Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3078
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: INSERÇÃO DA CRIANÇA NO CENTRO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
metadata.dc.creator: Martins, Daniela Cristina Mateus da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Rafael Vasconcelos de
metadata.dc.description.resumo: Considerando que existe uma vasta literatura sobre a inserção da criança na Instituição de Educação Infantil, o presente estudo visa contribuir com as pesquisas sobre a imersão da criança no centro de educação infantil (creche), sabe-se que a educação infantil é a primeira etapa da educação básica. Assim, a escola faz parte da vivência da criança, afinal muitas delas iniciam sua vida escolar desde bebês, por isso é preciso compreender como surgiu a creche, o contexto histórico desse espaço que diz muito sobre as concepções que cercam a educação das crianças e como se dá o cuidar e o educar. O método aplicado na pesquisa foi bibliográfico, fazendo uma análise acerca da contextualização teórica dos vários autores citados como Balaban (1988), Rizzo (2003), Staccioli (2013), Merisse (1997), Perissé (2007). A partir do estudo realizado, espera-se trazer contribuições sobre a temática, pois a inserção da criança na vida escolar ainda deve estar aberta a incorporar novos hábitos, comportamentos, percepções e aos nossos educandos. Por isso, procuramos refletir sobre esse ambiente que precisa ser acolhedor e ao mesmo tempo oferecer cuidados enquanto os pais trabalham.
Abstract: Considering that there is a vast literature on the insertion of the child in the Institution of Early Childhood Education, the present study aims to contribute to the research on the child's immersion in day care, it is known that early childhood education is the first stage of basic education. Thus, the school is part of the child's experience, after all, many of them start their school life since they were babies, so it is necessary to understand how the day care center came about, the historical context of this space that says a lot about the conceptions that surround the education of children and how take care and educate. The method applied in the research was bibliographic, analyzing the theoretical context of the various authors cited as Balaban (1988), Rizzo (2003), Staccioli (2013), Merisse (1997), Perissé (2007). From the study carried out, it is expected to bring contributions on the subject, since the insertion of the child in school life must still be open to incorporating new habits, behaviors, perceptions and to our students. Therefore, we try to reflect on this environment that needs to be welcoming and at the same time offer care while parents work.
Keywords: Creche
Criança
Cuidar
Educar
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Urutaí
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3078
Issue Date: 20-Oct-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DANIELA-CRISTINA-ARTIGO.pdf1,28 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.