Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3074
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: ABORDAGEM REGGIO EMILIA: CONTRIBUIÇÕES DE LORIS MALAGUZZI PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
metadata.dc.creator: Ivo, Darling Dayane Mendes
metadata.dc.contributor.advisor1: Chaves, Davillas Newton de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Chaves, Davillas Newton de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Lopes, Lindiogenes Ferreira
metadata.dc.contributor.referee3: Pareja, Eliane Teodoro Coimbra
metadata.dc.description.resumo: Este artigo tem como objetivo analisar e compreender a “Abordagem em Reggio Emilia: contribuições de Loris Malaguzzi para a Educação Infantil”. A pesquisa tem o intuito de apresentar as principais abordagens em referência ao atendimento a primeira infância, com sua prática, a partir do ideal do lúdico através do atelier e valorizando a representação simbólica. Visando reconhecer as principais contribuições pedagógicas de Loris Malaguzzi em (Reggio Emilia, Itália) para a educação infantil, que conduziu aos objetivos específicos, formadores dos três capítulos deste, quais sejam: Capítulo I – Loris Malaguzzi: biografia, uma história de vida e obra realizada. Capítulo II – As propostas e os principais aspectos da abordagem pedagógica de Loris Malaguzzi, que leva a uma análise das abordagens, escuta, cem linguagens das crianças, onde defende a criança como protagonista do seu processo de desenvolvimento e a importância da documentação. Capítulo III – Uma abordagem metodológica eclética, cuja centralidade está na criança, que faz-se uma justificativa que Loris Malaguzzi é um intelectual inovador, em busca de emergir um novo modo próprio de pensar e organizar as abordagens pedagógicas para a educação infantil e salutar que a aprendizagem inspira a realização de ações que impulsionam a execução do direito das crianças pequenas de aprender e se desenvolver com bem-estar, por meio de suas comunicações e experiências vivenciadas. Nas Considerações Finais, evidenciamos as conclusões formuladas a partir de estudos bibliográficos, documental, exploratório e qualitativo com aporte em Edwards, Gandini e George (2016), Rinaldi (2018); John Dewey (2010); Vecchi (2017), Hoyuelos (2020) e Bendotti (2019), no ensaio de impulsionar mais estudos sobre as abordagens pedagógicas de Malaguzzi, ao ponto de torná-las nossa prática na educação infantil. Palavras-Chave: Reggio Emilia. Pedagogia Participativa a Escuta. Educação Infantil.
Abstract: This article aims to analyze and understand the "Approach in Reggio Emilia: contributions of Loris Malaguzzi for Early Childhood Education". The research aims to present the main approaches in reference to early childhood care, with its practice, from the ideal of play through the studio and valuing symbolic representation. In order to recognise the main pedagogical contributions of Loris Malaguzzi in (Reggio Emilia, Italy) to early childhood education, which led to the specific objectives, trainers of the three chapters of this, namely: Chapter I - Loris Malaguzzi: biography, a history of life and work accomplished. Chapter II - The proposals and the main aspects of Loris Malaguzzi’s pedagogical approach, which leads to an analysis of the approaches, listening, one hundred children’s languages, where he defends the child as the protagonist of his development process and the importance of documentation. Chapter III - An eclectic methodological approach, whose centrality is in the child, which makes up a justification that Loris Malaguzzi is an innovative intellectual, In search of emerging a new way of thinking and organizing pedagogical approaches to early childhood and healthy education that learning inspires the realization of actions that drive the execution of the right of young children to learn and develop with goodbe, through their communications and experiences. In the Final Considerations, we highlight the conclusions formulated from bibliographic, documentary, exploratory and qualitative studies with contributions in Edwards, Gandini and George (2016), Rinaldi (2018); John Dewey (2010); Vecchi (2017), Hoyuelos (2020) and Bendotti (2019) in the essay to drive further studies on Malaguzzi’s pedagogical approaches to the point of making them our practice in early childhood education. Key words: Reggio Emilia. Participatory Pedagogy Listening. Early Childhood Education.
Keywords: Reggio Emilia
Pedagogia Participativa a Escuta
Educação Infantil
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Iporá
metadata.dc.rights: Acesso Embargado
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3074
Issue Date: 28-Oct-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ata de defesa_Darling Dayane Mendes Ivo.pdf189,59 kBAdobe PDFView/Open
tcae_Darling Dayane Mendes Ivo.pdf152,12 kBAdobe PDFView/Open
tcc_Darling Dayane Mendes Ivo.pdf290,09 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.