Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3049
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ENSINO DA MATEMÁTICA
Autor(es): Souza, Priscila de Oliveira
Primeiro Orientador: Moura, Sebastião Rodrigues
Primeiro Membro da Banca: Rodrigues, Rafael Cordeiro
Segundo Membro da Banca: Silva, Jardinelio Reis da
Resumo: O presente estudo se propõe a refletir sobre o Ensino de Matemática no contexto inclusivo, a partir de uma revisão bibliográfica nos periódicos disponíveis no Google Acadêmico no período de 2015 a 2021. Trata se de um trabalho realizado para a conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia na Modalidade a Distância, do Instituto Federal Goiano. A pesquisa objetivou identificar os trabalhos que abordassem a temática do Ensino de Matemática em contexto inclusivo, descrevendo tais estudos, evidenciando algumas deficiências e transtornos e refletindo sobre os resultados publicados nos trabalhos obtidos através das pesquisas desenvolvidas. Fundamentados nos auxílios metodológicos da pesquisa bibliográfica, identificamos 7 produções que indicam avanços nas pesquisas sobre a temática, manifestando a necessidade do uso de ações que agregam propósitos precisos, e que tenham a finalidade de vencer as dificuldades apresentadas pelos alunos, promovendo atividades pedagógicas que estimulem e sejam eficazes na construção de conhecimentos matemáticos, visando à aprendizagem e ampliação de conceitos.
Abstract: The present study proposes to reflect on the Teaching of Mathematics in the early years of Elementary School in an inclusive context, based on a bibliographic review in the periodicals available on Google Scholar from 2015 to 2021. completion of the Degree Course in Pedagogy in the Distance Mode, from the Instituto Federal Goiano. The research aimed to identify the works that approached the theme of Teaching Mathematics in an inclusive context, describing such studies, evidencing some deficiencies and disorders and reflecting on the results published in the works obtained through the developed researches. Based on the methodological aids of the bibliographic research, we identified 7 productions that indicate advances in research on the subject, demonstrating the need to use actions that add precise purposes, and that aim to overcome the difficulties presented by the students, promoting pedagogical activities that stimulate and be effective in the construction of mathematical knowledge, aiming at the learning and expansion of concepts.
Palavras-chave: Ensino da Matemática
Educação Inclusiva
Transtornos
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Iporá
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3049
Data do documento: 25-Out-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc - Priscila Oliveira Souza.pdf634,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.