Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3069
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Guimarães, Tatiana-
dc.contributor.advisor1Latteshttps://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/pkg_cv_estr.iniciopt_BR
dc.creatorMoura, Rosalba-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3778449962758751pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-21T01:09:54Z-
dc.date.available2022-11-19-
dc.date.available2022-11-21T01:09:54Z-
dc.date.issued2022-10-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3069-
dc.description.abstractInclusive education for the visually impaired is a challenge for educational institutions, having as one of the main challenges the training of teachers to work directly with children and adolescents with this type of limitation and ensure quality learning. The present work aims to research how the inclusion service of children and adolescents with visual impairment has been taking place in Brazil. This research was carried out based on a bibliographic review carried out in magazines, books, master's dissertation, educational guidelines, tcc articles and documents online/link. The research followed the following structure: characterization of visual impairment, school inclusion and visual impairment, the importance of the family in the inclusion of visually impaired children, assertive technologies and learning. Quality educational inclusion is guaranteed by Brazilian legislation. In view of the research carried out, we sought to discuss the methodologies implemented and applied in schools and the importance and need for early stimulation of these children was perceived, assisted technologies and teacher qualification being fundamental for the success and learning of children with visual impairments. Therefore, the results show that professional qualification and school planning together with the family are an effective method to guarantee the stimulation of the child in tasks carried out at home, the use of assistive technologies is a necessary tool to guarantee inclusion in an effective way. and the union of family and school is fundamental for the educational inclusion process, guaranteeing better learning conditions and better future life perspectives.Êpt_BR
dc.description.resumoA educação inclusiva para deficientes visuais é um desafio para as instituições de ensino, tendo como um dos principais desafios à capacitação dos professores para trabalhar diretamente com crianças e adolescentes com esse tipo de limitação e garantir a aprendizagem de qualidade. O presente trabalho tem como objetivo pesquisar como vem ocorrendo o atendimento de inclusão de crianças e adolescentes com deficiência visual no Brasil. Esta pesquisa foi realizada a partir de revisão bibliográfica feita em revistas, livros, dissertação de mestrado, diretrizes educacionais, tcc, artigos e documentos online/link. A pesquisa seguiu a seguinte estrutura: caracterização da deficiência visual, inclusão escolar e deficiência visual, a importância da família na inclusão de crianças com deficiência visual, tecnologia assistiva e aprendizagem. A inclusão educacional de qualidade é garantida pela legislação brasileira. Diante da pesquisa realizada buscou-se discutir as metodologias implantadas e aplicadas nas escolas e percebeu-se a importância e necessidade da estimulação precoce dessas crianças, a tecnologia assistiva e a qualificação do professor sendo fundamentais para o sucesso e aprendizagem de crianças com deficiência visual. Por tanto os resultados mostram que a qualificação profissional e o planejamento escolar em conjunto com a família são um método eficaz para garantir a estimulação da criança em tarefas realizadas em casa, o uso das tecnologias assistivas é uma ferramenta necessária para garantir a inclusão de maneira efetiva e a união da família e escola é fundamental para o processo de inclusão educacional garantindo melhores condições de aprendizagem e melhores perspectivas de vida futura.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rosalba Soares de Moura (2018201221350840@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-19T21:45:13Z No. of bitstreams: 1 Rosalba Soares de Moura.pdf: 1242940 bytes, checksum: bed00567b347ef9612ffa4e0951fe277 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-21T01:08:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Rosalba Soares de Moura.pdf: 1242940 bytes, checksum: bed00567b347ef9612ffa4e0951fe277 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-21T01:09:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Rosalba Soares de Moura.pdf: 1242940 bytes, checksum: bed00567b347ef9612ffa4e0951fe277 (MD5) Previous issue date: 2022-10-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Urutaípt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleEDUCAÇÃO INCLUSIVA E DEFICIÊNCIA VISUALpt_BR
dc.title.alternativeInclusive Education and Visual Impairmentpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Rosalba Soares de Moura.pdf1,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.