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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
metadata.dc.creator: Goulart, Izadora Gonçalves de Souza
metadata.dc.contributor.advisor1: Bandeira, Dina Carla de Costa
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo teve como temática a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e visa abordar o letramento nessa modalidade de ensino, bem como a importância do professor e sua metodologia. Sobre o letramento, destaca-se esse processo enquanto resultado da alfabetização significativa, ou seja, distante da simples decodificação da língua, capacitando o indivíduo para o exercício social da leitura e da escrita. Nesse sentido, buscou-se respostas para a seguinte problema: como se materializa a alfabetização e o letramento na Educação de Jovens e Adultos? Mediante o exposto, pretendeu-se com a pesquisa compreender as questões voltadas para a alfabetização e letramento no processo de construção da aprendizagem na EJA justificando assim o tema, a partir da necessidade e da importância de os professores estarem capacitados par trabalhar com pessoas que por seus motivos, não concluíram o processo de escolarização na idade certa, comprometendo sua alfabetização e por consequência, o letramento. Partindo dos objetivos, o estudo teve como metodologia a pesquisa bibliográfica, buscando-se na literatura, os aportes teóricos, dispostos principalmente em artigos com a mesma temática. Ressalta-se que o recorte temporal se deu do ano 2000 a 2020, excluindo-se as fontes anteriores a esses anos. Dentre seus resultados, observou-se que o letramento é a prática social da leitura e escrita, necessitando ser a base para o trabalho docente na EJA, pois seus sujeitos precisam construir sua autonomia, distanciando-se da mera repetição de modelos preexistentes.
Abstract: The present study has as it's theme Youth and Adult Education (EJA) and aims to address literacy in this teaching modality, as well as the importance of the teacher and their methodology. Regarding literacy, this process stands out as a result of significant literacy, that is, far from the simple decoding of the language, enabling the individual for the social exercise of reading and writing. In this sense, answers were sought for the following problem: how is literacy materialized in Youth and Adult Education? Based on the already shown, the research intended to understand the issues related to literacy in the process of building learning at EJA, thus justifying the theme, based on the need and importance of teachers being able to work with people who, for their own reasons, did not complete the schooling process at the correct age, compromising their literacy in both capacities. Starting from the objectives, the study had as it's method the bibliographical research, searching in literature the theoretical contributions arranged mainly in articles with the same theme. It is noteworthy that the time frame was from 2000 to 2020, excluding sources prior to these years. Among it's results, it was observed that literacy is the social practice of reading and writing, needing to be the basis for teaching work at EJA, as it's subjects need to build their autonomy, distancing themselves from the mere repetition of preexisting models.
Keywords: EJA
Letramento
Alfabetização
Autonomia
Metodologia
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Iporá
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3061
Issue Date: 31-Oct-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia



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