Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3076
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O PAPEL DAS REDES SOCIAIS E AS FAKES NEWS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Título(s) alternativo(s): | The Role of Social Networks and Fakes News in the Final Years of Elementary School |
Autor(es): | Rodrigues, Cirlene Mendes da Silva |
Primeiro Orientador: | Rodrigues, Raphaella |
Primeiro Membro da Banca: | Silva Júnior, Calixto da |
Segundo Membro da Banca: | Costa, Jordanna Marra |
Resumo: | A comunicação e as informações imediatistas exercem um grande poder nas pessoas, facilitando assim a propagação das Fakes News. Ao inteirar-se disso, o presente estudo, procura apresentar algumas reflexões relacionadas as mesmas, evidenciando aspectos que mobilizam as pessoas de má índole a produzirem esse tipo de notícia, causando prejuízos na vida das pessoas. Levantando questionamentos e possíveis soluções, sobre a importância de trabalhar com as crianças e jovens dos anos finais do Ensino Fundamental sobre esse tipo de noticiário. Buscando fatos relevantes que mostram como a sociedade contemporânea e os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental têm sido afetados diante disso. Tendo como objetivo principal, apresentar reflexões sobre a divulgação de Fake News em Redes Sociais e seus malefícios na sociedade. As análises apresentaram informações importantes para dar seguimento a este estudo. Acredita-se que este trabalho, venha a colaborar em estudos futuros, ajudando a combater a disseminação das Fakes News, julgando que este fato tem se apresentado diante deste estudo, como sendo uma situação irresponsável, que vem ocorrendo com mais frequência depois da popularização das Redes Sociais juntamente com a facilidade de utilizar os recursos digitais disponíveis. |
Abstract: | That communication and immediate information exert great power on people, thus facilitating the spread of Fake News. By becoming aware of this, the present study seeks to present some reflections related to them, highlighting aspects that mobilize people of bad nature to produce this kind of news, causing damage in people's lives. Raising questions and possible solutions about the importance of working with children and young people in the final years of elementary school about this kind of news. Looking for relevant facts that show how contemporary society and the students of the final years of elementary school have been affected by it. The main objective was to present reflections about the dissemination of Fake News in Social Networks and its harmful effects on society. The analyses presented important information to continue this study. It is believed that this work will contribute to future studies, helping to combat the spread of Fake News, judging that this fact has been presented before this study as an irresponsible situation, which has been occurring more frequently after the popularization of Social Networks along with the ease of using the digital resources available. |
Palavras-chave: | Redes Sociais Fakes News Educação Ensino-aprendizagem Recursos digitais |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Iporá |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3076 |
Data do documento: | 1-Nov-2022 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO CIENTÍFICO - O PAPEL DAS REDES SOCIAIS E AS FAKES NEWS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL - CIRLENE MENDES S. RODRIGUES.pdf | 1,58 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.