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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: MANIFESTO DOS PIONEIROS DA EDUCAÇÃO NOVA: INTELECTUAIS DA EDUCAÇÃO EM DEFESA DA ESCOLA PÚBLICA BRASILEIRA
Autor(es): Ferreira, Isaias Martins
Primeiro Orientador: Chaves, Davillas Newton de Oliveira
Primeiro Membro da Banca: Alencar, Diego Pinheiro
Segundo Membro da Banca: Dias, Maiana Tainara Silva
Resumo: Esse artigo tem a natureza investigativo, com o intuito de tecer um artigo cientifico para sua formação no Curso de Licenciatura em Pedagogia (EPT) na Modalidade à Distância do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IFGoiano) Campus Iporá, sendo o Polo — São Luís de Montes Belos, estado de Goiás. Logo, o artigo científico trata dos conceitos utilizados no movimento da escola nova e o estudo sobre a trajetória intelectual, sendo três educadores da escola nova, Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo e Lourenço Filho. Assim, será um prevê analise sobre as propostas de reforma educacional realizadas através deste manifesto e os três signatários e sua luta em favor de uma educação pública, gratuita, mista, laica e obrigatória de direito para todos, estes pioneiros entendiam que o Estado deveria se responsabilizar pelo, o governo, o dever de educar o povo, responsabilidade esta que era muitas vezes imposta à família. Os resultados da pesquisa evidenciam que o Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova é de suma importância para a educação brasileira, já que esse documento tornou-se o marco inicial do projeto de renovação educacional no país. Quanto à metodologia deste artigo será através de uma pesquisa bibliográfica, principalmente de livros, E-books, artigos de periódicos, artigos publicados, tendo em vista que o estudo tem a finalidade de contar a historicidade do movimento escolanovista no Brasil.
Abstract: This article has the investigative nature, with the aim of weaving a scientific article for its training in the Pedagogy Degree Course (EPT) in the Distance Modality of the Federal Institute of Education, Science and Technology Goiano (IFGoiano) Campus Iporá, being the Pole - São Luís de Montes Belos, state of Goiás. Therefore, the scientific article deals with the concepts used in the new school movement and the study on intellectual trajectory, being three educators of the new school, Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo and Lourenço Filho. Thus, it will be a foresee of the proposals for educational reform carried out through this manifesto and the three signatories and their struggle for a public education, free, mixed, secular and mandatory law for all, these pioneers understood that the State should take responsibility for the government, the duty to educate the people, a responsibility that was often imposed on the family. The results of the research show that the Manifesto of the Pioneers of the New School is extremely important for Brazilian education, since this document has become the initial milestone of the educational renewal project in the country. As for the methodology of this article, it will be through bibliographic research, mainly of books, E-books, journal articles, published articles, considering that the study aims to tell the historicity of the escolanovista movement in Brazil.
Palavras-chave: Escola Nova
Os Intelectuais
História da educação
Educação pública
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Iporá
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3067
Data do documento: 3-Nov-2022
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