Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3042
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: GÊNERO, SEXUALIDADE E SUAS RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO INFANTIL
metadata.dc.creator: Silva, Grette Rosa
metadata.dc.contributor.advisor1: Gutemberg, Jaqueline Souza
metadata.dc.contributor.referee1: Ferreira, Thiago Destro Rosa
metadata.dc.contributor.referee2: Costa, Artur Nogueira Santos
metadata.dc.description.resumo: O hodierno artigo aborda questões que sempre estiveram muito presentes na sociedade, entretanto, por muito tempo silenciadas e tidas como verdadeiros tabus. Questionamentos sobre o lugar, o comportamento pré-determinado e esperado e menos privilégios que as mulheres têm em relação aos homens sempre foram assuntos tratados nas cozinhas por mulheres ditas rebeldes ou histéricas, mas jamais sobrecarregadas! Neste sentido, esta pesquisa vem de encontro com essas inquietações e busca responder questões tão atuais como a perpetuação das desigualdades de gênero, trilhando caminhos consolidados com as experiências masculinas e experiências femininas. Irá adentrar na escola, permanente consolidadora das desigualdades de gênero e dialogar com o oculto e mistificado ensino de gênero e sexualidade. Para tal tarefa, iremos conversar com conceitos chaves para que a pesquisa se firme como gênero, representação, imaginário e poder visto que os mesmos são peças fundamentais para que possamos compreender o papel ditado a mulher dentro da sociedade. Realizaremos uma abordagem bibliográfica para tratar o tema, realizando uma pesquisa documental utilizando a compreensão para a construção do conhecimento.
Abstract: The current article addresses issues that have always been very present in society, however, for a long time silenced and considered as true taboos. Questions about the place, the predetermined and expected behavior and less privileges that women have in relation to men have always been subjects dealt with in the kitchens by women said to be rebellious or hysterical, but never overloaded! In this sense, this research meets these concerns and seeks to answer questions as current as the perpetuation of gender inequalities, following consolidated paths with male and female experiences. It will enter the school, permanent consolidator of gender inequalities and dialogue with the hidden and mystified teaching of gender and sexuality. For this task, we will talk with key concepts so that the research is firm as gender, representation, imaginary and power since they are fundamental pieces for us to understand the role dictated to women within society. We will carry out a bibliographic approach to address the subject, carrying out a documentary research using understanding for the construction of knowledge.
Keywords: Gênero
Sexualidade
Educação Infantil
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ORIENTACAO E ACONSELHAMENTO::ORIENTACAO EDUCACIONAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Cristalina
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3042
Issue Date: 25-Oct-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_Grette Rosa Silva.pdf264,84 kBAdobe PDFView/Open
Atade defesa_Grette Rosa Silva.pdf373,49 kBAdobe PDFView/Open
tcae_Grette Rosa Silva.pdf705,96 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.