the child is accomplished in the school environment and understand how intervention strategies such as the ABA and TEACCH are followed through.pt_BR
dc.description.resumoO autismo é um transtorno de neurodesenvolvimento, que não possui cura e persiste por toda vida. Seu diagnóstico é clinico e caracteriza-se pelo desenvolvimento atípico nas áreas da socialização, interação e comportamento. A importância de entender as características do autismo contribui para facilitar a inclusão da criança autista no âmbito escolar, proporcionando oportunidades de convivência com outras pessoas fora de seu convívio familiar, constituindo-se num espaço de aprendizagem e de desenvolvimento da competência social. Uma forma de estratégia no processo de aprendizagem é a aplicação de métodos que possibilita melhorias nos sintomas e consequentemente traz qualidade de vida a criança com Transtorno do Espectro Autista. Este trabalho foi realizado através de pesquisas bibliográficas com intuito de buscar informações que promovam conhecimento e entendimento para tal assunto, e tem a proposta de entender o que é o autismo, suas características, como é realizado o processo de socialização e inclusão da criança autista no âmbito escolar e compreender como são realizados os modelos de intervenções como o método ABA e TEACCH.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Niulayne Pereira de Souza (niulayne.souza@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-11-21T18:22:30Z No. of bitstreams: 1 DOCUMENTAÇÃO DE TCC.pdf: 15121665 bytes, checksum: 517129ee21740cbdbc9fcab1e199c621 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-21T18:38:44Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DOCUMENTAÇÃO DE TCC.pdf: 15121665 bytes, checksum: 517129ee21740cbdbc9fcab1e199c621 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-21T18:39:32Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DOCUMENTAÇÃO DE TCC.pdf: 15121665 bytes, checksum: 517129ee21740cbdbc9fcab1e199c621 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-21T18:41:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DOCUMENTAÇÃO DE TCC.pdf: 15121665 bytes, checksum: 517129ee21740cbdbc9fcab1e199c621 (MD5) Previous issue date: 2022-11-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Iporápt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInclusão Escolarpt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectProcessos de intervençãopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleINCLUSÃO ESCOLAR DA CRIANÇA AUTISTA: UMA ANÁLISE SOBRE O PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO E INTERVENÇÕES ADOTADAS NO ÂMBITO ESCOLARpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Niulayne Pereira de Souza.pdfTrabalho de Conclusão de Curso14,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.