Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3071
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Rodrigues, Raphaella de Abreu Magalhães | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3866882430168616 | pt_BR |
dc.creator | Miranda, Orbia Sousa da Silva | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3866882430168616 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-11-21T01:26:24Z | - |
dc.date.available | 2022-11-11 | - |
dc.date.available | 2022-11-21T01:26:24Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-11 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3071 | - |
dc.description.abstract | Digital inclusion is understood as that which allows citizens to meet their needs in terms of communication, information and interaction with individuals and the government. Its general objective is to reflect on the use of digital communication and information technologies as inclusion strategies in early childhood and elementary education. The research used will be bibliographic and it is a fundamental skill in undergraduate courses, since it constitutes the first step for all academic activities, since we will not carry out experiments or apply a questionnaire and thus we will make an overview of what has already been written about the chosen subject. It is an important methodology in the field of education, from knowledge already studied, the researcher seeks to analyze them to answer their problem of the object of study or prove their hypotheses, acquiring new knowledge about the researched subject. The result is that the "new normal" has brought a new way of teaching, if used correctly, technology includes the citizen, brings the possibility of seeing and knowing the world in a more attractive and interesting way, which makes digital inclusion something urgent and essential. | pt_BR |
dc.description.resumo | A inclusão digital é entendida como aquela que permite ao cidadão atender às suas indigências de comunicação, informação e interação com indivíduos, e governo. Tem como objetivo geral refletir sobre o uso de tecnologias digitais de comunicação e informação como estratégias de inclusão no ensino infantil e fundamental. A pesquisa utilizada será bibliográfica é habilidade fundamental nos cursos de graduação, uma vez que constitui o primeiro passo para todas as atividades acadêmicas, visto que não iremos realizar experimentos ou aplicação de questionário e assim iremos fazer um panorama sobre o que já foi escrito acerca do assunto escolhido. É uma importante metodologia no âmbito da educação, a partir de conhecimentos já estudados, o pesquisador busca analisá-los para responder seu problema do objeto de estudar ou comprovar suas hipóteses, adquirindo novos conhecimentos sobre o assunto pesquisado. O Resultado é que o “novo normal” trouxe uma nova forma de ensinar, se usada corretamente, a tecnologia inclui o cidadão, traz a possibilidade de ver e conhecer o mundo de uma forma mais atrativa e interessante, o que torna a inclusão digital algo urgente e essencial. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Órbia Sousa da Silva Miranda (orbia.miranda@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-11-11T23:07:05Z No. of bitstreams: 1 Artigo Cientifico - Órbia.pdf: 230755 bytes, checksum: dbc941b6ecfa64bfd4beeea7a7b006c6 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Prezada ÓRBIA, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo: O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) e a ata de defesa não foram anexados à submissão. Tais documentos são elementos obrigatórios e devem constar nos trabalhos acadêmicos submetidos no Repositório. Caso não estejam devidamente inseridos nas submissões realizadas, rejeitamos o arquivo para a realização de ajustes e adequação do(s) autor(es). Favor submeter o trabalho na coleção correta e no formato correto. Você submeteu seu trabalho em formato de artigo de periódico, porém seu trabalho é artigo científico na modalidade de trabalho de conclusão de curso (TCC). Portanto refaça a submissão inserindo como Trabalho de Conclusão de Curso e o insira na coleção correta, ou seja, na Coleção Licenciatura em Pedagogia. Para sanar dúvidas, sugerimos a leitura do tutorial “Como submeter o trabalho no RIIF Goiano”, clicando aqui: O TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização", podendo ser encontrado no seguinte link: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf O(s) autor(es) deve revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação contendo,o TCAE, a Ata de defesa e o artigo científico. Pode ser enviados em arquivos em separado, mas estes documentos precisam estar obrigatoriamente na submissão enviada Assim que o TCAE e a Ata de defesa estiverem assinados e anexados, nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Recomendamos que, caso não seja possível coletar assinatura do(a) Professor(a) orientador(a) no mesmo documento, você pode editar em imagem e anexar ao TCAE, ou então solicitar ao docente que abra no Sistema SUAP o documento Intitulado Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE), na opção "Termos" e coletar assinaturas eletrônicas. Você também pode tirar dúvidas, assistindo a este tutorial, clicando aqui. Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. Atenciosamente, on 2022-11-12T01:04:09Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Órbia Sousa da Silva Miranda (orbia.miranda@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-11-16T23:05:51Z No. of bitstreams: 2 Artigo Cientifico - Órbia.pdf: 230755 bytes, checksum: dbc941b6ecfa64bfd4beeea7a7b006c6 (MD5) Anexo II - Ata de defesa de trabalho de curso Orbia.pdf: 178000 bytes, checksum: 55c47e8948bf820fb8a70a501a8cbbff (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Bethânia Silva (bethania.silva@ifgoiano.edu.br), reason: Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo: O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) não foi anexado à submissão. O documento deve constar, obrigatoriamente, dentro das submissões feitas no Repositório. Por ventura os documentos não estejam inseridos na submissão, a publicação será rejeitada pelos administradores da plataforma. O TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização", podendo ser encontrado no seguinte link: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf Assim que o TCAE estiver assinado e anexado, nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados on 2022-11-17T12:32:29Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Órbia Sousa da Silva Miranda (orbia.miranda@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-11-20T23:09:31Z No. of bitstreams: 3 Artigo Cientifico - Órbia.pdf: 230755 bytes, checksum: dbc941b6ecfa64bfd4beeea7a7b006c6 (MD5) Anexo II - Ata de defesa de trabalho de curso Orbia.pdf: 178000 bytes, checksum: 55c47e8948bf820fb8a70a501a8cbbff (MD5) Termo de Ciência e Autorização_Orbia.pdf: 142722 bytes, checksum: b6a5cda6bc53d0a3e4a3e22c69a2cd82 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-21T01:21:20Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Artigo Cientifico - Órbia.pdf: 230755 bytes, checksum: dbc941b6ecfa64bfd4beeea7a7b006c6 (MD5) Anexo II - Ata de defesa de trabalho de curso Orbia.pdf: 178000 bytes, checksum: 55c47e8948bf820fb8a70a501a8cbbff (MD5) Termo de Ciência e Autorização_Orbia.pdf: 142722 bytes, checksum: b6a5cda6bc53d0a3e4a3e22c69a2cd82 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-11-21T01:26:24Z (GMT). No. of bitstreams: 3 Artigo Cientifico - Órbia.pdf: 230755 bytes, checksum: dbc941b6ecfa64bfd4beeea7a7b006c6 (MD5) Anexo II - Ata de defesa de trabalho de curso Orbia.pdf: 178000 bytes, checksum: 55c47e8948bf820fb8a70a501a8cbbff (MD5) Termo de Ciência e Autorização_Orbia.pdf: 142722 bytes, checksum: b6a5cda6bc53d0a3e4a3e22c69a2cd82 (MD5) Previous issue date: 2022-11-11 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Iporá | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Inclusão Digital | pt_BR |
dc.subject | Inclusão Social | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Ensino a distância | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | INCLUSÃO DIGITAL: UMA REFLEXÃO SOBRE AS PRÁTICAS PARA ATINGIR A INCLUSÃO SOCIAL | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_Órbia Sousa da Silva Miranda.pdf | 225,35 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Ata de defesa_Órbia Sousa da Silva Miranda.pdf | 173,83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
tcae_Órbia Sousa da Silva Miranda.pdf | 139,38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.