Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3071
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | INCLUSÃO DIGITAL: UMA REFLEXÃO SOBRE AS PRÁTICAS PARA ATINGIR A INCLUSÃO SOCIAL |
metadata.dc.creator: | Miranda, Orbia Sousa da Silva |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Rodrigues, Raphaella de Abreu Magalhães |
metadata.dc.description.resumo: | A inclusão digital é entendida como aquela que permite ao cidadão atender às suas indigências de comunicação, informação e interação com indivíduos, e governo. Tem como objetivo geral refletir sobre o uso de tecnologias digitais de comunicação e informação como estratégias de inclusão no ensino infantil e fundamental. A pesquisa utilizada será bibliográfica é habilidade fundamental nos cursos de graduação, uma vez que constitui o primeiro passo para todas as atividades acadêmicas, visto que não iremos realizar experimentos ou aplicação de questionário e assim iremos fazer um panorama sobre o que já foi escrito acerca do assunto escolhido. É uma importante metodologia no âmbito da educação, a partir de conhecimentos já estudados, o pesquisador busca analisá-los para responder seu problema do objeto de estudar ou comprovar suas hipóteses, adquirindo novos conhecimentos sobre o assunto pesquisado. O Resultado é que o “novo normal” trouxe uma nova forma de ensinar, se usada corretamente, a tecnologia inclui o cidadão, traz a possibilidade de ver e conhecer o mundo de uma forma mais atrativa e interessante, o que torna a inclusão digital algo urgente e essencial. |
Abstract: | Digital inclusion is understood as that which allows citizens to meet their needs in terms of communication, information and interaction with individuals and the government. Its general objective is to reflect on the use of digital communication and information technologies as inclusion strategies in early childhood and elementary education. The research used will be bibliographic and it is a fundamental skill in undergraduate courses, since it constitutes the first step for all academic activities, since we will not carry out experiments or apply a questionnaire and thus we will make an overview of what has already been written about the chosen subject. It is an important methodology in the field of education, from knowledge already studied, the researcher seeks to analyze them to answer their problem of the object of study or prove their hypotheses, acquiring new knowledge about the researched subject. The result is that the "new normal" has brought a new way of teaching, if used correctly, technology includes the citizen, brings the possibility of seeing and knowing the world in a more attractive and interesting way, which makes digital inclusion something urgent and essential. |
Keywords: | Inclusão Digital Inclusão Social Educação Ensino a distância |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Instituto Federal Goiano |
metadata.dc.publisher.initials: | IF Goiano |
metadata.dc.publisher.department: | Campus Iporá |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3071 |
Issue Date: | 11-Nov-2022 |
Appears in Collections: | Licenciatura em Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tcc_Órbia Sousa da Silva Miranda.pdf | 225,35 kB | Adobe PDF | View/Open | |
Ata de defesa_Órbia Sousa da Silva Miranda.pdf | 173,83 kB | Adobe PDF | View/Open | |
tcae_Órbia Sousa da Silva Miranda.pdf | 139,38 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.