Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3064
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A IMPORTÂNCIA DA TENDÊNCIA LIBERTADORA DE PAULO FREIRE PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Autor(es): Vieira, Uelinton Morais
Primeiro Orientador: Chaves, Davillas Newton de Oliveira
Resumo: A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino destinada àqueles que não tiveram acesso ao ensino regular na idade considerada apropriada, possibilitando que esses indivíduos se tornem críticos e compreenda seu papel diante da sociedade. Neste sentido, o presente artigo, de caráter exploratório e de natureza qualitativa, tem como objetivo compreender a Teoria Libertadora do teórico brasileiro Paulo Freire e sua importância para a consolidação da modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Buscando diferenciar Educação Bancária e Libertadora, além de discutir o papel do docente no sucesso de aprendizagem do aluno, destacando a importância de se ter uma Educação significativa. Para alcançar os objetivos desse estudo, recorreu-se a referenciais como Aranha (1996), Freire (1994,2005), Gadotti (1996, 2001), Jorge e Benedetti (2005), Paiva (1973) e Patto (1996) entre outros.Com este trabalho ficará perceptível a importância de utilizar a tendência pedagógica libertadora, pois, ela norteia os educadores a trabalhar de forma mais específica com os alunos da EJA. Para que a parceria entre educador e educando consiga atingir o objetivo final é preciso entender alguns pontos principais da tendência libertadora, como vê o educando como sujeito da própria história, a necessidade do diálogo e de ações humildade seriam pré-requisitos éticos do educador que se propõe a contribuir no processo de libertação pela educação.
Abstract: Youth and adult education program (EJA) is a teaching method designated to those who did not have access to regular education at the appropriate age, allowing them to become critical beings and understand their part in society. For that matter, this study, made in an exploratory and qualitative methodology, aims to understand the Brazilian author Paulo Freire’s Libertarian Theory and its importance to the consolidation of the Youth and adult education program. This was made by finding a way to distinguish Bank and Libertarian education, besides discussing the teacher’s part in the students’ learning success, emphasizing the importance of a significant education. In order to reach this study’s goal, bibliographical research was made basing in authors such as Aranha (1996), Freire (1994,2005), Gadotti (1996, 2001), Jorge e Benedetti (2005), Paiva (1973) e Patto (1996) among others. After that, it will be possible to realize the importance of using the libertarian pedagogical trend, once it guides the teachers on working in a more specific way with the EJA students. So that the partnership between the teachers and students reaches its final goal, it is needed to understand some fundamental points of the libertarian trend, such as seeing the students as the subject of its own history, the need for dialogue and humble actions as ethical prerequisites for the teachers that commit to contribute to the libertarian process through education.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos
Educação Libertadora
Paulo Freire
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Iporá
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3064
Data do documento: 3-Nov-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Uelinton Morais Vieira.pdf168,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
tcae_Uelinton Morais Vieira.pdf92,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ata de defesa_Uelinton Morais Vieira.pdf516,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.