Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3059
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cunha, André Luiz Araújo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2042697909795467pt_BR
dc.contributor.referee1Xavier, Priscila Braquinho-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7580686553219283pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Sidney de Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0865355881753958pt_BR
dc.creatorAmaral, Ellen Caroline Lamounier Rodrigues do-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2916858269807276pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-18T18:10:34Z-
dc.date.available2022-12-01-
dc.date.available2022-11-18T18:10:34Z-
dc.date.issued2022-10-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3059-
dc.description.abstractFrom a brief study we will see how the policies that act in the atmosphere and in the Brazilian educational scenario, including those that led to the creation of the National Base Common Curricular, normative document that establishes the parameters by which the schools in our country must prepare individuals for the job market. O This article aims to analyze the curricular guidelines aimed at Teaching Fundamental, for this, we will analyze official documents, such as: the PCNs (National Curriculum Parameters), BNCC (National Common Curriculum Base), in addition to of documents and articles referring to World Organizations in order to understand how directly influence public and social policies in our country. We will evaluate the differences that occurred from the PCNs to the BNCC, the policies and pedagogical practices resulting from the implementation of the second document in a normative way for schools of the country, however public institutions since private individuals are reserved the option membership or not. To finalize the issues surrounding Brazilian education, we will seek to discuss the impacts of the so-called Large Scale Assessments regarding formation of new educational policies, where students are submitted to evaluations purely classificatory and segregationist, with a view not to the quality of education, but, in ways that resemble the capitalist labor market, quality – efficiency – productivity.pt_BR
dc.description.resumoA partir de um breve estudo veremos como surgem as políticas que atuam na atmosfera e no cenário educacional brasileiro, inclusive que levaram a criação da Base Nacional Comum Curricular, documento normativo que estabelece os parâmetros pelos quais as escolas do nosso país devem preparar os indivíduos com vista ao mercado de trabalho. O presente artigo tem por objetivo analisar as orientações curriculares voltadas ao Ensino Fundamental, para tal, analisaremos documentos oficiais, tais como: os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais), BNCC (Base Nacional Comum Curricular), além de documentos e artigos referentes aos Organismos Mundiais a fim de entendermos como influenciam diretamente nas políticas públicas e sociais do nosso país. Avaliaremos as diferenças que ocorreram dos PCNs à BNCC, as políticas e práticas pedagógicas decorrentes da implementação do segundo documento de forma normativa para as escolas do país, contudo as instituições públicas visto que aos particulares são reservados a opção de adesão ou não. Para finalizar as questões que circundam a educação brasileira, buscaremos discutir os impactos das chamadas Avaliações em Larga Escala no tocante a formação de novas políticas educacionais, onde os alunos são submetidos a avaliações puramente classificatória e segregacionista, com intuito não na qualidade da educação, mas, em moldes que se assemelham ao mercado capitalista de trabalho, qualidade – eficiência – produtividade.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ellen Caroline Lamounier Rodrigues do Amaral (ellen.caroline@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-11-18T17:07:04Z No. of bitstreams: 3 Ata de defesa.pdf: 264221 bytes, checksum: 784a69d7faae0e0a3a4f6303102c7269 (MD5) Termo de Ciência Ellen.pdf: 353711 bytes, checksum: ebb556c8ac7e61a582606c28f42af3a3 (MD5) Trabalho de Conclusão de Curso_Ellen Caroline Lamounier Rodrigues do Amaral.pdf: 254422 bytes, checksum: 54c3332ab673c0f0d288a1d9af6ec6a3 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-18T18:08:45Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Ata de defesa.pdf: 264221 bytes, checksum: 784a69d7faae0e0a3a4f6303102c7269 (MD5) Termo de Ciência Ellen.pdf: 353711 bytes, checksum: ebb556c8ac7e61a582606c28f42af3a3 (MD5) Trabalho de Conclusão de Curso_Ellen Caroline Lamounier Rodrigues do Amaral.pdf: 254422 bytes, checksum: 54c3332ab673c0f0d288a1d9af6ec6a3 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-18T18:09:16Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Ata de defesa.pdf: 264221 bytes, checksum: 784a69d7faae0e0a3a4f6303102c7269 (MD5) Termo de Ciência Ellen.pdf: 353711 bytes, checksum: ebb556c8ac7e61a582606c28f42af3a3 (MD5) Trabalho de Conclusão de Curso_Ellen Caroline Lamounier Rodrigues do Amaral.pdf: 254422 bytes, checksum: 54c3332ab673c0f0d288a1d9af6ec6a3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-18T18:10:34Z (GMT). No. of bitstreams: 3 Ata de defesa.pdf: 264221 bytes, checksum: 784a69d7faae0e0a3a4f6303102c7269 (MD5) Termo de Ciência Ellen.pdf: 353711 bytes, checksum: ebb556c8ac7e61a582606c28f42af3a3 (MD5) Trabalho de Conclusão de Curso_Ellen Caroline Lamounier Rodrigues do Amaral.pdf: 254422 bytes, checksum: 54c3332ab673c0f0d288a1d9af6ec6a3 (MD5) Previous issue date: 2022-10-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Hidrolândiapt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino e Aprendizagempt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectPCN'spt_BR
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAOpt_BR
dc.titleORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA REFLEXÃO DOS APORTES DOS PCN's À BNCCpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.