Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3069
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DEFICIÊNCIA VISUAL
Other Titles: Inclusive Education and Visual Impairment
metadata.dc.creator: Moura, Rosalba
metadata.dc.contributor.advisor1: Guimarães, Tatiana
metadata.dc.description.resumo: A educação inclusiva para deficientes visuais é um desafio para as instituições de ensino, tendo como um dos principais desafios à capacitação dos professores para trabalhar diretamente com crianças e adolescentes com esse tipo de limitação e garantir a aprendizagem de qualidade. O presente trabalho tem como objetivo pesquisar como vem ocorrendo o atendimento de inclusão de crianças e adolescentes com deficiência visual no Brasil. Esta pesquisa foi realizada a partir de revisão bibliográfica feita em revistas, livros, dissertação de mestrado, diretrizes educacionais, tcc, artigos e documentos online/link. A pesquisa seguiu a seguinte estrutura: caracterização da deficiência visual, inclusão escolar e deficiência visual, a importância da família na inclusão de crianças com deficiência visual, tecnologia assistiva e aprendizagem. A inclusão educacional de qualidade é garantida pela legislação brasileira. Diante da pesquisa realizada buscou-se discutir as metodologias implantadas e aplicadas nas escolas e percebeu-se a importância e necessidade da estimulação precoce dessas crianças, a tecnologia assistiva e a qualificação do professor sendo fundamentais para o sucesso e aprendizagem de crianças com deficiência visual. Por tanto os resultados mostram que a qualificação profissional e o planejamento escolar em conjunto com a família são um método eficaz para garantir a estimulação da criança em tarefas realizadas em casa, o uso das tecnologias assistivas é uma ferramenta necessária para garantir a inclusão de maneira efetiva e a união da família e escola é fundamental para o processo de inclusão educacional garantindo melhores condições de aprendizagem e melhores perspectivas de vida futura.
Abstract: Inclusive education for the visually impaired is a challenge for educational institutions, having as one of the main challenges the training of teachers to work directly with children and adolescents with this type of limitation and ensure quality learning. The present work aims to research how the inclusion service of children and adolescents with visual impairment has been taking place in Brazil. This research was carried out based on a bibliographic review carried out in magazines, books, master's dissertation, educational guidelines, tcc articles and documents online/link. The research followed the following structure: characterization of visual impairment, school inclusion and visual impairment, the importance of the family in the inclusion of visually impaired children, assertive technologies and learning. Quality educational inclusion is guaranteed by Brazilian legislation. In view of the research carried out, we sought to discuss the methodologies implemented and applied in schools and the importance and need for early stimulation of these children was perceived, assisted technologies and teacher qualification being fundamental for the success and learning of children with visual impairments. Therefore, the results show that professional qualification and school planning together with the family are an effective method to guarantee the stimulation of the child in tasks carried out at home, the use of assistive technologies is a necessary tool to guarantee inclusion in an effective way. and the union of family and school is fundamental for the educational inclusion process, guaranteeing better learning conditions and better future life perspectives.Ê
Keywords: Educação
Inclusão
Acessibilidade
Aprendizagem
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Urutaí
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3069
Issue Date: 8-Oct-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_Rosalba Soares de Moura.pdf1,21 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.