Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3064
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Chaves, Davillas Newton de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8792323197646340pt_BR
dc.creatorVieira, Uelinton Morais-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/5908225063766313pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-21T00:08:43Z-
dc.date.available2022-11-18-
dc.date.available2022-11-21T00:08:43Z-
dc.date.issued2022-11-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3064-
dc.description.abstractYouth and adult education program (EJA) is a teaching method designated to those who did not have access to regular education at the appropriate age, allowing them to become critical beings and understand their part in society. For that matter, this study, made in an exploratory and qualitative methodology, aims to understand the Brazilian author Paulo Freire’s Libertarian Theory and its importance to the consolidation of the Youth and adult education program. This was made by finding a way to distinguish Bank and Libertarian education, besides discussing the teacher’s part in the students’ learning success, emphasizing the importance of a significant education. In order to reach this study’s goal, bibliographical research was made basing in authors such as Aranha (1996), Freire (1994,2005), Gadotti (1996, 2001), Jorge e Benedetti (2005), Paiva (1973) e Patto (1996) among others. After that, it will be possible to realize the importance of using the libertarian pedagogical trend, once it guides the teachers on working in a more specific way with the EJA students. So that the partnership between the teachers and students reaches its final goal, it is needed to understand some fundamental points of the libertarian trend, such as seeing the students as the subject of its own history, the need for dialogue and humble actions as ethical prerequisites for the teachers that commit to contribute to the libertarian process through education.pt_BR
dc.description.resumoA Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino destinada àqueles que não tiveram acesso ao ensino regular na idade considerada apropriada, possibilitando que esses indivíduos se tornem críticos e compreenda seu papel diante da sociedade. Neste sentido, o presente artigo, de caráter exploratório e de natureza qualitativa, tem como objetivo compreender a Teoria Libertadora do teórico brasileiro Paulo Freire e sua importância para a consolidação da modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Buscando diferenciar Educação Bancária e Libertadora, além de discutir o papel do docente no sucesso de aprendizagem do aluno, destacando a importância de se ter uma Educação significativa. Para alcançar os objetivos desse estudo, recorreu-se a referenciais como Aranha (1996), Freire (1994,2005), Gadotti (1996, 2001), Jorge e Benedetti (2005), Paiva (1973) e Patto (1996) entre outros.Com este trabalho ficará perceptível a importância de utilizar a tendência pedagógica libertadora, pois, ela norteia os educadores a trabalhar de forma mais específica com os alunos da EJA. Para que a parceria entre educador e educando consiga atingir o objetivo final é preciso entender alguns pontos principais da tendência libertadora, como vê o educando como sujeito da própria história, a necessidade do diálogo e de ações humildade seriam pré-requisitos éticos do educador que se propõe a contribuir no processo de libertação pela educação.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Uelinton Morais Vieira (uelinton.morais@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-11-18T22:36:21Z No. of bitstreams: 3 ARTIGO UELINTON MORAIS.pdf: 172829 bytes, checksum: 9e4d47699db0a4d2aeca36d28b68b91e (MD5) termo_de_autorizacao Uelinton.pdf: 94500 bytes, checksum: 03f1f5ab8e1d8c6d9aed7aa3349ccea2 (MD5) Ata de defesa de trabalho de curso Uelinton Morais.pdf: 528406 bytes, checksum: b12c4d25bd63fc2357953367a073067e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-21T00:05:24Z (GMT) No. of bitstreams: 3 ARTIGO UELINTON MORAIS.pdf: 172829 bytes, checksum: 9e4d47699db0a4d2aeca36d28b68b91e (MD5) termo_de_autorizacao Uelinton.pdf: 94500 bytes, checksum: 03f1f5ab8e1d8c6d9aed7aa3349ccea2 (MD5) Ata de defesa de trabalho de curso Uelinton Morais.pdf: 528406 bytes, checksum: b12c4d25bd63fc2357953367a073067e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-21T00:07:27Z (GMT) No. of bitstreams: 3 ARTIGO UELINTON MORAIS.pdf: 172829 bytes, checksum: 9e4d47699db0a4d2aeca36d28b68b91e (MD5) termo_de_autorizacao Uelinton.pdf: 94500 bytes, checksum: 03f1f5ab8e1d8c6d9aed7aa3349ccea2 (MD5) Ata de defesa de trabalho de curso Uelinton Morais.pdf: 528406 bytes, checksum: b12c4d25bd63fc2357953367a073067e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-21T00:08:43Z (GMT). No. of bitstreams: 3 ARTIGO UELINTON MORAIS.pdf: 172829 bytes, checksum: 9e4d47699db0a4d2aeca36d28b68b91e (MD5) termo_de_autorizacao Uelinton.pdf: 94500 bytes, checksum: 03f1f5ab8e1d8c6d9aed7aa3349ccea2 (MD5) Ata de defesa de trabalho de curso Uelinton Morais.pdf: 528406 bytes, checksum: b12c4d25bd63fc2357953367a073067e (MD5) Previous issue date: 2022-11-03en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Iporápt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.referencesARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da educação. 2. ed. São Paulo: Moderna, 1996. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1974. FRIEDRICH, Márcia; BENITE, Ana M. Canavarro; BENITE, Claudio R. Machado; PEREIRA, Viviane Soares. Trajetória da escolarização de jovens e adultos no Brasil: de plataformas de governo a propostas pedagógicas esvaziadas. Scielo Brasil, Ensaio: aval. pol. públ. Educ. 18 (67) Jun 2010. Disponível em https://doi.org/10.1590/S0104-40362010000200011. Acesso em 29 de setembro de 2021 GADOTTI, Moacir (Org.). Paulo Freire: uma biobibliográfica. São Paulo: Cortez, Instituto Paulo Freire; Brasília: UNESCO, 1996. GADOTTI, Moacir. Convite á Leitura de Paulo Freire. 2 ed. São Paulo: Scipione, 2001. GADOTTI, M. & ROMÂO, J. E. Educação de Jovens e adultos: Teoria prática e proposta. Cortez Editora. V. 5, p.129, 2006. JORGE, Sônia Maria Gonçalves, BENEDETTI, Sandra. Paulo Freire, educar para transformar: almanaque histórico. 21 ed. São Paulo: Mercado Cultural, 2005. KLEIN, C. R.; FREITAS, M. D. C. D. Motivos do abandono escolar na educação de jovens e adultos: estudo de caso escola do Paraná. Simpósio Nacional de Tecnologia e Sociedade. Curitiba PR: Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR 2011. PATTO, Maria Helena Souza. A Produção do Fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. 2° ed. São Paulo, 1996. STRELHOW, Thyeles Borcarte. Breve História Sobre a Educação de Jovens e Adultos no Brasil Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.38, p. 49-59, jun.2010. Disponível em : https://doi.org/10.20396/rho.v10i38.8639689 UNESCO. Alfabetização de jovens e adultos no Brasil: lições da prática. Brasília: UNESCO, 2008, p. 212pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectEducação Libertadorapt_BR
dc.subjectPaulo Freirept_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleA IMPORTÂNCIA DA TENDÊNCIA LIBERTADORA DE PAULO FREIRE PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Uelinton Morais Vieira.pdf168,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
tcae_Uelinton Morais Vieira.pdf92,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ata de defesa_Uelinton Morais Vieira.pdf516,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.