Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3041
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | NUNCA É TARDE PARA (RE)COMEÇAR: ALFABETIZAÇÃO DIGITAL E INCLUSÃO SOCIAL DE JOVENS E ADULTOS |
metadata.dc.creator: | Lima, Gabrielle Santos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Alvarenga, Elda |
metadata.dc.description.resumo: | A presença das tecnologias na atualidade, traz aos educandos novos desafios. Um deles é alfabetizar jovens e adultos utilizando recursos digitais, ja que no Brasil ainda temos muitas limitações para inserção das tecnologias nas escolas. Desta forma questionamos: como tem sido o processo de alfabetização digital de jovens e adultos que não tiveram acesso a escolarização formal? Como a EJA produz habilidades necessárias para a inclusão digital do seu público alvo? Sendo assim, o objetivo deste trabalho é analisar as tecnologias digitais como princípio na Educação de Jovens e Adultos. Trata-se de uma investigação qualitativa, de cunho exploratório. Quanto aos instrumentos de coleta de dados classifica-se como uma pesquisa bibliográfica acerca da história, fundamentos e parâmetros legais que asseguram a EJA, a inclusão digital e social. Pretendemos contribuir para as discussões que envolvem a alfabetização digital na EJA ressaltando a necessidade de domínios pelos recursos tecnológicos através do docente, do aluno e no ambiente escolar. Um dos principais resultados apontados pela pesquisa é que o uso das TIC’s como princípio didático em sala de aula, principalmente em escolas com poucos recursos e sem um profissional capacitado ou sem conhecimento, é um dos desafios ainda a ser vencido. |
Abstract: | The presence of technologies today brings new challenges to educators. One of them is to teach young people and adults to read and write using digital resources, since in Brazil we still have many limitations for the insertion of technologies in schools. In this way, we ask: how has the digital literacy process been for young people and adults who did not have access to formal schooling? How does EJA produce the skills necessary for the digital inclusion of its target audience? Therefore, the objective of this work is to analyze digital technologies as a principle in Youth and Adult Education. This is a qualitative, exploratory investigation. As for the data collection instruments, it is classified as a bibliographic research about the history, foundations and legal parameters that ensure EJA, digital and social inclusion. We intend to contribute to the discussions that involve digital literacy in EJA, highlighting the need to master technological resources through the teacher, the student and in the school environment. One of the main results pointed out by the research is that the use of ICTs as a teaching principle in the classroom, especially in schools with few resources and without a trained professional or without knowledge, is one of the challenges still to be overcome. |
Keywords: | Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC's). Educação de Jovens e Adultos (EJA). Inclusão digital. Inclusão social |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Instituto Federal Goiano |
metadata.dc.publisher.initials: | IF Goiano |
metadata.dc.publisher.department: | Campus Campos Belos |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3041 |
Issue Date: | 30-Aug-2022 |
Appears in Collections: | Licenciatura em Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Versao Final Artigo RIIF.pdf | Trabalho de conclusao de curso | 1,01 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.