Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3048
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: AQUISIÇÃO DA LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
metadata.dc.creator: Santos, Dayana
metadata.dc.description.resumo: Um dos grandes desafios na atualidade que se enfrenta na área da Educação Infantil é o de sobretudo, conseguir com que se adapte à sala de aula uma prática pedagógica que possa corresponder e atender às reais necessidades das crianças no que se refere ao processo de aquisição da leitura. Sabendo disto, essa pesquisa se estruturou por meio da seguinte problemática: Quais os mecanismos e estratégias de leitura que o educador deve realizar no desenvolvimento do trabalho educativo na Educação Infantil? O objetivo central deste estudo é discorrer como as estratégias de leitura corroboram para a aquisição da atividade leitora na Educação Infantil. Posto isto, para a sua realização recorreu-se a uma pesquisa do tipo bibliográfica, de base qualitativa, a qual ocorreu por meio da leitura de textos, artigos, monografias dentre outros. Após o termino, dessa pesquisa pode se constatar que é crucial que os educadores criem estratégias as quais, incentivem a atividade de leitura para as crianças visto que, o ato de ler amplia o processo de ensino e aprendizagem dentro e fora do contexto escolar.
Abstract: One of the great challenges currently faced in the area of Early Childhood Education is, above all, to adapt to the classroom a pedagogical practice that can correspond and meet the real needs of children with regard to the process of acquiring reading. Knowing this, this research was structured through the following problem: What are the mechanisms and reading strategies that the educator must carry out in the development of educational work in Early Childhood Education? The main objective of this study is to analyze precisely the importance of mechanisms and strategies of educators for the process of acquiring reading in educational practices for children. That said, it is stated that for its accomplishment, bibliographic research was used, with a qualitative basis, which occurred through the reading of texts, articles, monographs, among others. After the end of this research, it can be seen that it is crucial that educators create strategies which encourage reading activity for children since the act of reading expands the teaching and learning process inside and outside the school context.
Keywords: Leitura
Educação Infantil
Crianças
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3048
Issue Date: 17-Nov-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_Dayana de Souza Santos.pdf874,93 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.