Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3061
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Bandeira, Dina Carla de Costa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0397545997189633pt_BR
dc.creatorGoulart, Izadora Gonçalves de Souza-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/8786589580453257pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-18T18:24:09Z-
dc.date.available2022-11-18-
dc.date.available2022-11-18T18:24:09Z-
dc.date.issued2022-10-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3061-
dc.description.abstractThe present study has as it's theme Youth and Adult Education (EJA) and aims to address literacy in this teaching modality, as well as the importance of the teacher and their methodology. Regarding literacy, this process stands out as a result of significant literacy, that is, far from the simple decoding of the language, enabling the individual for the social exercise of reading and writing. In this sense, answers were sought for the following problem: how is literacy materialized in Youth and Adult Education? Based on the already shown, the research intended to understand the issues related to literacy in the process of building learning at EJA, thus justifying the theme, based on the need and importance of teachers being able to work with people who, for their own reasons, did not complete the schooling process at the correct age, compromising their literacy in both capacities. Starting from the objectives, the study had as it's method the bibliographical research, searching in literature the theoretical contributions arranged mainly in articles with the same theme. It is noteworthy that the time frame was from 2000 to 2020, excluding sources prior to these years. Among it's results, it was observed that literacy is the social practice of reading and writing, needing to be the basis for teaching work at EJA, as it's subjects need to build their autonomy, distancing themselves from the mere repetition of preexisting models.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo teve como temática a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e visa abordar o letramento nessa modalidade de ensino, bem como a importância do professor e sua metodologia. Sobre o letramento, destaca-se esse processo enquanto resultado da alfabetização significativa, ou seja, distante da simples decodificação da língua, capacitando o indivíduo para o exercício social da leitura e da escrita. Nesse sentido, buscou-se respostas para a seguinte problema: como se materializa a alfabetização e o letramento na Educação de Jovens e Adultos? Mediante o exposto, pretendeu-se com a pesquisa compreender as questões voltadas para a alfabetização e letramento no processo de construção da aprendizagem na EJA justificando assim o tema, a partir da necessidade e da importância de os professores estarem capacitados par trabalhar com pessoas que por seus motivos, não concluíram o processo de escolarização na idade certa, comprometendo sua alfabetização e por consequência, o letramento. Partindo dos objetivos, o estudo teve como metodologia a pesquisa bibliográfica, buscando-se na literatura, os aportes teóricos, dispostos principalmente em artigos com a mesma temática. Ressalta-se que o recorte temporal se deu do ano 2000 a 2020, excluindo-se as fontes anteriores a esses anos. Dentre seus resultados, observou-se que o letramento é a prática social da leitura e escrita, necessitando ser a base para o trabalho docente na EJA, pois seus sujeitos precisam construir sua autonomia, distanciando-se da mera repetição de modelos preexistentes.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Izadora Gonçalves de Souza Goulart (izadora.goulart@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-11-18T17:44:36Z No. of bitstreams: 3 izadora ATA.pdf: 637437 bytes, checksum: dc80aee3c3233fff300668fe25ebed86 (MD5) Termo de Ciência e Autorização (1).pdf: 291139 bytes, checksum: 3fdc348ab36ec27c5477d0d1efd0ae67 (MD5) ARTIGO IZADORA (1).pdf: 701064 bytes, checksum: 94ea23983e2cbecf832bf59230d6f657 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-18T18:22:47Z (GMT) No. of bitstreams: 3 izadora ATA.pdf: 637437 bytes, checksum: dc80aee3c3233fff300668fe25ebed86 (MD5) Termo de Ciência e Autorização (1).pdf: 291139 bytes, checksum: 3fdc348ab36ec27c5477d0d1efd0ae67 (MD5) ARTIGO IZADORA (1).pdf: 701064 bytes, checksum: 94ea23983e2cbecf832bf59230d6f657 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-18T18:23:58Z (GMT) No. of bitstreams: 3 izadora ATA.pdf: 637437 bytes, checksum: dc80aee3c3233fff300668fe25ebed86 (MD5) Termo de Ciência e Autorização (1).pdf: 291139 bytes, checksum: 3fdc348ab36ec27c5477d0d1efd0ae67 (MD5) ARTIGO IZADORA (1).pdf: 701064 bytes, checksum: 94ea23983e2cbecf832bf59230d6f657 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-18T18:24:09Z (GMT). No. of bitstreams: 3 izadora ATA.pdf: 637437 bytes, checksum: dc80aee3c3233fff300668fe25ebed86 (MD5) Termo de Ciência e Autorização (1).pdf: 291139 bytes, checksum: 3fdc348ab36ec27c5477d0d1efd0ae67 (MD5) ARTIGO IZADORA (1).pdf: 701064 bytes, checksum: 94ea23983e2cbecf832bf59230d6f657 (MD5) Previous issue date: 2022-10-31en
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Iporápt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLARpt_BR
dc.titleALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.