Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3057
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO
Título(s) alternativo(s): Mathematics education in the early years of elementary school: Gamification as a teaching strategy
Autor(es): Marques Junior, Luiz Antônio
Primeiro Orientador: Silva, Paulo Rogério Santos
Primeiro Membro da Banca: Lopes, Carlos André Nunes
Resumo: Esta pesquisa se dispôs a uma análise da utilização da gamificação na educação matemática para os anos iniciais do ensino fundamental. Tal pesquisa fundamenta-se na necessidade de aulas de matemática mais atraentes que dialoguem com a realidade do aluno, diante disto e sabendo que na atual conjuntura as crianças estão cada vez mais inseridas no contexto das mídias digitais, nesse caso especificamente no mundo dos games, utilizar uma estratégia pedagógica que simule as características dos jogos, é uma maneira de lograr êxito no envolvimento e participação do aluno durante a aula. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, visando a análise de obras já publicadas que aborde o tema em questão, durante a pesquisa foi possível verificar que a gamificação pode ser uma importante aliada nas aulas de matemática para o ensino fundamental I.
Abstract: This research set out to analyze the use of gamification in mathematics education for the early years of elementary school. This research is based on the need for more attractive math classes that dialogue with the student's reality, in view of this and knowing that in the current conjuncture children are increasingly inserted in the context of digital media, in this case specifically in the world of games, Using a pedagogical strategy that simulates the characteristics of games is a way to achieve successful student involvement and participation during the class. A bibliographic research was carried out, aiming at the analysis of already published works that address the subject in question, during the research it was possible to verify that gamification can be an important ally in mathematics classes for elementary school I.
Palavras-chave: Gamificação
Matemática
Ensino Fundamental
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Cristalina
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3057
Data do documento: 26-Out-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ata de defesa_Luiz Antônio Marques Júnior.pdf251,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCAE_Luiz Antônio Marques Júnior.pdf676,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCC_Luiz Antonio Marques Junior.pdf176,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.