Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3070
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cardoso, Josiane Moreira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5102187652909256pt_BR
dc.contributor.referee1Cardoso, Vania Gomes-
dc.contributor.referee2Lima, Ana Paula Ferreira de-
dc.creatorCruz, Luciana de Souza-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/1111864909619754pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-21T01:17:34Z-
dc.date.available2022-11-15-
dc.date.available2022-11-21T01:17:34Z-
dc.date.issued2022-10-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3070-
dc.description.abstractThis article is a bibliographic survey of a complementary, basic and exploratory nature, based on the need to expose facts related to the ludic methodology, specifically the games, as these play an important role in the process of training children, so much so that the National Base Curricular Common (BNCC) brings play as one of the 6 (six) learning rights. Thus, the general objective of this research was to understand about playing in Early Childhood Education, and to reflect on its contributions to the development and learning of children from 0 to 3 years old (babies and very young children). In view of this, explanations were made about legislation such as the Federal Constitution of 1988 and the National Education Guidelines and Bases Law (LDB, Law n. 9,394/96); documents that guide education such as the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education (DCNEI), the National Common Curricular Base (BNCC) and the Curricular Document for Goiás (DC-GO Ampliado, volume I); also studies by authors such as Kishimoto (2011), Lima (2019), Maciel (2006), and others to expose facts related to the topic addressed. In this way, it was possible to understand that the games stimulate the development and integral learning of children (cognitive, emotional, social, cultural, psychomotor, etc.), with the teacher having a fundamental role in the mediation of make-believe games, popular games, manuals and digitals. Thus, in the final considerations, the importance of playing for children from 0 to 3 years old is highlighted, because in this period they are in the process of numerous discoveries, construction of their identity, and others, and the practice allows children to experience childhood. in all its charms and have a pleasant and meaningful learning experience.pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo é um levantamento bibliográfico de natureza complementar, básica e exploratória, pautado na necessidade de expor fatos correlacionados à metodologia lúdica, especificamente às brincadeiras, pois estas assumem um papel importante no processo de formação das crianças, tanto que, a própria Base Nacional Comum Curricular (BNCC) traz o brincar como um dos 6 (seis) direitos de aprendizagem. Desse modo, o objetivo geral desta pesquisa foi compreender sobre o brincar na Educação Infantil, e refletir sobre suas contribuições para o desenvolvimento e aprendizagem de crianças de 0 a 3 anos de idade (bebês e crianças bem pequenas). Diante disso, foi feita explanações sobre legislações como a Constituição Federal de 1988 e Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei n. 9.394/96); documentos norteadores da educação como as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (DCNEI), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Documento Curricular para Goiás (DC-GO Ampliado, volume I); também estudos de autores como Kishimoto (2011), Lima (2019), Maciel (2006), e outros para expor fatos correlacionados à temática abordada. Desse modo, foi possível compreender que as brincadeiras estimulam o desenvolvimento e aprendizagem integral das crianças (cognitivo, emocional, social, cultural, psicomotor, etc.), tendo o professor um papel fundamental na mediação de brincadeiras de faz de conta, brincadeiras populares, manuais e digitais. Assim, nas considerações finais ressalta-se a importância do brincar para crianças de 0 a 3 anos, pois neste período elas estão em fase de inúmeras descobertas, construção da sua identidade, e outros, e a prática permite que as crianças vivenciem a infância em todos os seus encantos e tenham uma aprendizagem prazerosa e significativa.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Luciana de Souza Cruz (luciana.cruz@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-11-16T02:18:28Z No. of bitstreams: 1 DOC-20221114-WA0033.pdf: 282475 bytes, checksum: f6b2fa9e9275cd9996946d0914c01857 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Bethânia Silva (bethania.silva@ifgoiano.edu.br), reason: Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo: O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) e a ata de defesa não foram anexados à submissão. Tais documentos deverão constar, obrigatoriamente, dentro das submissões feitas no Repositório. Por ventura os documentos não estejam inseridos na submissão, a publicação será rejeitada pelos administradores da plataforma. O TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização", podendo ser encontrado no seguinte link: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf Assista a esse tutorial e veja como fazer o depósito de forma correta: https://www.youtube.com/watch?v=0lw0K1NBweY Assim que o TCAE e a ata de defesa estiverem assinados e anexados, nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Recomendamos que, caso não seja possível coletar assinatura do(a) Professor(a) orientador(a) no mesmo documento, você pode editar em imagem e anexar ao TCAE, ou então solicitar ao docente que abra no Sistema SUAP o documento Intitulado Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE), na opção "Termos" e coletar assinaturas eletrônicas. Para tirar dúvidas, sugerimos que você dê uma olhada nos tutoriais de como submeter o trabalho no RIIF Goiano: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/como_depositar_riif_goiano_1.2.pdf on 2022-11-16T12:38:02Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Luciana de Souza Cruz (luciana.cruz@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-11-16T13:04:32Z No. of bitstreams: 2 ARTIGO FINAL LUCIANA.docx: 875139 bytes, checksum: ba21a33ece80f41fd2d286de420c753f (MD5) ARTIGO FINAL LUCIANA.pdf: 460817 bytes, checksum: 60f88a38150bb916e35ed0d7dc170918 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Prezada LUCIANA, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo:   O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) inserido não é o modelo utilizado pelo Repositório Institucional do IF Goiano (RIIF Goiano).  O documento é obrigatório e deve constar nos trabalhos acadêmicos submetidos no Repositório. Caso não estejam devidamente inseridos nas submissões realizadas, rejeitamos o arquivo para a realização de ajustes e adequação do(s) autor(es).   Para sanar dúvidas, sugerimos a leitura do tutorial “Como submeter o trabalho no RIIF Goiano”, clicando aqui:  O TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização", podendo ser encontrado no seguinte link: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf  O(s) autor(es) deve revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação contendo,o TCAE, a Ata de defesa e o artigo científico. Pode ser enviados em arquivos em separado, mas estes documentos precisam estar obrigatoriamente na submissão enviada Assim que o TCAE e a Ata de defesa estiverem assinados e anexados, nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Recomendamos que, caso não seja possível coletar assinatura do(a) Professor(a) orientador(a) no mesmo documento, você pode editar em imagem e anexar ao TCAE, ou então solicitar ao docente que abra no Sistema SUAP o documento Intitulado Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE), na opção "Termos" e coletar assinaturas eletrônicas.  Você também pode tirar dúvidas, assistindo a este tutorial, clicando aqui. Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas.  Estamos à disposição. Atenciosamente, on 2022-11-17T14:48:07Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Luciana de Souza Cruz (luciana.cruz@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-11-20T01:58:22Z No. of bitstreams: 1 ARTIGO FINAL LUCIANA (1).docx: 635039 bytes, checksum: e1fcbd224b300dd6c1e671e8245d4617 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-21T01:15:15Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ARTIGO FINAL LUCIANA (1).docx: 635039 bytes, checksum: e1fcbd224b300dd6c1e671e8245d4617 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-21T01:16:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ARTIGO FINAL LUCIANA (1).docx: 635039 bytes, checksum: e1fcbd224b300dd6c1e671e8245d4617 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-21T01:17:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ARTIGO FINAL LUCIANA (1).docx: 635039 bytes, checksum: e1fcbd224b300dd6c1e671e8245d4617 (MD5) Previous issue date: 2022-10-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Iporápt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.referencesALMEIDA, Paulo Nunes de. Educação lúdica: técnicas e jogos pedagógicos. São Paulo, SP: Loyola, 2008. BARBOZA, Letícia. O faz de conta: simbólico, representativo ou imaginário, 2015. BNCC. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a Base. Ministério da Educação, 2017. BRASIL. Resolução nº 5, de 17 de dezembro de 2009. Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. - Brasília, 2009. BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. – Brasília: 1996. COSTA, Raniely Meireles. O impacto da tecnologia nas brincadeiras de crianças do ensino fundamental. Trabalho de conclusão de curso – Universidade Federal do Espírito Santo- Vitória, 2019. DC-GO. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. DCNEI. Resolução CNE/CEB nº 5, de 17 de dezembro de 2009. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. – Brasília, 2009. FARIAS, Joni Márcio de; VIANA, Fagner Amauri da Silva. Brincadeiras para interação e mobilidade. In: TOMASI, Cristiane Damiani; SORATTO, Jacks; CERETTA, Luciane Bisognin (org.). Nossa rotina mudou: um guia para tempos de distanciamento. Criciúma, SC: Unesc, 2020. p. [30]-36. GOMES, Aurelice Alves; MARTA, Maria. Lúdico nos anos iniciais do ensino fundamental sob a perspectiva filosófica. Revista IGAPÓ - Revista de Educação Ciência e Tecnologia do IFAM, v. 14, n. 1, 2020. KISHIMOTO, Tizuco Morchida (org.). O jogo e a educação infantil: Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 14º. ed. São Paulo: Cortez, 2011. LIMA, Antônio José Araújo. O Lúdico em Clássicos da Filosofia: Uma Análise em Platão, Aristóteles e Rousseau. Congresso Nacional de Educação – II CONEDU, Ed: Realize, 2019. MACIEL, Norma Lucia de; QUEIROZ, Diva Alburquerque. Brincadeira e desenvolvimento infantil: um olhar sociocultural construtivista. Universidade de Brasília, 2006. MARCELINO, Nelson Carvalho. Estudos do lazer: uma introdução. Campinas. São Paulo: Autores Associados, 1996. MATWIJSZYN, Marise. A imitação no desenvolvimento infantil e suas implicações para a educação segundo as concepções antroposófica e walloniana. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Pernambuco, 2003. MODESTO, Monica Cristina; RUBIO, Juliana de Alcântara Silveira. A importância da ludicidade na construção do conhecimento. Revista Eletrônica Saberes da Educação, v. 5, n. 1, p. 1-16, 2014. ORNELAS, Maysa. O Lúdico na Educação: mais que um jogo de palavras. Brasília: Mimeo, 2002. PEREIRA, Luciene Aparecida Pinto Costa et al. Recreio dirigido: o ontem e o hoje presentes nas brincadeiras infantis. In: Anais Colóquio Estadual de Pesquisa Multidisciplinar (ISSN-2527-2500) & Congresso Nacional de Pesquisa Multidisciplinar, 2016. RAMOS, Karen Cristina; SQUIPANO, Patrícia Viviane. A importância da ludicidade dentro da escola. PROMOVE, 2013. RIBEIRO, Disneylândia Maria; CASTRO, Janaina Luiza Moreira de; LUSTOSA, Francisca Geny. Brincadeira e desenvolvimento infantil nas teorias psicogenéticas de Wallon, Piaget e Vigotski. 2018. SANTOS, Élia Amaral do Carmo; JESUS, Basiliano do Carmo de. O Lúdico no processo ensino-aprendizagem. 2010. SANTOS, Thaís Aluane; SILVA et al. A influência da tecnologia no desenvolvimento da criança pré-escolar e escolar. New Trends in Qualitative Research, v. 3, p. 592-608, 2020. SAÚDE NAVAL. A importância do brincar e a saúde infantil. Ministério da Defesa – Saúde Naval por Ericka Caminha. Disponível em: https://www.marinha.mil.br/saudenaval/a-importancia-de-brincar-e-saude-infantil#:~:text=%C3%89%20na%20brincadeira%20que%20os,escolar%20e%20sua%20rela%C3%A7%C3%B5es%20sociais. Acesso em: 29, Fev, 2022. SILVA, B. C.M; SANTOS, L. J. M. A importância do lúdico na educação infantil. 2017. VITAL, Jaime Maciejewski. A importância do lúdico para a aprendizagem da criança da educação infantil. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Norte do Paraná, Vitória-ES, 2009. VOLTARELLI, Monique Aparecida. Aprendizagem profissional da docência: que saberes o (a) professor (a) tem para atuar em creches? 2013. KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Papirus editora, 2003. KENSKI, V. M. Educação e tecnologias O novo ritmo da informação. Campinas, SP. Editora: Papirus, 2007. SOBRAL, Denson André Pereira Silva, et al. O ensino remoto na educação infantil: reflexões sobre o ensino e a aprendizagem no contexto da pandemia. Diversitas Journal, v. 7, n. 3, 2022. MENEZES, Ebenezer Takuno de. Verbete professor mediador. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2001. Disponível em <https://www.educabrasil.com.br/professor-mediador/>. Acesso em 25 out 2022. LOPES, M. C. Comunicação e ludicidade na formação do cidadão pré-escolar. 1998. Tese (Doutorado em Ciências e tecnologias da Comunicação) – Universidade de Aveiro, Aveiro, Portugal, 1998.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBrincarpt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectDesenvolvimentopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO E A APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Luciana de Souza Cruz.pdf482,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.