Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3074
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Chaves, Davillas Newton de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8792323197646340pt_BR
dc.contributor.referee1Chaves, Davillas Newton de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8792323197646340pt_BR
dc.contributor.referee2Lopes, Lindiogenes Ferreira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9707551564076035pt_BR
dc.contributor.referee3Pareja, Eliane Teodoro Coimbra-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9022353042507149pt_BR
dc.creatorIvo, Darling Dayane Mendes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6648198944189410pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-21T15:17:27Z-
dc.date.available2024-12-30-
dc.date.available2022-11-21T15:17:27Z-
dc.date.issued2022-10-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3074-
dc.description.abstractThis article aims to analyze and understand the "Approach in Reggio Emilia: contributions of Loris Malaguzzi for Early Childhood Education". The research aims to present the main approaches in reference to early childhood care, with its practice, from the ideal of play through the studio and valuing symbolic representation. In order to recognise the main pedagogical contributions of Loris Malaguzzi in (Reggio Emilia, Italy) to early childhood education, which led to the specific objectives, trainers of the three chapters of this, namely: Chapter I - Loris Malaguzzi: biography, a history of life and work accomplished. Chapter II - The proposals and the main aspects of Loris Malaguzzi’s pedagogical approach, which leads to an analysis of the approaches, listening, one hundred children’s languages, where he defends the child as the protagonist of his development process and the importance of documentation. Chapter III - An eclectic methodological approach, whose centrality is in the child, which makes up a justification that Loris Malaguzzi is an innovative intellectual, In search of emerging a new way of thinking and organizing pedagogical approaches to early childhood and healthy education that learning inspires the realization of actions that drive the execution of the right of young children to learn and develop with goodbe, through their communications and experiences. In the Final Considerations, we highlight the conclusions formulated from bibliographic, documentary, exploratory and qualitative studies with contributions in Edwards, Gandini and George (2016), Rinaldi (2018); John Dewey (2010); Vecchi (2017), Hoyuelos (2020) and Bendotti (2019) in the essay to drive further studies on Malaguzzi’s pedagogical approaches to the point of making them our practice in early childhood education. Key words: Reggio Emilia. Participatory Pedagogy Listening. Early Childhood Education.pt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem como objetivo analisar e compreender a “Abordagem em Reggio Emilia: contribuições de Loris Malaguzzi para a Educação Infantil”. A pesquisa tem o intuito de apresentar as principais abordagens em referência ao atendimento a primeira infância, com sua prática, a partir do ideal do lúdico através do atelier e valorizando a representação simbólica. Visando reconhecer as principais contribuições pedagógicas de Loris Malaguzzi em (Reggio Emilia, Itália) para a educação infantil, que conduziu aos objetivos específicos, formadores dos três capítulos deste, quais sejam: Capítulo I – Loris Malaguzzi: biografia, uma história de vida e obra realizada. Capítulo II – As propostas e os principais aspectos da abordagem pedagógica de Loris Malaguzzi, que leva a uma análise das abordagens, escuta, cem linguagens das crianças, onde defende a criança como protagonista do seu processo de desenvolvimento e a importância da documentação. Capítulo III – Uma abordagem metodológica eclética, cuja centralidade está na criança, que faz-se uma justificativa que Loris Malaguzzi é um intelectual inovador, em busca de emergir um novo modo próprio de pensar e organizar as abordagens pedagógicas para a educação infantil e salutar que a aprendizagem inspira a realização de ações que impulsionam a execução do direito das crianças pequenas de aprender e se desenvolver com bem-estar, por meio de suas comunicações e experiências vivenciadas. Nas Considerações Finais, evidenciamos as conclusões formuladas a partir de estudos bibliográficos, documental, exploratório e qualitativo com aporte em Edwards, Gandini e George (2016), Rinaldi (2018); John Dewey (2010); Vecchi (2017), Hoyuelos (2020) e Bendotti (2019), no ensaio de impulsionar mais estudos sobre as abordagens pedagógicas de Malaguzzi, ao ponto de torná-las nossa prática na educação infantil. Palavras-Chave: Reggio Emilia. Pedagogia Participativa a Escuta. Educação Infantil.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Darling Dayane Mendes Ivo (darling.ivo@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-11-18T18:30:19Z No. of bitstreams: 1 TCC-Darling Dayane Mendes Ivo.pdf: 570401 bytes, checksum: efe3a1608e4ea9e4a5bc37b9816c3c01 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Prezada DARLING DAYANE, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo:   O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) inserido não é o modelo utilizado pelo Repositório Institucional do IF Goiano (RIIF Goiano).  O documento devidamente assinado é elemento obrigatório e deve constar nos trabalhos acadêmicos submetidos no Repositório.  Caso não esteja devidamente inserido na submissão realizada, rejeitamos o arquivo para a realização de ajustes e adequação do(s) autor(es). Para sanar dúvidas, sugerimos a leitura do tutorial “Como submeter o trabalho no RIIF Goiano”, clicando aqui:  O TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização", podendo ser encontrado no seguinte link: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf  O(s) autor(es) deve revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação contendo,o TCAE, a Ata de defesa e o artigo científico. Pode ser enviados em arquivos em separado, mas estes documentos precisam estar obrigatoriamente na submissão enviada Assim que o TCAE e a Ata de defesa estiverem assinados e anexados, nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Recomendamos que, caso não seja possível coletar assinatura do(a) Professor(a) orientador(a) no mesmo documento, você pode editar em imagem e anexar ao TCAE, ou então solicitar ao docente que abra no Sistema SUAP o documento Intitulado Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE), na opção "Termos" e coletar assinaturas eletrônicas.  Você também pode tirar dúvidas, assistindo a este tutorial, clicando aqui. Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas.  Estamos à disposição. Atenciosamente, on 2022-11-20T23:22:19Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Darling Dayane Mendes Ivo (darling.ivo@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-11-21T13:29:10Z No. of bitstreams: 3 Anexo II - Ata de defesa de trabalho de curso Darling Mendes Ivo com a assinatura.pdf: 194144 bytes, checksum: fee1fabdd29a7f84beea2c64870bb837 (MD5) termo_de_autorizacao darling.pdf: 155770 bytes, checksum: b4fa64db87b9b7c89fe4596bf0d32ca7 (MD5) TCC Darling Dayane Mendes Ivo.pdf: 297056 bytes, checksum: ed27d9335a76f79c31546ac4a2fedc3f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-21T15:13:42Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Anexo II - Ata de defesa de trabalho de curso Darling Mendes Ivo com a assinatura.pdf: 194144 bytes, checksum: fee1fabdd29a7f84beea2c64870bb837 (MD5) termo_de_autorizacao darling.pdf: 155770 bytes, checksum: b4fa64db87b9b7c89fe4596bf0d32ca7 (MD5) TCC Darling Dayane Mendes Ivo.pdf: 297056 bytes, checksum: ed27d9335a76f79c31546ac4a2fedc3f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-21T15:13:56Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Anexo II - Ata de defesa de trabalho de curso Darling Mendes Ivo com a assinatura.pdf: 194144 bytes, checksum: fee1fabdd29a7f84beea2c64870bb837 (MD5) termo_de_autorizacao darling.pdf: 155770 bytes, checksum: b4fa64db87b9b7c89fe4596bf0d32ca7 (MD5) TCC Darling Dayane Mendes Ivo.pdf: 297056 bytes, checksum: ed27d9335a76f79c31546ac4a2fedc3f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-21T15:17:27Z (GMT). No. of bitstreams: 3 Anexo II - Ata de defesa de trabalho de curso Darling Mendes Ivo com a assinatura.pdf: 194144 bytes, checksum: fee1fabdd29a7f84beea2c64870bb837 (MD5) termo_de_autorizacao darling.pdf: 155770 bytes, checksum: b4fa64db87b9b7c89fe4596bf0d32ca7 (MD5) TCC Darling Dayane Mendes Ivo.pdf: 297056 bytes, checksum: ed27d9335a76f79c31546ac4a2fedc3f (MD5) Previous issue date: 2022-10-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Iporápt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.subjectReggio Emiliapt_BR
dc.subjectPedagogia Participativa a Escutapt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.titleABORDAGEM REGGIO EMILIA: CONTRIBUIÇÕES DE LORIS MALAGUZZI PARA A EDUCAÇÃO INFANTILpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ata de defesa_Darling Dayane Mendes Ivo.pdf189,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
tcae_Darling Dayane Mendes Ivo.pdf152,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
tcc_Darling Dayane Mendes Ivo.pdf290,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.