Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3059
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA REFLEXÃO DOS APORTES DOS PCN's À BNCC
metadata.dc.creator: Amaral, Ellen Caroline Lamounier Rodrigues do
metadata.dc.contributor.advisor1: Cunha, André Luiz Araújo
metadata.dc.contributor.referee1: Xavier, Priscila Braquinho
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Sidney de Souza
metadata.dc.description.resumo: A partir de um breve estudo veremos como surgem as políticas que atuam na atmosfera e no cenário educacional brasileiro, inclusive que levaram a criação da Base Nacional Comum Curricular, documento normativo que estabelece os parâmetros pelos quais as escolas do nosso país devem preparar os indivíduos com vista ao mercado de trabalho. O presente artigo tem por objetivo analisar as orientações curriculares voltadas ao Ensino Fundamental, para tal, analisaremos documentos oficiais, tais como: os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais), BNCC (Base Nacional Comum Curricular), além de documentos e artigos referentes aos Organismos Mundiais a fim de entendermos como influenciam diretamente nas políticas públicas e sociais do nosso país. Avaliaremos as diferenças que ocorreram dos PCNs à BNCC, as políticas e práticas pedagógicas decorrentes da implementação do segundo documento de forma normativa para as escolas do país, contudo as instituições públicas visto que aos particulares são reservados a opção de adesão ou não. Para finalizar as questões que circundam a educação brasileira, buscaremos discutir os impactos das chamadas Avaliações em Larga Escala no tocante a formação de novas políticas educacionais, onde os alunos são submetidos a avaliações puramente classificatória e segregacionista, com intuito não na qualidade da educação, mas, em moldes que se assemelham ao mercado capitalista de trabalho, qualidade – eficiência – produtividade.
Abstract: From a brief study we will see how the policies that act in the atmosphere and in the Brazilian educational scenario, including those that led to the creation of the National Base Common Curricular, normative document that establishes the parameters by which the schools in our country must prepare individuals for the job market. O This article aims to analyze the curricular guidelines aimed at Teaching Fundamental, for this, we will analyze official documents, such as: the PCNs (National Curriculum Parameters), BNCC (National Common Curriculum Base), in addition to of documents and articles referring to World Organizations in order to understand how directly influence public and social policies in our country. We will evaluate the differences that occurred from the PCNs to the BNCC, the policies and pedagogical practices resulting from the implementation of the second document in a normative way for schools of the country, however public institutions since private individuals are reserved the option membership or not. To finalize the issues surrounding Brazilian education, we will seek to discuss the impacts of the so-called Large Scale Assessments regarding formation of new educational policies, where students are submitted to evaluations purely classificatory and segregationist, with a view not to the quality of education, but, in ways that resemble the capitalist labor market, quality – efficiency – productivity.
Keywords: Ensino e Aprendizagem
Currículo
PCN's
BNCC
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Hidrolândia
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3059
Issue Date: 22-Oct-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.