Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3044
Tipo: Artigo de Periódico
Título: MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS DE 0 A 5 ANOS
Autor(es): Nascimento, Valdirene Verissimo do
Resumo: A musicalização pode ser considerada uma importante ferramenta para uso pedagógico em sala de aula, pois promove o desenvolvimento holístico das crianças nos domínios cognitivo, linguístico, emocional, social, psicomotor e outros. Diante disso, o presente artigo é um estudo bibliográfico exploratório, de natureza qualitativa, cujo objetivo foi compreender os benefícios do uso da musicalização para crianças de 0 a 5 anos de idade, bem como as diversas formas que a mesma pode ser explorada para uma aprendizagem significativa. Também foi feito um levantamento dos objetivos de aprendigagem e desenvolvimento do Documento Curricular para Goiás (DC-GO Ampliado, Volume I) que tratam sobre a musicalização. Ao incorporar a musicalização na prática docente, de forma individual ou combinada com outras atividades lúdicas o professor possibilita que as crianças tenham o direitos de aprendizagem aludidos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) respeitados, sendo eles os seguintes (conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer se), além de permitir que as crianças vivenciem a infância em todos os seus encantos. Para tanto, utilizou-se como aportes teóricos Brito (2003); Oliveira (2001); Piaget (2006); Chiarelli; Barreto (2005), etc.; legislações como a Constituição Federal de 1988; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei n. 9.394/96), Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA, Lei n. 8.069/90), etc.; e documentos que norteiam a educação brasileira como BNCC e DC-GO Ampliado, volume I. Nas considerações finais, ressalta-se a importância de utilizar a musicalização na prática pedagógica, pois contribui para a aprendizagem das crianças de 0 a 5 anos de idade, além de ser uma aliada do professor no processo de ensino, pois torna a prática prazerosa, dinâmica e significativa. Também foram identificados 23 objetivos de aprendigagem e desenvolvimento no DC-GO Ampliado (Volume I) que menciona a palavra “música”.
Abstract: Musicalization can be considered an important tool for pedagogical use in the classroom, as it promotes the holistic development of children in the cognitive, linguistic, emotional, social, psychomotor and other domains. Therefore, the present article is an exploratory bibliographic study, of a qualitative nature, whose objective was to understand the benefits of using musicalization for children from 0 to 5 years of age, as well as the various ways in which it can be explored for learning. significant. A survey was also made of the learning and development objectives of the Curricular Document for Goiás (DC-GO Ampliado, Volume I) that deal with musicalization. By incorporating musicalization into teaching practice, individually or in combination with other recreational activities, the teacher makes it possible for children to have the learning rights mentioned in the National Common Curriculum Base (BNCC) respected, which are the following (live, play, participate, explore, express and get to know each other), as well as allowing children to experience childhood in all its charms. For that, it was used as theoretical contributions Brito (2003); Oliveira (2001); Piaget (2006); Chiarelli; Barreto (2005), etc.; legislation such as the Federal Constitution of 1988; Law on National Education Guidelines and Bases (LDB, Law n. 9,394/96), Children and Adolescents Statute (ECA, Law n. 8,069/90), etc.; and documents that guide Brazilian education such as BNCC and DC-GO Ampliado, volume I. In the final considerations, the importance of using musicalization in pedagogical practice is emphasized, as it contributes to the learning of children from 0 to 5 years of age, in addition to being an ally of the teacher in the teaching process, as it makes the practice pleasurable, dynamic and meaningful 23 learning and development objectives were also identified in the Expanded DC-GO (Volume I) that mentions the word “music”.
Palavras-chave: Musicalização
Educação Infantil
Aprendizagem
Área do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3044
Data do documento: 16-Nov-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Valdirene TCC891,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.