Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3074
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: ABORDAGEM REGGIO EMILIA: CONTRIBUIÇÕES DE LORIS MALAGUZZI PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor(es): Ivo, Darling Dayane Mendes
Primeiro Orientador: Chaves, Davillas Newton de Oliveira
Primeiro Membro da Banca: Chaves, Davillas Newton de Oliveira
Segundo Membro da Banca: Lopes, Lindiogenes Ferreira
Terceiro Membro da Banca: Pareja, Eliane Teodoro Coimbra
Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar e compreender a “Abordagem em Reggio Emilia: contribuições de Loris Malaguzzi para a Educação Infantil”. A pesquisa tem o intuito de apresentar as principais abordagens em referência ao atendimento a primeira infância, com sua prática, a partir do ideal do lúdico através do atelier e valorizando a representação simbólica. Visando reconhecer as principais contribuições pedagógicas de Loris Malaguzzi em (Reggio Emilia, Itália) para a educação infantil, que conduziu aos objetivos específicos, formadores dos três capítulos deste, quais sejam: Capítulo I – Loris Malaguzzi: biografia, uma história de vida e obra realizada. Capítulo II – As propostas e os principais aspectos da abordagem pedagógica de Loris Malaguzzi, que leva a uma análise das abordagens, escuta, cem linguagens das crianças, onde defende a criança como protagonista do seu processo de desenvolvimento e a importância da documentação. Capítulo III – Uma abordagem metodológica eclética, cuja centralidade está na criança, que faz-se uma justificativa que Loris Malaguzzi é um intelectual inovador, em busca de emergir um novo modo próprio de pensar e organizar as abordagens pedagógicas para a educação infantil e salutar que a aprendizagem inspira a realização de ações que impulsionam a execução do direito das crianças pequenas de aprender e se desenvolver com bem-estar, por meio de suas comunicações e experiências vivenciadas. Nas Considerações Finais, evidenciamos as conclusões formuladas a partir de estudos bibliográficos, documental, exploratório e qualitativo com aporte em Edwards, Gandini e George (2016), Rinaldi (2018); John Dewey (2010); Vecchi (2017), Hoyuelos (2020) e Bendotti (2019), no ensaio de impulsionar mais estudos sobre as abordagens pedagógicas de Malaguzzi, ao ponto de torná-las nossa prática na educação infantil. Palavras-Chave: Reggio Emilia. Pedagogia Participativa a Escuta. Educação Infantil.
Abstract: This article aims to analyze and understand the "Approach in Reggio Emilia: contributions of Loris Malaguzzi for Early Childhood Education". The research aims to present the main approaches in reference to early childhood care, with its practice, from the ideal of play through the studio and valuing symbolic representation. In order to recognise the main pedagogical contributions of Loris Malaguzzi in (Reggio Emilia, Italy) to early childhood education, which led to the specific objectives, trainers of the three chapters of this, namely: Chapter I - Loris Malaguzzi: biography, a history of life and work accomplished. Chapter II - The proposals and the main aspects of Loris Malaguzzi’s pedagogical approach, which leads to an analysis of the approaches, listening, one hundred children’s languages, where he defends the child as the protagonist of his development process and the importance of documentation. Chapter III - An eclectic methodological approach, whose centrality is in the child, which makes up a justification that Loris Malaguzzi is an innovative intellectual, In search of emerging a new way of thinking and organizing pedagogical approaches to early childhood and healthy education that learning inspires the realization of actions that drive the execution of the right of young children to learn and develop with goodbe, through their communications and experiences. In the Final Considerations, we highlight the conclusions formulated from bibliographic, documentary, exploratory and qualitative studies with contributions in Edwards, Gandini and George (2016), Rinaldi (2018); John Dewey (2010); Vecchi (2017), Hoyuelos (2020) and Bendotti (2019) in the essay to drive further studies on Malaguzzi’s pedagogical approaches to the point of making them our practice in early childhood education. Key words: Reggio Emilia. Participatory Pedagogy Listening. Early Childhood Education.
Palavras-chave: Reggio Emilia
Pedagogia Participativa a Escuta
Educação Infantil
Área do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Iporá
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3074
Data do documento: 28-Out-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ata de defesa_Darling Dayane Mendes Ivo.pdf189,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
tcae_Darling Dayane Mendes Ivo.pdf152,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
tcc_Darling Dayane Mendes Ivo.pdf290,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.