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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO E A APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS
Autor(es): Cruz, Luciana de Souza
Primeiro Orientador: Cardoso, Josiane Moreira
Primeiro Membro da Banca: Cardoso, Vania Gomes
Segundo Membro da Banca: Lima, Ana Paula Ferreira de
Resumo: O presente artigo é um levantamento bibliográfico de natureza complementar, básica e exploratória, pautado na necessidade de expor fatos correlacionados à metodologia lúdica, especificamente às brincadeiras, pois estas assumem um papel importante no processo de formação das crianças, tanto que, a própria Base Nacional Comum Curricular (BNCC) traz o brincar como um dos 6 (seis) direitos de aprendizagem. Desse modo, o objetivo geral desta pesquisa foi compreender sobre o brincar na Educação Infantil, e refletir sobre suas contribuições para o desenvolvimento e aprendizagem de crianças de 0 a 3 anos de idade (bebês e crianças bem pequenas). Diante disso, foi feita explanações sobre legislações como a Constituição Federal de 1988 e Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei n. 9.394/96); documentos norteadores da educação como as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (DCNEI), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Documento Curricular para Goiás (DC-GO Ampliado, volume I); também estudos de autores como Kishimoto (2011), Lima (2019), Maciel (2006), e outros para expor fatos correlacionados à temática abordada. Desse modo, foi possível compreender que as brincadeiras estimulam o desenvolvimento e aprendizagem integral das crianças (cognitivo, emocional, social, cultural, psicomotor, etc.), tendo o professor um papel fundamental na mediação de brincadeiras de faz de conta, brincadeiras populares, manuais e digitais. Assim, nas considerações finais ressalta-se a importância do brincar para crianças de 0 a 3 anos, pois neste período elas estão em fase de inúmeras descobertas, construção da sua identidade, e outros, e a prática permite que as crianças vivenciem a infância em todos os seus encantos e tenham uma aprendizagem prazerosa e significativa.
Abstract: This article is a bibliographic survey of a complementary, basic and exploratory nature, based on the need to expose facts related to the ludic methodology, specifically the games, as these play an important role in the process of training children, so much so that the National Base Curricular Common (BNCC) brings play as one of the 6 (six) learning rights. Thus, the general objective of this research was to understand about playing in Early Childhood Education, and to reflect on its contributions to the development and learning of children from 0 to 3 years old (babies and very young children). In view of this, explanations were made about legislation such as the Federal Constitution of 1988 and the National Education Guidelines and Bases Law (LDB, Law n. 9,394/96); documents that guide education such as the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education (DCNEI), the National Common Curricular Base (BNCC) and the Curricular Document for Goiás (DC-GO Ampliado, volume I); also studies by authors such as Kishimoto (2011), Lima (2019), Maciel (2006), and others to expose facts related to the topic addressed. In this way, it was possible to understand that the games stimulate the development and integral learning of children (cognitive, emotional, social, cultural, psychomotor, etc.), with the teacher having a fundamental role in the mediation of make-believe games, popular games, manuals and digitals. Thus, in the final considerations, the importance of playing for children from 0 to 3 years old is highlighted, because in this period they are in the process of numerous discoveries, construction of their identity, and others, and the practice allows children to experience childhood. in all its charms and have a pleasant and meaningful learning experience.
Palavras-chave: Brincar
Educação Infantil
Desenvolvimento
Aprendizagem
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Iporá
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3070
Data do documento: 21-Out-2022
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