Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3057
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO |
Título(s) alternativo(s): | Mathematics education in the early years of elementary school: Gamification as a teaching strategy |
Autor(es): | Marques Junior, Luiz Antônio |
Primeiro Orientador: | Silva, Paulo Rogério Santos |
Primeiro Membro da Banca: | Lopes, Carlos André Nunes |
Resumo: | Esta pesquisa se dispôs a uma análise da utilização da gamificação na educação matemática para os anos iniciais do ensino fundamental. Tal pesquisa fundamenta-se na necessidade de aulas de matemática mais atraentes que dialoguem com a realidade do aluno, diante disto e sabendo que na atual conjuntura as crianças estão cada vez mais inseridas no contexto das mídias digitais, nesse caso especificamente no mundo dos games, utilizar uma estratégia pedagógica que simule as características dos jogos, é uma maneira de lograr êxito no envolvimento e participação do aluno durante a aula. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, visando a análise de obras já publicadas que aborde o tema em questão, durante a pesquisa foi possível verificar que a gamificação pode ser uma importante aliada nas aulas de matemática para o ensino fundamental I. |
Abstract: | This research set out to analyze the use of gamification in mathematics education for the early years of elementary school. This research is based on the need for more attractive math classes that dialogue with the student's reality, in view of this and knowing that in the current conjuncture children are increasingly inserted in the context of digital media, in this case specifically in the world of games, Using a pedagogical strategy that simulates the characteristics of games is a way to achieve successful student involvement and participation during the class. A bibliographic research was carried out, aiming at the analysis of already published works that address the subject in question, during the research it was possible to verify that gamification can be an important ally in mathematics classes for elementary school I. |
Palavras-chave: | Gamificação Matemática Ensino Fundamental |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Cristalina |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3057 |
Data do documento: | 26-Out-2022 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ata de defesa_Luiz Antônio Marques Júnior.pdf | 251,71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
TCAE_Luiz Antônio Marques Júnior.pdf | 676,18 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
TCC_Luiz Antonio Marques Junior.pdf | 176,36 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.