Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3062
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Paulo Rogério Santos e-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6919799524374520pt_BR
dc.creatorSantos, Pricila dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8939120776258630pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-20T23:49:17Z-
dc.date.available2022-11-10-
dc.date.available2022-11-20T23:49:17Z-
dc.date.issued2022-10-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3062-
dc.description.abstractThe objective of this work is to analyze what are the strategies that help the teaching- learning process of deaf students at Escola Municipal Professora Sumaia Salles Cozac, in - Cristalina-GO. The specific objectives defined were: to point out the historical process of inclusion of students with disabilities; understand the education of the hearing impaired and its historical process; and to analyze the case in focus, from the theoretical studies carried out. As for the methodology, exploratory and discursive research was adopted. The research method used was bibliographic-documentary and field research for data collection. From this process, it was concluded that despite the many initiatives and various government programs to promote school inclusion, the reality of special students is far from the wonders provided for in the legislation. Keywords: Education; Deaf Education; School inclusion.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é analisar quais são as estratégias que auxiliam o processo de ensino aprendizagem de estudantes surdos da Escola Municipal Professora Sumaia Salles Cozac, em Cristalina-GO. Os objetivos específicos definidos foram: apontar o processo histórico de inclusão de alunos com deficiências; compreender a educação dos deficientes auditivos e seu processo histórico; e analisar o caso em foco, a partir dos estudos teóricos realizados. Quanto à metodologia, foi adotada pesquisa exploratória e discursiva. O método de pesquisa utilizado foi bibliográfico-documental e a pesquisa de campo para coleta de dados. A partir desse processo, chegou-se à conclusão que apesar das muitas iniciativas e diversos programas governamentais para promover a inclusão escolar, a realidade dos alunos especiais está muito aquém das maravilhas previstas na legislação. Durante a realização da pesquisa não foi encontrado nenhum intérprete em sala de aula, nenhum professor de Libras e muito menos professores com formação especializada. Palavras-chave: Educação; Educação de Surdos; Inclusão Escolar.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Pricila dos Santos (2019210221350062@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-11T02:18:54Z No. of bitstreams: 4 artigo revisado correções finais .pdf: 339899 bytes, checksum: 6bddabd43b875ddb7ab382b581585546 (MD5) TCAE- TERMO DE AUTORIZAÇÃO.pdf: 569147 bytes, checksum: d185a885ebf0e03324450bdcba5054ad (MD5) TERMO DE RESPONSABILIDADE AUTORAL (1).pdf: 399534 bytes, checksum: 87847d9f945a412a8b7d459f59e7bdc3 (MD5) Anexo II - Ata de defesa de trabalho de curso Priscila dos Santos.doc: 131584 bytes, checksum: baa06b127dc3de5580ce03f0c3e33416 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Poliana Ribeiro Dourado (poliana.ribeiro@ifgoiano.edu.br), reason: Ausência das assinaturas dos demais membros da banca. on 2022-11-11T13:33:36Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Pricila dos Santos (2019210221350062@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-11T21:48:05Z No. of bitstreams: 4 artigo revisado correções finais .pdf: 339899 bytes, checksum: 6bddabd43b875ddb7ab382b581585546 (MD5) TERMO DE RESPONSABILIDADE AUTORAL (1).pdf: 399534 bytes, checksum: 87847d9f945a412a8b7d459f59e7bdc3 (MD5) Anexo II - Ata de defesa de trabalho de curso Priscila dos Santos.doc: 131584 bytes, checksum: baa06b127dc3de5580ce03f0c3e33416 (MD5) TCAE- TERMO DE AUTORIZAÇÃO Priscila_ assinado.pdf: 1026465 bytes, checksum: 15f27699e21a2e657ec2269df1e42bec (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Prezada PRICILA, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo:   A ata de defesa não está devidamente assinada com os membros da Banca de defesa. O documento devidamente assinado é elemento obrigatório e deve constar nos trabalhos acadêmicos submetidos no Repositório. Caso não esteja devidamente inserida na submissão realizada, rejeitamos o arquivo para a realização de ajustes e adequação do(s) autor(es). Para sanar dúvidas, sugerimos a leitura do tutorial “Como submeter o trabalho no RIIF Goiano”, clicando aqui:  O TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização", podendo ser encontrado no seguinte link: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf  O(s) autor(es) deve revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação contendo,o TCAE, a Ata de defesa e o artigo científico. Pode ser enviados em arquivos em separado, mas estes documentos precisam estar obrigatoriamente na submissão enviada Assim que o TCAE e a Ata de defesa estiverem assinados e anexados, nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Recomendamos que, caso não seja possível coletar assinatura do(a) Professor(a) orientador(a) no mesmo documento, você pode editar em imagem e anexar ao TCAE, ou então solicitar ao docente que abra no Sistema SUAP o documento Intitulado Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE), na opção "Termos" e coletar assinaturas eletrônicas.  Você também pode tirar dúvidas, assistindo a este tutorial, clicando aqui. Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas. SOLICITAMOS A EXCLUSÃO DA SUBMISSÃO REALIZADA EM DUPLICIDADE NA PLATAFORMA.  Estamos à disposição. Atenciosamente,  on 2022-11-12T00:39:43Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Pricila dos Santos (2019210221350062@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-18T21:31:19Z No. of bitstreams: 4 artigo revisado correções finais .pdf: 339899 bytes, checksum: 6bddabd43b875ddb7ab382b581585546 (MD5) TERMO DE RESPONSABILIDADE AUTORAL (1).pdf: 399534 bytes, checksum: 87847d9f945a412a8b7d459f59e7bdc3 (MD5) TCAE- TERMO DE AUTORIZAÇÃO Priscila_ assinado.pdf: 1026465 bytes, checksum: 15f27699e21a2e657ec2269df1e42bec (MD5) ata de defesa com assinaturas dos membros.pdf: 440075 bytes, checksum: af7cc6dbc308deabccb7be4df0a6cf3d (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-20T23:33:01Z (GMT) No. of bitstreams: 4 artigo revisado correções finais .pdf: 339899 bytes, checksum: 6bddabd43b875ddb7ab382b581585546 (MD5) TERMO DE RESPONSABILIDADE AUTORAL (1).pdf: 399534 bytes, checksum: 87847d9f945a412a8b7d459f59e7bdc3 (MD5) TCAE- TERMO DE AUTORIZAÇÃO Priscila_ assinado.pdf: 1026465 bytes, checksum: 15f27699e21a2e657ec2269df1e42bec (MD5) ata de defesa com assinaturas dos membros.pdf: 440075 bytes, checksum: af7cc6dbc308deabccb7be4df0a6cf3d (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-20T23:44:04Z (GMT) No. of bitstreams: 4 artigo revisado correções finais .pdf: 339899 bytes, checksum: 6bddabd43b875ddb7ab382b581585546 (MD5) TERMO DE RESPONSABILIDADE AUTORAL (1).pdf: 399534 bytes, checksum: 87847d9f945a412a8b7d459f59e7bdc3 (MD5) TCAE- TERMO DE AUTORIZAÇÃO Priscila_ assinado.pdf: 1026465 bytes, checksum: 15f27699e21a2e657ec2269df1e42bec (MD5) ata de defesa com assinaturas dos membros.pdf: 440075 bytes, checksum: af7cc6dbc308deabccb7be4df0a6cf3d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-20T23:49:17Z (GMT). No. of bitstreams: 4 artigo revisado correções finais .pdf: 339899 bytes, checksum: 6bddabd43b875ddb7ab382b581585546 (MD5) TERMO DE RESPONSABILIDADE AUTORAL (1).pdf: 399534 bytes, checksum: 87847d9f945a412a8b7d459f59e7bdc3 (MD5) TCAE- TERMO DE AUTORIZAÇÃO Priscila_ assinado.pdf: 1026465 bytes, checksum: 15f27699e21a2e657ec2269df1e42bec (MD5) ata de defesa com assinaturas dos membros.pdf: 440075 bytes, checksum: af7cc6dbc308deabccb7be4df0a6cf3d (MD5) Previous issue date: 2022-10-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cristalinapt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.referencesFernando Becker; Tania B.I. Marques, Porto Alegre: Faculdade de Educação, Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1972. CANDAU, V. M. Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. Revista Brasileira de Educação, v.13, n. 37, (2008b) 15 FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro; Paz e Terra, 1987. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2007. MARTINS, Lúcia de Araújo Ramos. Inclusão escolar: algumas notas introdutórias. In: MARTINS, Lúcia de Araújo Ramos et all. (orgs). Inclusão: compartilhando saberes. Petrópolis – RJ: Vozes, 2006. p. 17-25. MOURA, M.C. O surdo: caminhos para uma nova identidade. Rio de Janeiro: Reiventer, 2000. MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2006. OMOTE, S. (org.) Inclusão: intenção e realidade. Marília: Fundepe, 2004a. 211p. PRODANOV, Clber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2.ª edição. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. QUADROS, Ronice Muller de Educação de Surdos - A aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artmed, 1997. ROCHA, Solange Maria da. Antíteses, díades, dicotomias no jogo entre memória e apagamento presentes nas narrativas da história da educação de surdos: um olhar para o Instituto Nacional de Educação de Surdos (1856/1961).2009 Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009. ROCHA, Solange Maria da. Memória e história: a indagação de Esmeralda/ – Petrópolis, RJ: Arara Azul, 2010.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação de Surdospt_BR
dc.subjectInclusão Escolarpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA INCLUSÃO ESCOLAR DAS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Pricila dos Santos .pdf331,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
tcae_Pricila dos Santos.pdf1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ata de defesa_Pricila dos Santos.pdf429,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.