Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3041
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Alvarenga, Elda-
dc.contributor.advisor1Latteshttps://www.escavador.com/sobre/948364/elda-alvarengapt_BR
dc.creatorLima, Gabrielle Santos-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/9634301665955112pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-17T15:02:51Z-
dc.date.available2024-01-01-
dc.date.available2022-11-17T15:02:51Z-
dc.date.issued2022-08-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3041-
dc.description.abstractThe presence of technologies today brings new challenges to educators. One of them is to teach young people and adults to read and write using digital resources, since in Brazil we still have many limitations for the insertion of technologies in schools. In this way, we ask: how has the digital literacy process been for young people and adults who did not have access to formal schooling? How does EJA produce the skills necessary for the digital inclusion of its target audience? Therefore, the objective of this work is to analyze digital technologies as a principle in Youth and Adult Education. This is a qualitative, exploratory investigation. As for the data collection instruments, it is classified as a bibliographic research about the history, foundations and legal parameters that ensure EJA, digital and social inclusion. We intend to contribute to the discussions that involve digital literacy in EJA, highlighting the need to master technological resources through the teacher, the student and in the school environment. One of the main results pointed out by the research is that the use of ICTs as a teaching principle in the classroom, especially in schools with few resources and without a trained professional or without knowledge, is one of the challenges still to be overcome.pt_BR
dc.description.resumoA presença das tecnologias na atualidade, traz aos educandos novos desafios. Um deles é alfabetizar jovens e adultos utilizando recursos digitais, ja que no Brasil ainda temos muitas limitações para inserção das tecnologias nas escolas. Desta forma questionamos: como tem sido o processo de alfabetização digital de jovens e adultos que não tiveram acesso a escolarização formal? Como a EJA produz habilidades necessárias para a inclusão digital do seu público alvo? Sendo assim, o objetivo deste trabalho é analisar as tecnologias digitais como princípio na Educação de Jovens e Adultos. Trata-se de uma investigação qualitativa, de cunho exploratório. Quanto aos instrumentos de coleta de dados classifica-se como uma pesquisa bibliográfica acerca da história, fundamentos e parâmetros legais que asseguram a EJA, a inclusão digital e social. Pretendemos contribuir para as discussões que envolvem a alfabetização digital na EJA ressaltando a necessidade de domínios pelos recursos tecnológicos através do docente, do aluno e no ambiente escolar. Um dos principais resultados apontados pela pesquisa é que o uso das TIC’s como princípio didático em sala de aula, principalmente em escolas com poucos recursos e sem um profissional capacitado ou sem conhecimento, é um dos desafios ainda a ser vencido.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gabrielle Santos Lima (gabrielle.lima@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-10-06T00:18:58Z No. of bitstreams: 2 Gabrielle Lima Artigo Final.docx: 482715 bytes, checksum: 3684c22ef3706ccdb18e21c6de47b15f (MD5) Ata de defesa de trabalho de curso Gabrielle.docx: 116354 bytes, checksum: 3225ee8bddec3082637761f3275b6a5e (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Jocelia Martins de Oliveira (jocelia.martins@ifgoiano.edu.br), reason: Prezado(a) Gabrielle Santos Lima, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes peloseguinte motivo: não conseguimos abrir o arquivo desua submissão, por estar em formato desconhecido e/ou corrompido, o que impedea sua abertura e download. Para sanardúvidas, sugerimos a leitura do tutorial “Como submeter o trabalho no RIIFGoiano”, clicando aqui:  O(s) autor(es) devem revisar a versãofinal do trabalho acadêmico e gerar um único arquivo em formato PDF dessa versão, comas devidas comprovações solicitadas de aprovação contendo, em um único arquivo, aspáginas na seguinte ordem: 1º TCAE, 2ºAta de defesa, 3º restante do trabalho.  O TCAE está disponível na plataforma naaba "Termo de Autorização", podendo ser encontrado no seguintelink:  https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf  Recomendamos que, caso não seja possível coletar assinatura do(a)Professor(a) orientador(a) no mesmo documento, você pode editar em imageme anexar ao TCAE, ou então solicitar ao docente que abra no Sistema SUAP odocumento Intitulado Termo deCiência e Autorização Eletrônico (TCAE), na opção "Termos" e coletarassinaturas eletrônicas. Você tambémpode tirar dúvidas, assistindo a este tutorial, clicando aqui.  Aguardamosa devolução do mesmo com as alterações solicitadas.  Estamosà disposição. Atenciosamente, on 2022-10-06T22:02:13Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Gabrielle Santos Lima (gabrielle.lima@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-11-09T13:24:19Z No. of bitstreams: 2 Gabrielle Lima Artigo Final.docx: 482715 bytes, checksum: 3684c22ef3706ccdb18e21c6de47b15f (MD5) Ata de defesa de trabalho de curso Gabrielle.docx: 116354 bytes, checksum: 3225ee8bddec3082637761f3275b6a5e (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Julio Heber Camargo Silva (julio.heber@ifgoiano.edu.br), reason: Prezada Gabrielle Santos Lima Seu trabalho foi rejeitado para fazer os seguintes ajustes: Os arquivos devem estar em PDF. Ficamos no aguardo de novo envio. Atenciosamente, on 2022-11-10T19:16:14Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Gabrielle Santos Lima (gabrielle.lima@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-11-16T21:48:33Z No. of bitstreams: 1 Versao Final Artigo RIIF.pdf: 1038697 bytes, checksum: 50eee13aad7ca2254ea45edbed6ecfe4 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-17T15:02:37Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Versao Final Artigo RIIF.pdf: 1038697 bytes, checksum: 50eee13aad7ca2254ea45edbed6ecfe4 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-17T15:02:45Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Versao Final Artigo RIIF.pdf: 1038697 bytes, checksum: 50eee13aad7ca2254ea45edbed6ecfe4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-17T15:02:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Versao Final Artigo RIIF.pdf: 1038697 bytes, checksum: 50eee13aad7ca2254ea45edbed6ecfe4 (MD5) Previous issue date: 2022-08-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Campos Belospt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologias da Informação e Comunicação (TIC's). Educação de Jovens e Adultos (EJA). Inclusão digital. Inclusão socialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOSpt_BR
dc.titleNUNCA É TARDE PARA (RE)COMEÇAR: ALFABETIZAÇÃO DIGITAL E INCLUSÃO SOCIAL DE JOVENS E ADULTOSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Versao Final Artigo RIIF.pdfTrabalho de conclusao de curso1,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.