Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3078
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: INSERÇÃO DA CRIANÇA NO CENTRO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor(es): Martins, Daniela Cristina Mateus da Silva
Primeiro Orientador: Oliveira, Rafael Vasconcelos de
Resumo: Considerando que existe uma vasta literatura sobre a inserção da criança na Instituição de Educação Infantil, o presente estudo visa contribuir com as pesquisas sobre a imersão da criança no centro de educação infantil (creche), sabe-se que a educação infantil é a primeira etapa da educação básica. Assim, a escola faz parte da vivência da criança, afinal muitas delas iniciam sua vida escolar desde bebês, por isso é preciso compreender como surgiu a creche, o contexto histórico desse espaço que diz muito sobre as concepções que cercam a educação das crianças e como se dá o cuidar e o educar. O método aplicado na pesquisa foi bibliográfico, fazendo uma análise acerca da contextualização teórica dos vários autores citados como Balaban (1988), Rizzo (2003), Staccioli (2013), Merisse (1997), Perissé (2007). A partir do estudo realizado, espera-se trazer contribuições sobre a temática, pois a inserção da criança na vida escolar ainda deve estar aberta a incorporar novos hábitos, comportamentos, percepções e aos nossos educandos. Por isso, procuramos refletir sobre esse ambiente que precisa ser acolhedor e ao mesmo tempo oferecer cuidados enquanto os pais trabalham.
Abstract: Considering that there is a vast literature on the insertion of the child in the Institution of Early Childhood Education, the present study aims to contribute to the research on the child's immersion in day care, it is known that early childhood education is the first stage of basic education. Thus, the school is part of the child's experience, after all, many of them start their school life since they were babies, so it is necessary to understand how the day care center came about, the historical context of this space that says a lot about the conceptions that surround the education of children and how take care and educate. The method applied in the research was bibliographic, analyzing the theoretical context of the various authors cited as Balaban (1988), Rizzo (2003), Staccioli (2013), Merisse (1997), Perissé (2007). From the study carried out, it is expected to bring contributions on the subject, since the insertion of the child in school life must still be open to incorporating new habits, behaviors, perceptions and to our students. Therefore, we try to reflect on this environment that needs to be welcoming and at the same time offer care while parents work.
Palavras-chave: Creche
Criança
Cuidar
Educar
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Urutaí
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3078
Data do documento: 20-Out-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DANIELA-CRISTINA-ARTIGO.pdf1,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.