Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3062
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A INCLUSÃO ESCOLAR DAS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA |
Autor(es): | Santos, Pricila dos |
Primeiro Orientador: | Silva, Paulo Rogério Santos e |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é analisar quais são as estratégias que auxiliam o processo de ensino aprendizagem de estudantes surdos da Escola Municipal Professora Sumaia Salles Cozac, em Cristalina-GO. Os objetivos específicos definidos foram: apontar o processo histórico de inclusão de alunos com deficiências; compreender a educação dos deficientes auditivos e seu processo histórico; e analisar o caso em foco, a partir dos estudos teóricos realizados. Quanto à metodologia, foi adotada pesquisa exploratória e discursiva. O método de pesquisa utilizado foi bibliográfico-documental e a pesquisa de campo para coleta de dados. A partir desse processo, chegou-se à conclusão que apesar das muitas iniciativas e diversos programas governamentais para promover a inclusão escolar, a realidade dos alunos especiais está muito aquém das maravilhas previstas na legislação. Durante a realização da pesquisa não foi encontrado nenhum intérprete em sala de aula, nenhum professor de Libras e muito menos professores com formação especializada. Palavras-chave: Educação; Educação de Surdos; Inclusão Escolar. |
Abstract: | The objective of this work is to analyze what are the strategies that help the teaching- learning process of deaf students at Escola Municipal Professora Sumaia Salles Cozac, in - Cristalina-GO. The specific objectives defined were: to point out the historical process of inclusion of students with disabilities; understand the education of the hearing impaired and its historical process; and to analyze the case in focus, from the theoretical studies carried out. As for the methodology, exploratory and discursive research was adopted. The research method used was bibliographic-documentary and field research for data collection. From this process, it was concluded that despite the many initiatives and various government programs to promote school inclusion, the reality of special students is far from the wonders provided for in the legislation. Keywords: Education; Deaf Education; School inclusion. |
Palavras-chave: | Educação Educação de Surdos Inclusão Escolar |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Cristalina |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3062 |
Data do documento: | 26-Out-2022 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_Pricila dos Santos .pdf | 331,93 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
tcae_Pricila dos Santos.pdf | 1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Ata de defesa_Pricila dos Santos.pdf | 429,76 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.