Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3046
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A LEITURA LITERÁRIA NA PERSPECTIVA INCLUSIVA DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor(es): Silva, Roseclene Timóteo
Primeiro Orientador: Sales, Paulo Alberto da Silva
Primeiro Membro da Banca: Sales, Paulo Alberto da Silva
Segundo Membro da Banca: Luz, Berto Rodrigo marinho
Terceiro Membro da Banca: Silva, Iraci Balbina Gonçalves
Resumo: A pesquisa tem como objetivo discutir a importância da leitura de livros infantis no processo de inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na educação infantil. Tentaremos aprofundar a pesquisa sobre o que, de fato, é o TEA, mais conhecido como “autismo”, pois é possível observar que o conhecimento sobre esse transtorno é superficial para muitas pessoas. A pesquisa foi realizada com base teórica no livro "Mundo Singular: entenda o Autismo"(SILVA, 2012), que apresenta a visão de mundo e desafios de um autista, e pesquisa bibliográfica a partir da análise das obras “Um amiguinho diferente” (SOUZA, 2003) e Meu Amigo faz iiii (WERNER, 2017) que traz uma forma lúdica de trabalhar a aprendizagem em sala de aula, destacando crianças autistas e seu comportamento. Escolhemos tais obras por tratarem a inclusão de forma lúdica, considerando a criação de valores como amizade, respeito e igualdade entre as crianças, que contribuem para a criação de um discurso inclusivo, destacando as necessidades dos alunos e aprender a respeitar a diferença do outro. Portanto, a partir das obras citadas acima, os professores podem pensar em formas de trabalhar com toda a turma de forma lúdica e simples, pensando na perspectiva inclusiva dos alunos com TEA, pensando em como preparar a turma para acolher esses alunos, respeitando suas peculiaridades.
Abstract: The research aims to discuss the importance of reading children’s books in the process of including students with autism spectrum disorder (ASD) in early childhood education. The research will discuss what is, in fact, ASD, better known as “autism”, as it is possible to observe that knowledge about this disorder is superficial for many people. The research was carried out with a theoretical basis in the book “Mundo Singular: Entenda o Autismo” (SILVA, 2012), which presents the world view and challenges of the works “Um amigo diferente” (SOUZA, 2003) and “Meu Amigo faz iiii” (WERNER, 2017) which brings a playful way of working learning in the classroom, highlighting autistic children and their behavior. Such works were chosen because they treat inclusion in a playful way, considering the creation of values such as friendship, respect and equality among children, which contribute to the creation of an inclusive discourse, highlighting the needs of students and learning to respect the difference of the other. Therefore, from the works mentioned above, teachers can think of ways to work with the whole class in a playful and simple way. thinking about the inclusive perspective of students with ASD, thinking about how to prepare the class to welcome these students, respecting their peculiarities.
Palavras-chave: Inclusão
Autismo
literatura Infantil
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Hidrolândia
Citação: BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Adaptações Curriculares / Secretaria de Educação Fundamental. Secretaria de Educação Especial. – Brasília: MEC /SEF/SEESP, 1998. BRASIL. Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012. Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtornos do Espectro Autista. Presidência da República, Casa Civil. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011- 2014/2012/lei/l12764.htm Acesso em: 10 set. 2021. FREITAS, Michelli. Autismo: sintomas, causas e tratamento. IEAC. Disponível em: https://blog.ieac.net.br/autismo-causa-sintomas-diagnostico-e-tratamento/.Acesso em 06 de out.de 2021 MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão Escolar: O que é? Por que? Como fazer? São Paulo. ED. Moderna, 2003. MELLO, Ana Maria S. Ros. Autismo: guia prático. 7ª ed. São Paulo.2007. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, 2008. Disponível em:http://peei.mec.gov.br/arquivos/politica_nacional_educacao_especial.pdf . Acesso em 05. out. 2021. Número de alunos com autismo em escolas comuns cresce 37% em um ano; aprendizagem ainda é desafio. Sinep-Mg,2019.Disponivel em https://sinep mg.org.br/posts/numero-de-alunos-com-autismo-em-escolas-comuns-cresce-37-em-um ano-aprendizagem-ainda-e-desafio. Acesso em 06 de out.de 2021 OLIVEIRA, Carolina. Um retrato do autismo. Revista Espaço aberto, São Paulo. Ed.170. Fevereiro, 2016. Disponível em http://www.usp.br/espacoaberto/?materia=um retrato-do-autismo-no-brasil. Acesso em 06 de out. de 2021. OLIVEIRA, Francisco Lindoval. Autismo e inclusão escolar: os desafios da inclusão do aluno autista. Revista Educação Pública, v.20, nº 34, 8 de setembro de 2020. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/34/autismo-e-inclusao escolar-os-desafios-da-inclusao-do-aluno-autista Acesso em: 15 set.2021 SILVA. Ana Beatriz Barbosa. Mundo Singular - Entenda o Autismo, Rio de Janeiro. ED. Fontanar, 2012. SOUSA, Maurício. A turma da Mônica: um amiguinho diferente. São Paulo: 2003. WERNER, Andreia. Meu amigo faz iiiii. São Paulo.2017
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3046
Data do documento: 9-Set-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo_Roseclene Timóteo.pdf812,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ata_defesa_Roseclene.pdf185,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
termo_de_autorizacao_Roseclene.pdf158,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.